segunda-feira, 11 de maio de 2009

Legalizar poços??

Esta que me chega através do programa "Nós por cá" é daquelas que me deixa o sangue a fervilhar...

Uma «norma» europeia diz que se precisa declarar (e como!) todos os poços, furos, minas, barragens, noras, charcos e fossas do país. A coima (multa) não é nada amiga: Um mínimo de 25.000.€!

E quem é que tem esta quantia para pagar?? Os agricultores do país, muitos deles ainda analfabetos e envelhecidos, são por acaso milionários disfarçados?

Este CRIME fez a população entrar em pânico. Correram à entidade reguladora para registar antes do prazo terminar: no final deste mês! Os papéis que têm de preencher são burocráticos até mais não. Só um engenheiro formado que se desloque ao local para recolher dados relaccionados com o caudal é capaz de preencher umas parcas alíneas.

Cordenadas militares, uma planta numa escala de 1 para 5000, caudal máximo instantâneo... tudo informação que qualquer pessoa com a 3ª classe sabe facilmente dar, não é?

Mas de onde vem esta pressa para iventariar os recursos naturais hídricos de Portugal? A intenção é proteger os recursos hídricos ou controlar e retirar água daqueles que a têm? Afinal de contas, e a preocupação com as águas poluídas que as fábricas e empresas despejam nos rios? Quantas vezes as populações de locais fazem manifestações, apelos, chamam a atenção para a poluição das águas e nada é feito para inverter a situação?

Mas ao "Zé Povinho" apontam rapidamente o dedo e acusam-no de estar ILEGAL e ameaçam-no que terá de pagar uma COIMA MILIONÁRIA!

E lá vão as pessoas pacatas deste país, a correr para não serem ilegais...

Mais uma vez, a preocupação está pouco focada na questão central: a qualidade da água. O controle dos desperdícios. De tudo o que há neste país, a ameaça paira sobre o indivíduo pacato que rega a horta com 3 baldes de água.. Ãh! Que Portugal!


"É para saber o que está no mundo" - diz Albertina, 74 anos, proprietária de um poço em Constância, Santarém. E deve estar com a razão. A questão também é saber que intenção REAL existe por detrás de tamanha façanha. Ninguém me tira da cabeça que, o que sempre aconteceu pelo mundo, é o que vai continuar a acontecer. Os mais ricos vão roubar dos mais pobres. Ainda vem por aí outra "norma" Europeia a dizer que os portugueses só podem consumir um percentagem de água, por cabeça, e se a ultrapassar paga coimas MILIONÁRIAS... entretanto também vai sair outra norma a dizer que os países mais abençoados têm de facultar outra percentagem de água para ser distribuída para os países RICOS na economia mas pobres em recursos naturais. E no entanto, a preocupação MUNDIAL ou Europeia com a falta de água de África é o que é...

Cínicos!


O meu sonho para a velhice passava por viver num sitiozinho com uma casinha o mais autosuficiente possível. Não pagar água canalizada, nem electricidade, nem ter contas "disto e daquilo" para pagar... simplicidade, conforto e liberdade. Já vi que tenho de dizer quantas vezes tomo banho e quanta água uso. Cada gota!


Está na minha forma de ser economizar os recursos. Sempre o fiz. Lâmpadas económicas, duche em vez de banho e com torneiras fechadas (o que é muito difícil tendo em conta que em Portugal ter água temperada no momento do girar da torneira é algo que nunca me aconteceu, nem a viver num R/C, nem num 5º ou 10º andar). Muitos banhos frios! A sorte é que prefiro-os assim.


Mas um dia gostava de saber o que é poder usufruir da água de outra forma, como por exemplo, descobrir o que é ter uma piscina e desperdiçar toda aquela água...


Não há uma norma Europeia que controle a quantidade de água que os ricos usam em piscinas e mega banheiras de hidromassagem? E que tal tornar obrigatório a declaração da existência de banheiras de grandes dimensões, piscinas e lagos artificiais em propriedades e condomínios privados de luxo?


Ora fica a ideia...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!