quarta-feira, 1 de junho de 2022

O Covid foi uma coisa boa

 Há males que vem para bem?

Por vezes pressupomos que algo negativo como o  virus do Covid so pode trazer desgraças.

Mas agora que o pior "se foi" - pelo menos a ameaça de mortalidade, ficamos com maior consciência para as coisas más com que vivíamos para as quais estávamos a dar pouca importância.

A começar pelo preço em excesso de certos serviços. As companhias areas retornaram a cobrar uma elevada taxa pela alteração da data de um voo. Durante o Covid cobravam apenas a diferença da passagem. Afinal, para que mesmo cobram uma taxa extra se todo o procedimento tem custo zero e e feito com a velocidade de um click de botão?

Também descobrimos o que e olhar para o céu noturno e ver so estrelas. Estranhamos quando o ruido dos potentes motores dos aviões de passageiros voltaram a roncar no ar. Tao sonoros, Tao percetíveis!

Gostamos de voltar a ver a vida selvagem retornar a lugares de onde sumiu devido a poluição Humana. 

Percebemos que os valores cobrados para renda de casa podiam ser bem menores.

Certos produtos não essenciais nas prateleiras das lojas ficaram a preços melhores que saldo. Descobrimos que possuir papel higiénico, ovos e leite e ser Rico.

E por alguma razão que ainda não entendo e com a qual não concordo, o governo decidiu dar DINHEIRO a quem ficou impedido de trabalhar, assim como deu milhares a empresas.

Agora tudo isso se foi. E voltamos a viver na sociedade excessivamente capitalista da qual nos abstraímos por uns instantes. 

Não. Não foi a ajuda ao próximo ou a solidariedade que o Covid ensinou. Muitas pessoas se mostraram terroristas, malévolas, mal intencionadas. Sem nada com que se ocupar passavam cada minuto a maldizer outros e a conspirar contra alguém. Batiam-se no supermercados por um rolo de papel higiénico, roubavam de outros e rebeliaram-se sobre o uso de mascara facial. Ninguém apanhava artigos descartados por outros, com medo que estivessem contaminados. 

Isso passou e o pior desta vida volta a estar por cima. Os preços de aluguer de quartos na minha zona disparou novamente para o absurdo. Sofri um aumento de 55%, enquanto outros na casa apenas 5%. 

Nunca imaginei assim, pensei que a decisão seria aumentar a renda 25% para todos e assim cada qual pagava a justa parcela. 

Foi a primeira I justiça. A pesar do contrato de arrendamento claramente especificar que esse aumento nunca poderia ser mais que 72 cêntimos por dia. 

Nao quiseram saber. Nao justificaram a discrepancia. E assim e pronto. Ou aceitas ou vais para outro lado - sendo que por todo o lado estao a cobrar o mesmo ou ainda mais.

650 libras por mes por um quarto mediano sem poucas regalias- e o dobro do que seria justo. 

Mas o aeroporto, que fica perto, voltou a funcionar integralmente. E querem tirar todo o proveito dessa situação. Impondo preços altíssimos a quem trabalha na zona que, por acaso, continua a ganhar o mesmo ou ainda menos que antes do Covid. 

Estão as formiguinhas a trabalhar para sustentar as cigarras. O preço de tudo aumenta substancialmente. Mas não os ordenados. Os impostos subiram.

Sabem aquele dinheiro que o governo "deu" a alguns que, provavelmente não precisavam?

Vamos ser nos, agora, a repor cada cêntimo dessa fortuna. 





2 comentários:

  1. Há sempre aproveitadores a quere ganhar num mês ou dois o dinheiro que perderam em dois anos com o Covid.
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar
  2. O custo de vida em Londres é realmente brutal.
    Sinto isso com as minhas filhas.

    ResponderEliminar

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!