terça-feira, 6 de novembro de 2018

Já tinha esquecido...


... o quanto estar a responder a anúncios de emprego é extenuante e, dispendioso.


Preciso fazer-vos uma descrição DETALHADA do que é preencher um formulário de emprego.
Para começar, tudo é feito online. Agora o que te forçam a escrever... é tortura!


Até o nome completo da minha mãe tive de lhes dar. Estava lá, "campo obrigatório". Querem sempre saber o que andaste a fazer nos últimos cinco anos. Todas as moradas onde moraste, os empregos que tiveste desde o dia de entrada ao da saída, motivos para sair, descrição das funções e mais "alguma" coisa que distinga dos demais.

São formulários extensos e penosos, pelo menos duas horas para serem preenchidos. Estive para deixar aqui um step-by-step, mas já tinha "perdido" demasiado tempo no preenchimento. Agora chegou a fase de ir à entrevista. O processo continua burocrático e dispendioso. Pedem-te documentação, fotografias (sim, de passe, lol) e até a cópia da aplicação que submeteste online. Imagine se eles se vão dar ao trabalho de imprimir eles mesmos. Ou Deus permita, consultem tudo online, num laptop ou tablet. 

Não! Traz não uma, mas duas cópias dessa aplicacação online, que foi tão extensa que são bem capazes de corresponder a 20 folhas. Traz em duplicado. Então vá lá... imprime 40 folhas, PAGA por elas, vai tirar duas fotografias tipo-passe e PAGA por elas, traz-me o teu extrato bancário, prova de morada, comprovatido de permissão para trabalhar no Reino Unido, número de trabalhador, cartão de identidade...


É sério quando digo isto: só não te pedem uma gota do teu sangue porque ainda não arranjaram um pretexto legal para o fazer. Acredito que será muito provável que no futuro nos imponham tantos atentados à liberdade e à identidade pessoal quanto esta. Sermos forçados a dar sangue para nos extrairem a condição física, o potencial de trabalhador, o ADN!

O chato é que descobri também o quanto é difícil obter emprego. Muito mesmo. Esta conversa fica para outro post, mas o mundo está mesmo todo "fornicado". Tudo aparenta ser o que realmente está longe de ser. As melhores ofertas actualmente são para contratos para Janeiro ou mesmo Abril. Entendem? O que aparecer agora são migalhas, atiradas aos pobres. Uns poucos serão escolhidos entre os demais para trabalharem que nem cães a troco de migalhas e a sujeitarem-se a qualquer tipo de horário "flexível", sem contrato fixo e a poder ser demitido assim que te tornares dispensável - o que será daqui a um mês.

E tudo isto - a candidatura, a documentação e o dinheiro gasto - só te garante que vais a uma entrevista. Não te garante emprego. 




3 comentários:

  1. Bom dia, no Reino Unido é difícil começar a trabalhar, mas, depois de conseguir o primeiro trabalho com tudo legalizado, torna-se mais fácil, seguir até encontrar melhor, é assim em todo o lado, por vezes quando mais exigente é a escolha, pior escolhem.
    Continuação de feliz semana,
    AG

    ResponderEliminar
  2. Andei por aqui a atualizar leituras. Muito boa a ideia dos produtos mais baratos. E a caneta é gira e se escreve bem, beleza. Chato o problema do senhorio , corta a privacidade dos inquilinos.
    Mas pior do que tudo, é estar à procura de trabalho pois isso quer dizer que está desempregada. Espero que consiga o emprego.
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. A burocracia é cada vez mais estúpida e inútil.

    ResponderEliminar

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!