sábado, 2 de janeiro de 2010

Pessimismo à Portuguesa

Tenho reparado que os portugueses estão cada vez mais pessimistas. Queixam-se de tudo, estão sempre mal, dormem mal, têm dores de cabeça, estômago, costas, etc... falta-lhes dinheiro e saúde mas andam todos de automóvel próprio e comem que nem uns selvagens. Quem não passou o Natal ou a passagem de ano com mesa farta, com o tradicional bacalhau, cabrito assado, e demais iguarias, que vão do marisco aos doces? Alguns certamente, mas muitos mais tiveram estas iguarias à mesa. Mas se lhes perguntarem como a vida lhes corre, ai Jesus! Está tudo mal!
.
Começo a querer me distanciar desta "herança" portuguesa. Estará sempre nos meus genes, este "fado do queixume" mas, no geral, sei estar grata pelo que tenho e gosto de guardar um pouco dos meus males para mim mesma. Quero estar feliz! Tenho de acreditar que vou começar o ano com coisas boas e, para isso, andar todos os dias a contar a terceiros o quanto estou cansada, o quanto me sinto mal, estranha e esquisita, o quanto me custou acordar, quantas horas durmo, ou como durmo, não me parece que me vá levar lá!
.
Ultimamente, todos à minha volta andam com estas coisas. Uma anda deprimida, só sabe falar dos comprimidos que toma, dos tratamentos que faz, do batimento cardíaco, da pressão sanguínea... viro as costas, afasto-me, estou em casa, recebo uma visita e esta fala-me do mesmo: não está bem, tem batimentos cardíacos, sente-se mal, dores de estômago, não sabe se pode comer o que lhe ofereço... irra! A impressão com que fico é que ninguém tem mais nada para dizer da vida. Interagimos uns com os outros com este pretexto, e pronto.
.


Estava a conversar com uma pessoa brasileira, que me pergunta, num dia em que tinha ficado aborrecida e tinha cortado a mão, se estava bem. Disse-lhe que, por acaso naquele dia não estava grande coisa.
.
-Mas porquê? Tem alguma coisa? Não dorme bem?
.
Fiquei assim como que surpresa com o seu espanto. Qualquer outra pessoa que me rodeia teria abanado a cabeça em compreensão e aproveitado para "despejar" também os males que a afligem. Talvez até desencadeasse uma espécie de "concurso", para ver quem é que estava pior.
.
Toda a gente que conheço diz que não dorme bem. É um facto adquirido. Não é relevante perguntar... já se sabe que não! E eu sei que é verdade. Também faço parte do grupo que sabe (mas não anda aí a dizer) que não tem bons hábitos de repouso.
.A
A pessoa em questão acrescentou de imediato que dorme muuuito bem. Disse-o com uma convicção de causar inveja. Como quem tira desse simples acto toda a satisfação que este lhe pode proporcionar. Temos de aprender a ser assim! Eu gosto de sentir prazer em pequenas coisas. Dormir devia ser uma delas. Acordar devia proporcionar-me a mesma sensação de felicidade que gerava em pequena. Porquê aceitar e sabotar este ritual? Para quê insistir em ficar acordado se nos semtimos cansados? Para quê contrariar o corpo e reduzir as horas de sono? Para quê ficar a comer até ir deitar, porquê o mau colchão que nunca proporciona um bom descanso, para quê facilitar a agitação e os pesadelos aflitivos?

.
Tratei logo de descansá-la. Aquilo ia passar! Não quero ser uma pessoa que todos os dias fala das suas mazelas. Estou longe da terceira idade! Tanto que os jovens criticam os mais idosos por só saberem falar das suas doenças e tratamentos, mas estão precocemente a agir de igual forma.

.

Existe muito queixume neste sangue português, mas não tem de ser assim. Temos de fazer para que não seja. Prefiro ser uma optimista sem muita razão (como previu o meu horóscopo) do que ter um espírito derrotista alimentado por uma sociedade precocemente deprimida. Somos um povo demasiado interessante e com muito potencial para nos deixarmos afundar nesta armadilha. E estamos a afundar! Quando o sol está a nascer e nós a acordar, devemos cumprimentá-lo com um sorriso... e não queixumes!
.

Dinâmica! Falta-nos isto. Temos de parar de adoptar um espírito derrotista e começar a fazer algo para mudar o que está mal.

.Ao levantar da cama, ao invés de colocar as mãos nas costas e mencionar o quanto estas lhe dóiem, que tal sorrir e sentir felicidade por mais um dia? Você está vivo, alegre-se! Tem tempo para se lamentar depois de morto....

.
Reflicta na seguinte Filosofia do Optimismo e avalie se não é preferível...


1- Hoje é o dia mais importante da tua vida. Não o sobrecarregues com lembranças dolorosas do ontem, nem com temores cobardes do amanhã. Vive o dia de hoje com entusiasmo e harmonia.
:)
2- Constrói tu mesmo a tua vida. Não permitas que opiniões e erros alheios te conduzam ao fracasso.
:)
3- Irradia amor, carinho e simpatia. Não guardes os teus tesouros espirituais, pois, quanto mais alegria e amor espalhares, mais feliz serás.
:)
4- Não esperes pelos outros. A tua grande fonte de energia está em ti mesmo, se souberes utilizá-la verás o quanto és forte.
:)
5- Sê pontual, sincero e exigente contigo mesmo. Quem não disciplina, desperdiça tesouros de energia física e mental, acabando por destruir-se, lembra-te que o tempo deve ser usado com sabedoria.
:)
6- Cuida do teu corpo e da tua mente, conservando ambos sadios. Como os males de um se refletirão no outro, os dois merecem, por igual, o teu cuidado. Alimenta a tua mente, com pensamentos positivos e saudáveis para que seja refletido no teu corpo.
:)
7- Tem paciência. Jamais duvides da continuidade da vida e de que a vitória pertence aos que sabem esperar o momento certo para agir. Não tenha pressa, tudo tem o seu tempo.
:)
8- Foge da extravagancia e do desperdício. Os dois são próprios dos desequilibrados - e o equilíbrio na vida é um bem inestimável.
:)
9- Faz diariamente uma avaliação de tua vida. Vê o que realmente é importante, se não estás desperdiçando o teu tempo com coisas inúteis como preconceitos e ressentimentos, pois tudo gira em torno da paz e harmonia.
:)
10- Ao tomares uma decisão consciente e livre, jamais te afastes dela. Sê seguro nas tuas decisões. Saber querer é a base para vencer. Com optimismo tudo se resolve!
.

1 comentário:

  1. Gostei!
    A verdade é esta!

    Já agora:)
    Dói-me as costas, dormi mal... o meu cão não come, ás vezes tenha palpitações, tricardia e uma pressão pneumática na zona do tronco!
    hehehe

    ResponderEliminar

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!