sábado, 9 de outubro de 2021

Another age choque

 Outro colega sentiu-se muito surpreendido quando mencionei que fiz uma pos graduação quando estava na casa dos 30.

Mais uma vez, quando revelo que nao estou nos 20 esse facto parece surpreender.

Nao sei se e um elogio se é uma maldição. Porque nao vai demorar nada nada para que os sinais dos 50 apareçam. Já tenho o cabelo a ficar fino,  a perder a luminosidade castanha-mel a olhos vistos e um ou outro branco a aparecer.

Quem esta na casa dos 20 tem toda a pujança das jovens células que ainda não produziram vida em demasia. Por isso jamais poderei "competir" com alguem de 20. Ainda que por alguma ilusão óptica assim pareça. (Nao sei como). A serio... nao sei como. Aos 20 tem-se uma pele e um rosto quase de menina! Onde o meu já vai...

Talvez por isso ele esperasse outra atitude de minha parte,  uma que espelhasse os modos modernos de alguem da geração dele. Pareco estar nos 20. As vezes dizem-me no inicio dos 30. Mas pelos vistos nunca nos 40. Onde pertenço por mais uns anos. Ou, neste país, por mais uma década. 😉


Ao mesmo tempo, quando percebi os primeiros sinais de idade a aparecer entendi de imediato porque a Gordzilla me desprezava. Era inveja. Ela era a unica que sabia a minha idade porque o senhorio anconfidenciou. Ela esperava encontrar alguém em pior estado que ela. Ao inves disso apareceu-lhe alguem diferente, que gostava de ficar ao relento, fazer jardinagem e se exercitar no jardim com movimentos de ginasta Eu era quatro anos mais velha que ela no entanto nao pintava os cabelos e o meu corpo mantinha a mobilidade. Eu lhe parecia tao jovem quanto os jovens italianos de 20 com quem ela se cercava. 

Dai ter-me infernizado a vida ao ponto de nao permitir que alguem naquela casa pudesse chegar a me conhecer e gostar de mim. Desdém por nao ter recebido igual graça. 

Então  cada vez que alguém entrava para a casa ela enchia as suas cabeças de historias inventadas que reflectiam muito mais o seu caracter que o meu. 

Desde que desapareci das suas vistas, sou percebida como uma pessoa simpática. Nunca mais recebi o desdém ou fui tratada de uma maneira seca pela frente e odiosa por trás.

Parte do que me faz parecer mais jovem nao e so a aparência. é muito a personalidade. Ao menos foi o que este colega me disse e percebi que assim era. Mais uma vez, existe uma linha que divide onde começa e acaba o elogio. Só eu tenho conhecimento dela.

Percebi que tenho de aceitar esta percepção que ganham de mim e ficar de bem com ela. Não preciso de clarificar as pessoas. A idade afinal, nao nos define totalmente. Apenas nos torna mais ou menos conscientes da provavel altura da nossa mortalidade.

Agora resta-me esperar para ver se, ao tpmatem conhecimento dessa idade, acabam por se afastar, desinteressados em manter uma amizade que nao passará disso.

1 comentário:

  1. É bom ser assim. Especialmente depois de tudo o que passou na outra casa.
    Abraço, saúde e bom domingo

    ResponderEliminar

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!