segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

Quem entende de bacalhau?

Para minha tristeza fui encontrar umas postas de bacalhau que tinha guardadas neste estado:


Estão cor-de-rosa!

Fico triste... sou quase incapaz de cometer desperdícios, e isto parece-me um. Além do bacalhau não ser um peixe muito barato, estas postas foram especialmente selecionadas para mim. Teria-as congelado se não fosse pela total falta de espaço ou as teria resguardadas ao ar livre no anexo à cozinha, não fosse saber que o odor que imitem certamente ia incomodar alguém. Então mantive-as no saco, que estava selado a vácuo. Pensei que estavam a salvo. Mas o vácuo não resultou.

Pesquisei na internet mas fiquei sem entender se podem ser consumidas ou são um veneno para a saúde. 
A minha intuição diz-me que vermelho é cor de veneno... e para nas as consumir. Snif!


O que sabem sobre bacalhau?

3 comentários:

  1. Ora, pois! pensei ser os portugueses os melhores conhecedores do bacalhau!Pelo aspecto não aconselho aproveitar. Copio aqui meu comentário, em resposta ao seu deixado lá no meu blog sobre sua impressão do Brasil:
    Oh, que triste saber que tem essa ideia do nosso país, achar que vai chegar aqui e ser assaltada, estrupada, esfaqueada. Que horror! Culpo, em parte, a mídia podre que passa essa ideia, filmes que só procuram mostrar o avesso do avesso, o sub mundo, o mundo do rime. E há tanto de bom para ser mostrado... Uma pena. Também culpo, em parte, alguns brasileiros sem patriotismo (leia-se idiotas), que passam essa ideia do nosso pais mundo a fora. Em São Paulo, a minha cidade natal, que é moderna, evoluída, boas estradas, belíssimo litoral que poucos conhecem porque centram apenas em RJ e Nordeste, para mim é o melhor lugar do mundo e não a trocaria por nenhuma NY que também tem o seu sub mundo e muitos lugares da Europa. Minha filha foi roubada em Lisboa, meu marido perdeu todos os documentos em Londres. Deixarmos de ir lá por isso? Não. Moro atualmente em Belo Horizonte, uma cidade de clima maravilhoso, arborizada, limpa, organizada. É certo que não encontro aqui a mesma receptividade que tenho em SP que, aliás, lá é minha casa, meu berço. Sou grata a Deus por ter dado essa oportunidade de virmos viver aqui em Belo Horizonte, onde prosperamos financeiramente, minhas filhas estudaram em ótimas escolas, meu marido tem um bom trabalho que é reconhecido, pois não há coisa mais triste do que cuspir no prato que nos dá o sustento, embora reconheço que o povo aqui é um tanto fechado para quem vem de fora - é o jeito desconfiado deles, mas é uma questão de aceitar, abrir o coração, pois é aqui que precisamos viver. O Brasil tem um alto índice de violência, mas em determinadas regiões - isso não é uma regra para todo o país. Quanto ao calor não é excessivo ao todo país. Na região Sul, e algumas partes do Sudeste, por exemplo, no inverno faz muito, muito frio. Quem sabe agora com esse novo presidente que, aliás, a mídia vende uma imagem péssima, distorcida e cruel desse governo, não sejamos um dos melhores país para se viver. Enfim, aquele ditado "deita na lama e faz a fama". Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é Helena :) Mesmo que achemos que não, há coisas que nos fazem pensar por estereotipos. Como os portugueses entenderem todos de bacalhau ahah. Mas entende-se a origem destas ideias pré-concebidas. Num certo sentido, a pessoa acha mas não aposta, vai no desconhecido e depois em loco é que tira a sua impressão. Mas para certas coisas temos de funcionar na base do instinto, da impressão. Até provar :)

      Acho que tem razão no que diz. Onde quer que uma pessoa decida viajar, tem sempre receios e procura informar-se. Mas não há lugar no mundo que não tenha os dois lados da moeda.

      Abraço!

      Eliminar

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!