sexta-feira, 3 de novembro de 2017

Receitas anti-depressão


Fui casualmente parar a um site com uma «receita» para transformar a depressão em felicidade. Por curiosidade, espreitei o que dizia.


De todos as 8 maneiras apresentadas para alterar de um estado de espírito depressivo para um de felicidade, o único «ingrediente» que me pareceu ser realmente eficiente é este:




Tradução livre:
Mantenha o seu pensamento no «aqui e agora»
Parte do motivo pelo qual se sente triste e depressivo tem a ver com a quantidade de tempo que fica a pensar em coisas do passado ou o não estar entusiasmado com o que se segue, não perseguir um futuro. Pode contornar estas emoções negativas simplesmente por se concentrar no "aqui e agora". Faz parte do HOJE e deixa tudo o resto para trás. A depressão começa a afastar-se e a energia que precisas para fazer parte da vida regressa. 


Devo dizer que isto é muito parecido àquela antiga expressão "não vale a pena chorar sobre o leite derramado". 

Os provérbios portugueses são em si um livro de auto-ajuda e conhecimento


E está tudo certo.
Imediatamente PAREI de pensar no que aconteceu no passado e me pus no presente. E o presente estava também a planear o futuro. E não é que aquele peso nos ombros foi embora? 

Se isto resultar sempre, vou recorrer a esta simples constatação mais vezes :D 



5 comentários:

  1. Concordo que muitas vezes a depressão acontece porque pensamos no passado. Pensamos nos erros, no que deveríamos ter feito e não fizemos, naqueles que já não estão mais entre nós, etc.

    Por acaso o meu problema é exatamente o oposto: pensar no futuro. Pensar no que vai acontecer e eu não posso impedir, pensar no que deveria acontecer mas nada posso fazer em relação a isso e em ultima análise, pensar no que gostaria de ter (não só a nível material) mas nunca vou conseguir.
    O pensar no futuro levou-me a ataques de panico, crises de ansiedade e sintomas físicos que me fizeram pensar que ia morrer a qualquer momento.

    Tal como não se deve pensar no passado, também pensar no futuro deve ser evitado para não sofrermos por antecipação. Concordo plenamente que devemos aproveitar o aqui e agora porque o passado já foi e o futuro é uma incógnita. Vivamos o presente!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito bem dito!
      VIVAMOS O PRESENTE!!

      :D

      E se vivermos no presente, como um presente, vive-se feliz. Recordo sempre os meus avós. Havia algo naquela geração e naquele tipo de gente criada daquela forma que, em certa forma, ia levando a vida assim. Não sei se foi a miséria - provavelmente foi. Que lhes ensinou "um dia de cada vez". Outra expressão popular que faz todo o sentido.

      Se vivermos o HOJE, e conseguirmos sobreviver até o dia seguinte. Já é um ganho. Tendo saúde, tem de existir felicidade. Sem saúde é que tudo se complica. Então... para quê ficar a perder tempo a sofrer com coisas que não se pode mudar nem remediar?

      Viver o presente parece-me muito bem!

      Eliminar
  2. A melhor receita para a depressão é não tê-la. Sofri uma na década de 70. Naquela altura ninguém falava em depressão, eram doenças dos nervos.
    Fui seguida em psiquiatria e cheguei a ser internada, para fazer uma cura de sono. Contrariamente às depressões de hoje que muitas vezes, se desconhece a razão para elas, a minha tinha raízes bem conhecidas, do médico e minhas. E acabou em 1980, não por causa dos tratamentos, mas porque o Pedro chegou e os meus braços deixaram de estar vazios..
    Abraço e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  3. Nem precisava dizer o motivo, Elvira. Adivinhei-o por lhe conhecer a sua história.
    Sim, "doenças dos nervos", ainda há quem use essa expressão. O meu médico de família ainda a prefere.

    Eu sei quando estou deprimida mas nunca pedi ajuda ou fui diagnosticada. Para quê? Também sei reconhecer nos outros. É quase um segredo... um que está à vista. Faz-me lembrar um cão que se esconde atrás de um móvel e deixa a cauda de fora.

    Hoje em dia adiam-se muitas vontades. A maternidade sendo uma delas. Por isso é natural que as doenças dos nervos surjam até em maior quantidade. as pessoas estão a esquecer-se de viver para continuarem a existir. Acho que essa é a principal causa deste flagelo.

    Um abraço e boa semana! :D

    ResponderEliminar
  4. Manter-se ocupada e atividades ao al livre ajudam. A mim ajuda ir pedalar :)

    ResponderEliminar

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!