sábado, 30 de agosto de 2014

Uma pós-graduação vinha a calhar mas sai caro!

Estou mesmo por fora dos actuais preços para se ser estudante. Aliciada pela possibilidade de melhorar os meus conhecimentos na área em que me formei, fui investigar uma pós-graduação. Confesso ter ficado muito atraída pela mesma, mas nada é como antigamente. O meu queixo caiu e a língua pendeu para fora quando li que a propina era de 6.000€! Por um curso que nem um ano de duração tem.

De facto os pais de hoje em dia têm de lançar muito dinheiro à correnteza! No meu tempo o estudo era gratuito. Incorporava despesas, claro, gastava-se dinheiro em material escolar, pagava-se pela inscrição logo no início do ano, comprava-se o selo fiscal para tornar tudo oficial e existiam propinas, mas eram valores irrisórios. Licenciei-me seguindo o percurso público e dispensando os custos do privado. Fiz as provas de acesso ao ensino superior e o resultado ditou a ingressão no ensino superior. Agora para esta pós-graduação é preciso enviar um CV e prestar provas online no momento (nem existia "online" quando comecei a estudar, pois computadores pouca gente os tinha). Por fim, se selecionado, o aluno tem de pagar os tais 6000€, de uma vez só ou às prestações.

Xiça! Gostaria de frequentar o curso. Sei que ia sentir-me deslocada porque já passei da "idade" da maioria dos estudantes. Seria eu "aquela colega com mais idade" que todos nós tivemos na sala de aula. Mas sentiria-me desactualizada, fora da realidade estudantil. Ainda assim ia gostar, porque o curso faculta abordagens de que sinto falta, que surgiram com os novos media. Mas prestar provas e pagar 6000€ deixou-me tonta e com vertigens.

Perco a oportunidade sabendo que não existirão outras ou avanço já que não há nada a perder (só 6000€)?

H E L P
PS: não me sinto com ânimo para provas e o curso é de horário laboral, mesmo indicado para pessoas que acabaram de se licenciar, que ainda não têm ocupação fixa ou um emprego ao qual "virar as costas". No entanto o meu contrato é temporário e em um ano ou menos, vão "virar as costas". What to do?

1 comentário:

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!