sexta-feira, 15 de outubro de 2021

A crueldade do Whatsapp

 

Desde que fui introduzida à crueldade do término das relações através das redes sociais, fiquei vulnerável aos seus sinais.

Conhecem o Whatsapp? É bem capaz de ser a app mais usada do momento, para comunicar com as pessoas. É através dele que contactamos todos sobre qualquer assunto. Do sério e urgente ao trivial. Enviam-se mensagens, fazem-se telefonemas e video-chamadas. 

A app é muito simples e intuitiva de usar. Aparece a fotografia da pessoa, o nome, a última vez que esteve online e se está naquele instante no whatsapp ou não. Quando se envia uma mensagem de voz ou texto, uma imagem ou um vídeo - seja o que for, para um certo número/pessoa, surge um sinal de "visto" em frente. Quando surgem dois, é sinal que a mensagem foi enviada e recebida. E quando estes símbolos passam da cor cinza para a azul, é sinal que a pessoa recebeu e ouviu/viu o que lhe enviaste. 

Mas é aqui que entra a crueldade do ser humano. É que a pessoa com quem estás a contactar pode escolher "desaparecer" para ti. Assim, sem mais nem menos. 

Começa por deixares de ver a sua fotografia. Ao invés disso aparece apenas algo em branco. 


Depois te apercebes que não é só isso que acontece. Percebes que não está à vista a última vez que a pessoa esteve online. E quando vais enviar uma mensagem, passam-se dias e a mesma não é lida. Aqueles dois símbolos de "visto" permanecem na cor cinza. 

Mas o pior - aquele sinal de que a pessoa te BLOQUEOU - é ver que o sinal de visto permanece sozinho, cinza e não surge acompanhado de outro. O primeiro indica o envio bem sucedido. O segundo a recepção. E se não aparece o símbolo de recepção e o de envio permanece cinza, então essa pessoa eliminou-te. Pura e simples. 

Se isto não acontecer e tudo estiver bem: fotografia, símbolos azuis, etc e ainda assim não se obtém resposta, mesmo vendo que a pessoa esteve online ou está naquele preciso momento online, então a pessoa simplesmente não está interessada em ti. 

O que para mim ao menos revela maior honestidade. Na realidade é apenas desconhecimento tecnológico - pois a pessoa ignora-te com base nos seus sentimentos, porém não é versátil o suficiente nas tecnologias para saber que o whatsapp pode funcionar para a ajudar a alcançar esses objectivos, sem que seja "apanhada" por se tornar óbvio que está intencionalmente a ignorar alguém. Aqueles que estão a par e passo das definições, conseguem ser cruéis. "Apagam" a pessoa da sua vida digital, como quem não passa de um algoritmo. 

AKA: We'll help you hide from people you have no hart and opted for the coward way


3 comentários:

  1. Tenho, mas não uso muito... Gostei de ler! :))

    .
    Beijo. Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  2. Como dizia o meu avó João: "sinais dos tempos"! E parece-me que não há volta a dar-lhe!

    ResponderEliminar

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!