quarta-feira, 19 de julho de 2017

Coisas que me causam impressão - 01


Cada vez que estou a lavar as mãos num WC público e vejo pelo espelho pessoas a entrarem umas atrás das outras diretas para os cubículos, por vezes murmuro: «porcas».

O que é que me causa impressão? - Não lavarem as mãos ANTES de tocarem e usufruirem das instalações sanitárias!!


Isto irrita-me.
As pessoas julgam-se limpas mas são porcas.
Trabalho num local movimentado e nunca que vi alguém entrar no WC e lavar as mãos antes de usar a sanita.

De que adianta lavar as mãos à saída?
Por acaso sujaram-nas com mijo?
Usaram-nas para se limparem atrás??


Entram com as mãos sujas, tocam numa porta e numa maçaneta de WC com essas mãos, puxam o rolo de papel higiénico com essas mãos já cheias de micróbios e depois, com esse papel contaminado, limpam-se nas partes íntimas.

A seguir, lavam as mãos...

Para quê??
Já espalharam os micróbios onde não deviam!




PS: Isto ainda vai ser um blogue à parte. Aguardem. Ass. Groselha

8 comentários:

  1. É tão importante antes como depois.
    Não vejo “antes” excepto eu – sempre!!! – Também já tenho visto o não lavarem as mãos depois!
    : ((

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Catarina, então está como eu: nunca vi o «antes». É enervante. Enquanto lavas tu as mãos vês dois, três, cinco mulheres a entrar diretas para os cubículos.

      E quando acabas de as lavar e ao invés de saires, entras? Quem vem atrás sempre olha para ti com surpresa. Não esperava que o percurso fosse esse...

      Por vezes não faço o «depois». Foi algo que surgiu naturalmente devido à pressa... Quando estou no horário de trabalho, quero dizer.

      Mas também sempre tive outro hábito: não toco em nada. Só no papel higiénico e é com este que abro e fecho as portas do cubículo.

      Quando as torneiras não são automáticas tenho truques ehehe. E guardo sempre um pouco de água na palma da mão para lavar caso tenha de fechar a torneira com a outra. Ou se der, uso o cotovelo.

      Ahah. Parece uma paranóia mas não é. São hábitos. Sempre os tive e nem penso neles, são automáticos.

      Eliminar
  2. Também nunca vi o antes. É por isso que odeio casas de banho públicas, estão sempre sujas e contaminadas.
    Beijinhos,
    Cherry
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  3. Faço exatamente a mesma coisa. Hei de arranjar uma maneira de abrir e fechar portas sem tocar com as mãos “desprotegidas”. No ginásio uso luvas de meio dedo e desinfeto o equipamento antes e depois de o usar; aliás há mesmo um aviso a informar que façamos precisamente isso. Mas há muitos homens que não o fazem, e como eles transpiram!!!
    Tenho sempre uma embalagem de jel desinfectante no carro e um pequeno na mala. Quando chego a casa a primeira coisa que faço e todos fazemos é lavar as mãos. Quando vou a casa de alguém; quando entro num restaurane. Sempre. Não é paranóia. É uma questão de higiéne para nos protegermos, a nós e às pessoas com quem convivemos de perto.
    O que leio sobre, por exemplo, o gelo que põem nos copos (nos bares e/ou restaurantes), ou nas rodelas de limão é muito preocupante!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acho que exagero na desinfecção também é algo mau. Torna as pessoas mais vulneráveis aos malefícios dos micróbios- segundo li num «estudo». Mas no caso julgo que é bom senso. Eu sinto quando tenho as mãos sujas ou empoeiradas. E não me sinto bem em pegar em talheres para começar a refeição se as sinto assim. Geralmente quando toco em metal - as chaves, a porta do elevador... sinto o odor do metal nas mãos.

      Sempre que posso uso... os pés ;) Passo a explicar: sempre usei ambos os membros superiores como inferiores para pequenas coisas. Uma porta de WC pública quase sempre fica aberta mas se ficar só um bocado, a biqueira do sapato faz o resto sem qualquer esforço. A porta abre e a mesma biqueira empurra para fechar. Entretanto as mãos pegam na ponta mais interior do papel higiénico e puxam ainda mais - porque há pessoas que deixam o papel tocar no chão e no final enrolam-no novamente e por isso o primeiro pedaço de papel arranco sempre e deito fora. Ou com ele, pego na maçaneta e giro o trinco.

      Contacto com superfícies e a pele é que nunca.

      Mas não é paranoia. Simplesmente é. De vez em quando até consigo ficar com as mãos sujas - quando não há alternativa. Ainda noutro dia fui apanhar paus no jardim... «deu-me» e tive de usar as mãos. Mas sabendo-as sujas, a seguir não vou coçar a testa, o comer uma sandes, etc, etc. Aliás, nesse dia entrei num WC público, lavei as mãos e segui caminho Kkkk.

      Também já li sobre o gelo. Onde trabalho a máquina do gelo é limpa toda a semana. Eles levam a sério todo o tipo de contaminação e é feita uma limpeza que se quer minuciosa todos os dias. Agora... os empregados mais preguiçosos ou desmotivados - sejam gerentes ou não - costumam ser mais relapsos e não ligam muito à qualidade da limpeza.

      A fruta é cortada no dia com faca e tábua própria. Tudo para reduzir contaminações. Existem recepientes próprios para tudo e fornos e microondas específicos. Tive um cliente que pediu para lhe fazerem a refeição num forno onde não cozinhassem carne ou peixe. E assim foi feito.

      Quando era criança a primeira coisa que me diziam para fazer ao chegar a casa vinda da rua era "VAI LAVAR AS MÃOS". E ainda hoje é assim. :) Posso descalçar-me primeiro, alterar a ordem de lavagem de mão com ida ao WC, mas até em casa, que partilho com outras pessoas, continuo a usar o papel higiénico para tocar nas superfícies :))

      Eliminar
  4. Mas podem estar com as mãos limpas quando chegam à casa de banho...já me aconteceu ir lá só para lavar as mãos porque depois ia comer, sem precisar de utilizar a casa de banho, mas também me aconteceu ir até a um centro comercial para ir ao cinema, vinda de casa e com as mãos limpas, aí não as vou lavar primeiro, só depois. Entretanto em alguns centros comerciais por cá apareceram divisórias que escondem a entrada e tornam prescindíveis as portas e já não há problema em tocar na porta para se sair...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podem. Eu por vezes já entro com elas limpas, para economizar tempo e regressar ao trabalho mais rápido. Mas não é decerto o caso de todas. Principalmente no local onde me encontro a trabalhar. É simplesmente falta de hábito.

      Como é essa da porta??

      Eliminar
  5. Têm uma parede que é preciso contornar e que impede o acesso visual e assim já não é precisa porta para aceder ao espaço onde estão as casas de banho individuais, estas têm porta :)

    ResponderEliminar

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!