Heis uma pequena lista de coisas que me lembro de fazer na escola, tudo antes de chegar aos 12 anos de idade:
1) Cinzeiros em Barro
2) Picotar um desenho furando os seus contornos no papel com um pico sobre uma almofada de esponja (isto na escola primária eheh!)
Eu usava um furador, que tinha um espigão longo e uma pega de madeira larga. Esta criança está a usar um pequeno pionés (que facilmente seria capaz de engolir). Será o mais adequado?? |
3) Fazer uma folha de papel a partir da massa aguada de restos de papel de jornal
4) Fazer crescer uma planta de um feijão mergulhado em algodão embevecido em água e mantido na humidade e escuridão do WC
6) Plantar uma árvore no dia da árvore (gostava de poder fazer isto todos os anos)
7) Criar sólidos em várias formas geométricas perfeitas feitas com cartolina (eu fiz um automóvel com retrovisor, matrícula, volante, pneus, tudo )
8) Fazer um livro desde as páginas, passando pela costura das mesmas, à encadernação, com pedaços de cartão cortados e lombada com protecção.
A ilustração não é a mais fidedigna mas foi o que encontrei na net. Ao menos tem-se a percepção da costura. |
9) Fazer caixas para arrumação em vários formatos seguindo um esquema e usando cartolina
10) Fazer uma almofada em "tela" bordando os padrões previamente desenhados
Esta é em crochet, não é a mesma coisa mas é bonita :) |
11) Fazer um quadro com lã e tafetá
12) Montar um candeeiro desde a tomada à lâmpada aprendendo o circuito eléctrico na disciplina de electrotecnia (que amei!)
13) Andar a serrar e a limar metal em forma de objectos para fazer uma escultura que tinha de ser soldada ou recortada à chama quente com um maçarico. (na disciplina de mecanotecnia)
Ah! E não lembro de alguma vez sequer ter cortado o dedo por usar ferramentas de corte... só com folha de papel isso me aconteceu :) Talvez também o tenha espetado algumas vezes na agulha de coser, ehehe, mas foi só. Acredito que as crianças hoje continuam a ter estímulos semelhantes, mas não sei até que ponto a variedade é a mesma. Normalmente pedem-lhes para recortar e colar... E os leitores? Lembram-se de algum trabalho manual que tenham adquirido na criancice durante a escolarização?
É PENA estas práticas não permanecerem tão vivas na nossa aprendizagem enquanto adultos. Mas tenho a certeza que foram benéficas e que, em muitos sentidos, vieram a enriquecer a formação e desenvolvimento. Foi bom assimilar um conhecimento vasto e adquirir pela prática a percepção do que estas coisas significam.
Que nostalgia!
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