sábado, 11 de outubro de 2014

Rico Filho - a mensagem no facebook

Minha mãe não me criou para ser rica. Ao contrário de uma ou outra mãe que conheci, não me educou para procurar um rapaz "bem de vida" e só demonstrar interesse por rapazes oriundos de famílias de posses com carteiras recheadas.  MAS... passou a vida toda a dizer coisas como:

«Só tu é que não consegues nada!»  - referindo-se ao "bom partido" que uma colega arranjou
«Só tu é que não consegues nada!» - referindo-se ao "bom" emprego de uma ex conhecida qualquer
«Só tu é que ficas para tia!» - referindo-se ao casamento de alguém
«Olha para ti, andas sempre toda enxovalhada!» - constantes críticas à minha aparência

E quando era menor, era frequente escutar:
«Pensas que o dinheiro cai do céu!» - mesmo quando não falava de nada
«A filha da vizinha fez, só tu é que não fazes nada» - referindo-se a qualquer merdinha que fosse
«Precisas? Vai comprar! Trabalha para teres dinheiro!» - diante da possibilidade de qualquer necessidade, mesmo as básicas e as mínimas escolares
«A vizinha "veio-me" contar que a filha ajudou-a a limpar a casa, limpou o pó ao quarto, à sala... só tu é que não fazes nada!» - rebaixando-me constantemente nas comparações com qualquer pessoa, principalmente quando injustas

E existiria mais para contar. Contudo, tudo isto serve apenas para o que vem a seguir. Minha mãe postou uma imagem com uma mensagem no seu facebook. Ao ver do que se tratava não pude deixar de expressar um som nasal, como que a tomar percepção do quanto nas redes sociais as pessoas partilham um IDEAL, mas têm toda a dificuldade do mundo em colocá-lo em prática. 


Se existiu algo a que posso atribuir grande parte da responsabilidade à educação dada por meus pais, é exatamente esta. Souberam sempre me educar de forma a colocar o IN que antecede a palavra «felicidade».



4 comentários:

  1. Respostas
    1. Eles são. Pelo menos frustrados. E quando se vive muito próximo de pessoas que despejam em ti essa energia, se cresce nela, isso te rouba de muitos momentos tranquilos e te impõe outros. A balança anda muito desequilibrada ultimamente.

      Eliminar
  2. Mostrar o ideal no facebook (e perante a sociedade, no geral) é sempre mais fácil do que concretizá-la.
    Infelizmente a minha mãe também soube bem colocar o In na felicidade, tive a sorte de ter um pai com algum bom senso e uma avó a servir de mãe para poder crescer com algumas noções de como "deveria ser".
    Mas as coisas marcam-nos sempre de uma forma ou de outra e há coisas que ficam demasiado entranhadas para que consigamos expulsá-las mesmo que até saibamos que a nossa mãe não tinha razão... As palavras de uma mãe ficam connosco quer queiramos quer não mas temos sempre que tentar tirar esses pensamentos da nossa cabeça, principalmente quando o que acontece na nossa vida parece vir confirmar aquilo que nos era dito tantas vezes...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Chama-se a isso sabotagem. Por isso é que acontece ou parece ou teme-se que aconteça na nossa vida aquilo que se cresceu a escutar que ia acontecer.

      Começo a achar que quem tem razão são todas essas pessoas de "várias caras", que se "adaptam" aos ambientes e mudam como camaleões se ajustando ao local onde estão e mudando a sua essência, por vezes a natureza, ocultando-a. Ando em reflexão sobre este tema.

      Eliminar

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!