sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Dia dos Finados - ainda bem que existe


Deparei-me com o «desabafo» de uma pessoa no facebook, onde escreveu, indignada, que nestes dias os cemitérios estavam "cheios de gente". E isso, por alguma razão a revoltou (queixa-se que não teve onde estacionar o carro à porta) e a faz chamar todas essas pessoas que ainda se deslocam aos cemitérios, de HIPÓCRITAS. "Passam o ano inteiro sem lá por os pés e enchem-nos neste dia" - escreveu, revoltada.

Tive uma vontade imensa de lhe dar uns "esclarecimentos", mas abstive-me. Primeiro porque percebi que ia ser quase inútil, segundo, por não ter qualquer intimidade com a pessoa. Na realidade nem sei de quem se trata - é o que dá o facebook permitir ler os posts comentados por amigos de amigos. 


Mas este é um tema que senti necessidade de abordar


Nos últimos anos parece que passou a ser comum e aceitável que se escute as pessoas a fazerem esta «crítica». E chamarem de hipócritas aqueles que se deslocam aos cemitérios para deixar flores nas campas de entes que lá estão. Posso perguntar qual o mal disso??


Onde está a hipocrisia? Tanto se lembra dos mortos aquele que vai todos os dias ao cemitério, quanto aquele que só lá vai nesta altura do ano ou até mesmo aqueles que NUNCA lá vão. Não é a frequência no cemitério que define os "bons e os maus", os que "gostam muito e os que gostam pouco". Francamente... haja bom senso na percepção das coisas. Não é por aí que se amou mais ou menos o ente que se perdeu. Talvez seja por aí que se VEJA quem tem dificuldade em andar para a frente com a própria vida e fica preso no passado, na dor, na culpa e nos remorsos. Mas não é o que quantifica o afecto sentido pelos finados.

O que aqui se fala, neste dia de Todos-os-Santos, é de TRADIÇÃO. Uma tradição que, infelizmente, está a perder-se e gradualmente está a ser aglutinada por uma outra, importada, de nome Halloween. As pessoas parecem estar a esquecer, de todo, o lado religioso da data e se dedicam com mais facilidade ao lado pagão. 

No meu entendimento é muito prejudicial fazer este tipo de crítica leviana, generalista, acusando todos de ser hipócritas. Primeiro, porque as pessoas têm o direito de ir ao cemitério quando quiserem. E se fizerem questão de ir somente no dia mais significativo, um dia especial no calendário, que mal há nisso? É melhor do que não ir de todo, é melhor do que preferir se mascarar com um chapéu de bruxa e esquecer os finados. Acho bonito que haja um dia, um dia especial, só para despoletar à nossa lembrança as memórias dos momentos tidos com aqueles que já estão do outro lado. 

Ao condenar, de forma leviana, aqueles que pisam um cemitério nesta data estão a contribuir para que, aos poucos, essa tradição se perca. Assim como já se perderam outras, outras que não cheguei a experimentar e que são para mim memórias não minhas mas as dos relatos das memórias já ténues de costumes que outras pessoas costumavam realizar. E não é isto o mais triste? Tenho apenas uma percepção indefinida que me diz que, nesta data, era costume as crianças irem, porta à porta, pedir o pão-por-Deus. E as pessoas ofereciam o que podiam. Porém nada de doces, chocolates e afins mas figos, romãs, passas, pinhões, castanhas, broas. Coisas nutritivas, alimentos sãos (e bem bons). Pessoalmente acho mais bonito e emotivo pedir o Pão-por-Deus. E receber frutos, alimentos sãos, energéticos, naturais, ao invés de coisas processadas que bem podiam ficar no balde do lixo ao invés de fazer todo o percurso pelo intestino e sair pelo traseiro, contribuindo pouco para a saúde e muito para a obesidade. 

Vídeo de 2011 mostrando a continuidade da tradição "Pão por Deus". 
Adaptada às comodidades actuais, oferecem-se chocolates e rebuçados do "Lidl", alguns até em pratos de halloween,  mas ainda existe quem faça aquilo que oferece, um pão de broa, por exemplo. 

Que haja um dia especial em que os cemitérios «se enchem de gente» é algo bonito. Não é algo feio. Se existe alguma «hipocresia» de algumas pessoas, também existe sentimento verdadeiro de outras. Nada de julgar. "Não julgues, não lances a primeira pedra". É aproveitar. Uma pessoa vai ao cemitério quando bem lhe apetece. Normalmente estão quase vazios, o que é excelente para contemplar, reflectir e para se estar, agradavelmente, em paz. A afluência torna-se maior e aquilo parece um «estádio de futebol» num único dia do ano? Deixem. É bonito recordar os que partiram desta forma, levando flores, nem que seja uma vez por ano. Espero que esta tradição não se perca. 

8 comentários:

  1. r: Moedas Suíças com um significado especial para nós ;)

    ResponderEliminar
  2. Existem pessoas que até a própria sombra causa incómodo como foi o caso dessa senhora. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem observado. Contudo, o mais lamentável é que basta alguém escrever um «desabafo» destes no facebook e o que se segue é uma série de «cordeirinhos» que fazem "béééee"! em concordância, abraçando a causa da «indignação» e entrando na onda de apelidar todos de hipócritas.

      Eliminar
  3. Esse Sr era um maldisposto. Assim como reclamou disso; reclamaria de outra coisa qualquer. Há gente que só sabe viver assim :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente tem razão. O que apavora é que parece que estão a multiplicar-se muito depressa. É quase uma subcultura social em desenvolvimento :P

      Eliminar
  4. Primeiro: quando um vai ao cemitério quando quer e quando pode. Eu, p.e., nunca vou no 1º Novembro, porque de facto há muita gente e não há lugar para estacionar, mas sobretudo porque eu gosto de estar no cemitério sossegada e sem confusões. Mas eu posso ir ao cemitério em qualquer dia do ano, as demais pessoas não sei.

    Segundo: nada contra o Halloween, mas sim a importação de tradições importadas. Ah, já agora, irrita-me solenemente que se diga que o Halloween é uma tradição americana... A SÉRIO??? Google!!! :-) E irrita-me também solenemente que se traduza como Dia das Bruxas! Mas pronto...

    Terceiro: sendo lisboeta, infelizmente nunca celebrei o "Pão-por-Deus" mas conheço e concordo contigo - lamentavelmente é uma tradição que está a desaparecer e a cair no esquecimento... Mas cabe a nós não deixar a acabar e tentar passar a tradição!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gata, se tivesse crianças e vivesse num ambiente que percebesse seguro e aberto para isso, acho que ia tentar sim, experimentar a tradição do pão-por-Deus. Há uns anos a minha afilhada ia para um prédio onde todos os inquilinos participavam na tradição de dar doces a crianças neste dia. Só que elas iam no espírito "doces ou travessuras" mascaradas de Halloween :D Eu gosto de imaginar o mesmo, mas com as crianças todas de branco, que representa por tradição uma união e comunhão espiritual.

      Qt ao Halloween não sou rígida, não me faz grande impressão que desconheçam as origens ou que digam que é o dia das Bruxas. É uma tradição importada assimilada com agrado tanto por crianças como muitos adultos. Pelo menos foi o que observei no facebook e em todo o blogue onde parei. O face estava entupido de fotos de adultos de cara pintada e chapéu de bruxa e a cada blogue que fui parar desejavam um bom dia de Halloween. Devo ter sido o único blogue que falou do dia de Todos-os-Santos :P

      Eliminar

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!