terça-feira, 22 de agosto de 2023

Pessoas com deficiencia

 Em dias de sol subitamente surgem pelas ruas um maior numero de pessoas com deficiencias que os torna dependentes de terceiros. Desde crianças em carrinhos de bebé empurrados por membros da família a adolescentes e adultos acompanhados de cuidadores.

Esses cuidadores, aqui ma zona, quase sempre sao emigrantes vindos de africa. É um traço comum, não sei a razão. 

Vêm-se muitos. Subitamente, com a presença do sol e do bom tempo, vejo-os em maior numero pelas ruas e começo a reflectir sobre como é suas vidas quando nâo está sol. Percebo que o número de pessoas com atraso cognitivo é bem significativo - ao contrário da impressão que o dia-a-dia pode causar.

Como não saem muito de suas casas, não os vemos. E como não os vemos, achamos que não são muitos. Mas são. Inclusive crianças o que significa que ainda continuam a nascer bebés com problemas de formação.

Deve ser uma realidade muito intensa que muda a perspectiva de tudo. Confesso que sempre temi um pouco ao imaginar que podia acontecer a um filho meu. Como ia eu agir? Acho que, se ja tivesse tido um filho saudavel, conseguiria lidar melhor. Mas se nao tivesse, acho que precisaria de passar por essa experiencia, igual a da maioroa dos pais e, tal como muitos que tem filhos com problemas, acabaria por providenciar outro, receando mas esperando que este nascesse totalmente saudavel.

Quando me imaginei mãe, um ser saudável sempre foi o que me surgia no pensamento como desejo. Desde que viesse saudável, o resto se arranjaria. Do resto me encarregava eu.

A pesar de ter crescido com algum contacto com pessoas com deficiencia fisica, e, por consequencia, por vezes avistar e partilhar espaços com pessoas em cadeiras de rodas tetrapelegicas e com deficiencia cognitiva, não sei quem eu seria se essa fosse a minha realidade. Se tivesse de cuidar de alguém nessas condiçôes ou se subitamente algo limitativo acontecesse a mim ou a um dos meus.

Reapeito quem vive esaa realidade.

Não sei como eu lidaria com ela.

Acho que ninguém sabe, até lhe acontecer.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!