quinta-feira, 21 de agosto de 2014

O que mais me incomoda no mundo é a injustiça

O que mais me entristeceu no dia de hoje foi ter ido para o trabalho bem disposta, feliz e contente. Até comecei a função a cantarolar baixinho. Mas depois perdi tudo isso.

Durante o trabalho escuto uma acusação muito injusta, que me mostrou que nestes meses todos de dedicação e entrega às tarefas ninguém prestou atenção à minha ética profissional. Se há uma coisa que eu sou incapaz de fazer é estender os momentos de intervalo ou a hora de almoço para além do tempo estipulado. E foi essa a acusação que me foi dirigida. Senti tanto que o estômago embrulhou e não fui capaz de comer nada. E a alegria deu lugar à decepção. O empenho lugar à quase vontade de não fazer nada bem feito, porque não merecem.

Comigo é quase patalógico, isso de cumprir a hora. Não sou muito obcecada nem rigorosa, simplesmente cumpridora. Há hora marcada é para entrar, para fazer intervalo, para almoçar e regressar. Não sou daquelas pessoas que chega ao local de trabalho uma hora antes do necessário. Posso até chegar apenas 15 minutos antes, cinco que seja, mas começo sempre a trabalhar a horas e normalmente sou das primeiras, senão a primeira a começar. Nunca me atrasei, nunca falhei. Mas se tal acontecesse não veria nisso um grave problema. Não gosto, mas sei que são coisas que podem acontecer, por imprevistos.

Também faço o género de trabalhador que aproveita as pausas do calendário para ir ao WC e não tira tempo da função para esse propósito. A menos que seja aquela altura do mês em que se torna absolutamente necessário. E mesmo assim já tive alturas em que fui mais dedicada ao trabalho do que devia. Por vezes também dispenso o intervalo e continuo a trabalhar e nesse aspecto já me prejudiquei muito no passado, onde inclusive cheguei a deixar de almoçar.

Não sou mártir, não quero ser mais que os outros. Mas também não sou aproveitadora nem aproveito toda e qualquer chance para fingir ou fugir ao trabalho. E isso, constatei hoje, é a pior coisa que me podem acusar.

A injustiça, é, sem dúvida, a coisa que mais me revolta no mundo. E quando sinto que a injustiça é gigante, seja praticada comigo ou com outros, a sensação é sempre idêntica à que senti hoje.


5 comentários:

  1. Tal como a ti, a injustiça é a coisa que mais me revolta no mundo. E já senti na pele, várias vezes, a injustiça... Infelizmente nem sempre podemos reagir, pelo que resta-nos continuar a ser e a agir como sempre fomos e agimos. E esperar - desejar - que o tempo se encarregue de pôr as coisas nos seus lugares...

    ResponderEliminar
  2. eu também sou como tu gosto de cumprir para não haver comentários mas pelos vistos há sempre, é realmente triste!

    ResponderEliminar
  3. Não permitas que as pessoas sejam injustas para ti...NUNCA!

    ResponderEliminar
  4. Assino por baixo. Tenho verdadeiro horror às injustiças dos mais variados tipos.

    ResponderEliminar

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!