No reino Unido cada vez que se recebe o ordenado fazem-se os respectivos descontos de "IRS". 20% sobre o recebido é desviado para o Estado. Para se ter uma ideia, o site das finanças avisa-me que, no ano fiscal anterior, por cada libra ganha, 14 centimos foi para o estado.
Aqui também existem o equivalente a "escalões". No meu caso, não se "paga imposto" nos primeiros 12.570 de rendimento. Tudo acima desse valor é taxado a 20%.
Acontece que... eles taxam os 12.570 também. Não existe ordenado que não venha com desconto. Por exemplo: o mês passado recebi algo como 900 libras. O Estado recebeu perto de 300. Deixando-me com 600.
Então, quis eu saber, porque é que ainda fazem acertos no final? Se tudo é pago na hora? Aqui não se preenchem papéis nem se guardam recibos. Isso é uma coisa boa. Não se preenchem documentos de rendimentos, porque estes são apresentados pelas entidades patronais às finanças. Daí eles fazem os seus cálculos.
É um sistema CHEIO DE FALHAS. Onde tu ficas muito vulnerável e pouco podes contestar.
Estava a estranhar não receber a carta das finanças. Em oito anos a trabalhar, sempre a recebi na primavera ou início do verão. E sempre, mas sempre, eles tinham de me DEVOLVER uma quantia. Essas quantias oscilaram entre as 80 e 150 libras.
Vai que telefono para eles para saber o que se passa. Sou informada que ainda não tinham enviado nada para mim mas que eu tinha um "pequeno débito".
WTH??
Débito? Eu DEVO-LHES impostos??
Em oito anos NUNCA que tal aconteceu.
Lembrei-me da minha mãe e da sua surpresa este ano, em descobrir que não tinha nada a receber. TODA A VIDA os descontos feitos foram superiores aos devidos. E assim ela contava que continuasse. E pela primeira vez em décadas de vida, isso não aconteceu.
Vai que o mesmo acontece comigo, no outro lado do oceano.
Algo não me parece bem. Não entendo COMO posso estar em "dívida", se pago tudo a 20% logo à cabeça. Esperava era ter o retorno de, pelo menos, esses 20% sobre os 12570.
Não entendo este sistema mas sei uma coisa: não foi criado para nos ajudar nem facilitar a vida. Como é que sei se não me estão a roubar? Por acaso tenho como saber se a entidade patronal facultou os valores corretos? Terá exagerado? Sim, porque cada vez que vou ao site das finanças aparece-me um rendimento anual bem mais elevado do que aquele que me parece ser o real. Um dia irei somar o valor de TODOS os recibos (aqui paga-se à semana é uma tarefa dantesca) e comparar com o valor reportado. Acho que fiz isso uma vez e não coincidiu. Mas como tinha múltiplos empregadores ficava mais difícil situar-me. Agora que só tenho um, deve ser mais fácil.
Mas o sistema... o Sistema não está feito para ti. Está feito CONTRA ti. Eles podem querer tirar de mim as 60 libras que dizem que lhes devo - de mim e de outros tantos milhões - para depois um político qualquer pagar viagens milionárias de lazer às amantes...
No meu segundo ano aqui trabalhei - e descontei durante tres meses e quando contatei as finanças para perguntar porquê não constava no meu registo esse meu emprego - responderam-me que nunca tinham recebido NADA da entidade empregadora. E o dinheiro que supostamente foi retirado para pagar impostos? Se nunca foi entregue - onde foi parar? Porque no meu bolso não estava. Ficou no bolso da entidade empregadora.
Eu achei isto CRIMINOSO e pensei: agora é que eles estão feitos! Ninguém brinca com as finanças... as finanças vão atrás deles.
Não foram. Eu é que tive de fazer TUDO - imprimir recibos de vencimento, contrato de trabalho e enviar os comprovativos para as finanças. Depois esperei. Desesperei. E voltei a contactá-los. Só para os escutar novamente a dizer-me para imprimir os recibos de vencimento e enviar-lhes. Ora, se já o tinha feito! Mas fiz outra vez...
E eles? NADA.
Até hoje - volvidos seis anos, as "finanças" nunca me deram retorno a este respeito nem mexeram uma palha. Não querem saber. Dá muito trabalho "mexerem-se". Deixam os gatunos e os safadões sairem impunes com esquemas destes. E o lesado é o lado menor: o trabalhador. Porque esse valor que não foi declarado não vai contar para a minha reforma. Estão a roubar-me o presente e o futuro.
Também diz um trabalho de um dia apenas - e descontaram-me os "impostos". Depois ainda me pediram para voltar. Recusei, claro. Logo à partida aceitei apenas por um dia - para os ajudar, pois disseram-me precisar de uma pessoa e não tinham ninguém. Lembro-me que era dia de aniversário e eu tinha saído de um turno de 12h e ia entrar noutro de tempo indeterminado.... mas foram 9 horas.
Por isso pagaram-me uns trocos insignificantes, o equivalente a menos de 4 horas de trabalho.
Informação é muito importante. Estar bem informado aumenta as nossas chances de não sermos enganados. Espertos são algumas pessoas que conheço, que trabalham "cash in hands" e não declaram os rendimentos. É o malandro a enganar outro malandro.
Não entendo como posso estar em dívida com as "finanças" se os descontos são automáticos. Alguém me explica? Quero mesmo aprender tudo... para não ser enganada.
Olá, bom dia.
ResponderEliminarLamento que esteja a viver essa situação. O meu filho, a trabalhar em Londres, precisa preencher IRS porque tem património ( renda de um apartamento) cá em Portugal e tem de declarar e, até ao momento, não sei se já teve acerto. A minha filha, que também está aí, recebeu quase 500£ de acertos.
Quando diz que "Tudo acima desse valor é taxado a 20%." isso não será bem assim. A taxa de 20% vai de £12.571 a £50.270 anuais. Já para quem ganha de £50.270 a £150 000 paga 40% e acima de £150.000 por ano, a taxa é de 45%, isto é, quem ganha, por exemplo 100K, desconta 20% até às £50.270 e a partir daí passa a descontar 45%. Isto acontece com os meus dois filhos. Os descontos no uk são muito elevados.
Disse também "aqui paga-se à semana é uma tarefa dantesca" realmente isso deve ser uma confusão. Mas em que tipos de prestação de serviços ? Os meus filhos nunca viveram essa situação. Lamento, uma vez mais que esteja a passar por isso, espero que resolva esse problema. Há centros de informação, sobretudo virados para apoio a brasileiros, onde talvez possa obter informações e mais esclarecimentos.
Boa sorte.
Pelo que diz no IRS aplicam uma taxa única. O que chamam de "Flat Tax". Na minha opinião é o sistema mais justo, mas por cá apenas a IL e o Chega defenderam isso. Por cá, apesar da alarmante progressividade do nosso IRS, o sistema tributário parece funcionar melhor. Pelo menos é bastante transparente e dá-nos toda a informação de que precisamos.
ResponderEliminarBom fim de semana!
Kruzes Canhoto, o irs no UK tem 3 escalões: A taxa de 20% vai de £12.571 a £50.270 anuais. A taxa de 40% vai de £50.270 a €150 000 anuais e a partir das £150 000 a taxa passa a ser de 45%.
ResponderEliminarQuem ganha, por exemplo £155 000, desconta 20% até às £50.270, 40% até às £150 000 e 45% sobre as restantes £5 000.