quinta-feira, 19 de março de 2009

Ruídos portáteis

O espaço público já não é o mesmo desde que inventaram aparelhos portáteis. Eram walkmans, agora são Mp3s, Mp4s, telemóveis com gps e blue tooth, leitores de cds, leitores de dvds... tudo portátil, que cabe num bolso. E tudo a fazer ruído.

Isto estaria tudo muito bem se cada pessoa que decide sair para a rua a usufruir destas comodidades modernas, o fizesse mantendo-as para si. Mas não é o que se verifica. Nos transportes públicos e áreas comuns, é vê-los e, infelismente, ouvi-los. Dizem que escutam música e, como é para usufruto particular e ainda por cima estão de ouvidos tapados, ninguém os oportuna. Conveniente pretexto para se ocultar.


Acontece que raramente aparece alguém com estas "tecnologias" que a saiba usar de modo a ser o único ouvinte. Quase todos têm o volume da música tão alto, que jorra ruídos para fora dos phones, invadem o espaço circundante e incomodam. Para cada cabeça com os ouvidos entupidos com ruídos, aqueles que nada têm são forçados a aguentar não um, mas vários. Brotam de todo o lado. Um, dois, três, quatro, cinco... seis pessoas ao teu redor estão a "escutar" música. E a obrigarem-te também a escutar. Mas o que escutas é música? Não! São ruídos!





Ao menos os automóveis que andam com a música alta e vidros para baixo têm a grande vantagem de assumirem o que estão a fazer. E não só: goste-se ou não, é meramente uma questão de gosto pessoal mas, o que sai projectado para o ambiente é música. Não são ruídos. Outra vantagem da música de automóvel, é que é passageira. É como um perfume que passa e evapora. É só um cheirinho e segue com o vento.


O mesmo não acontece com os "portáteis" e particulares instrumentos de tortura alheia. Deviam ser proibidos em áreas comuns. Não? Acham que é exagero? Experimentem primeiro para ver como é... ou então devia existir o bom senso de escutar música sim, mas num volume baixo. Não só demonstra respeito e civilidade, como bom senso. Ou chegarão todos à terceira idade bastante surdos!


Hoje o meu dia foi assim. Dois ou três indivíduos com música portátil nos ouvidos grudaram em mim e me submeteram à tortura de ter de aguentar ruídos estridentes e batitas de construções de obras de construção civil. Mas o pior até foi quando uma miúda sentada ao meu lado na camioneta, começa a ver um filme em dvd! Colocou phones? Não! Som ao vivo! Uma série de ruídos e depois, para rejubilo, sons de violino, que terminaram numa opereta russa qualquer. Boa!


É tão bom levar com o barulho dos outros! :(

1 comentário:

  1. Ontem «vinguei-me» de um deles. Ia no autocarro e assim que sento num lugar, a rapariga ao meu lado põe música a tocar. O que fiz? Tirei uma tesourinha de unhas e fingi estar a usá-la para a minha higiene. Foi bom vê-la a virar a cabeça.

    Que bom é incomodar os outros, e não ser sempre aquele que é incomodado!

    Também estou a pensar em andar com um teclado electrónico portátil, para tocar música nos transportes públicos. Que tal? Depois todos terão de gramar os meus dotes musicais!

    ResponderEliminar

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!