Sempre fui uma criança a quem fazia confusão deitar as coisas fora.
Fosse o que fosse. Se roupa deixasse de ter utilidade, diziam-me que virava lixo. Se bebia refrigerante por uma lata, logo a seguir virava lixo (embora no me caso virasse porta-canetas). Se desembrulhava um presente, o próprio papel, laço, embalagem, fosse de cartão, plástico, esponja ou esferovite, sentia relutância em colocar no lixo. Se lia uma revista, porque a seguir ela tinha de ir para o lixo? Se usasse um palito para os dentes, ou acendesse um fósforo, porquê tinha aquilo de ir para o lixo? Com certeza ainda podia ser util para algo, podia juntar muitos palitos ou fósforos queimados e decorar uma caixa, ou um caderno, ou construir algo...
Pensava tanto assim que meus pais eram os primeiros a tirar das minhas mãos quaisquer embalagens ou coisas para eles inúteis, para me impedirem de ter «ideias malucas».
Até casca de nozes guardei e num natal fizeram mesmo parte da decoração da árvore, pintadas que foram com tinta plástica que se compravam em latinhas minúsculas (alguém se lembra?).
Também achei boa ideia usá-las como embalagem de oferta de presente...
(sim, encontrei coisas para lá meter :) )
latinhas de tinta de 25 ml |
De momento estou com um dilema em mãos. Quero me livrar dos cosméticos fora de prazo e praticamente nunca usados que separei faz mais de um ano. Mas vou colocá-los onde? Quem recolhe isto? Lixo normal não consigo... já tentei. Prefiro deixar as embalagens por ali, mas já me incomodam. Preciso do espaço e de um ambiente mais «ZEN».
Alguém recicla estes produtos? Despejá-los no gargalo e deixar a água encarregar-se de os levar não parece fazer sentido. No fundo, estaria a poluir o bem mais precioso que temos, ainda que suponho que o trato às águas sujas é super-potente para conseguir que as mesmas voltem ao meio-ambiente sem serem tóxicas. Se calhar é a melhor solução: o gargalo. Assim se garante que passam pelo ciclo rigoroso de tratamento de águas tóxicas antes que entrem em contacto com o meio-ambiente e vire uma ameaça...
Que sabem a este respeito? OPINIÕES SÃO BEM VINDAS!!
PS: Penso nestas coisas mas não sou uma santa ambientalista, ok?
Tamb+em não faço ideia. Eu, quando a lareira está acesa, deito algumas coisitas para lá, mas também não me parece o mais correcto. Mas, nas lojas de cosméticos, poderá haver algum ecoponto para embalagens e restos de cosméticos a serem tratados devidamente. Vou tentar saber!
ResponderEliminarOlá, achei muito boa sua questão acima, estou fazendo meu tcc em cima deste assunto, resíduo de cosméticos e acredita que não achei nada ainda!
ResponderEliminarNão vou estar por aqui nos próximos dias, por isso deixo-te já os meus desejos de um FELIZ NATAL!
ResponderEliminarUm grande beijinho.
S.