segunda-feira, 25 de julho de 2016

Expliquem-me esta antiga curiosidade


Este é um enigma que me atormenta faz anos.
Por favor expliquem-me, para que possa entender, como é que existem pessoas capazes de fumar um cigarro na rua quando está uma temperatura de +30º?? 


Logo cedo pelas 8.30 da manhã, o sol queimava que parecia uma fornalha. A sério... E mesmo assim vejo tantas pessoas a puxarem de um cigarro enquanto torram ao sol! Fico a pensar se isso é uma espécie de necessidade que lhes nasce com o calor. Uma espécie de barómetro interno: como o calor por fora está de queimar, introduzem uma fornalha ardente para dentro dos pulmões, para o núcleo ficar tão quente quanto o exterior, atenuando-se assim as diferenças. É isso?

Compreendo quem tenha apetência por gelados ou água fresca... Mas pasmo com isto. Ainda mais quando se põem a acender o cigarro ainda dentro do elevador. Não podem esperar três segundos até terem os pés fora do prédio? E lá tive eu de respirar o ar tóxico do fumo deixado no cubículo, quase a vomitar do mau-estar que já sentia, previamente intensificado pelas sacudidas dos transportes públicos e da força do calor.  



Hoje aproveitei que tinha a manhã livre, decidi enfrentar as temperaturas "perigosas" e fui espreitar o último dia da presença dos Tall Ships em Lisboa. Afinal, dia da semana... menos gente. Mas acho que não valeu a pena e não gostei do que encontrei. Aquilo era para inglês ver.

6 comentários:

  1. Como é que alguém é capaz de fumar em qualquer dia do ano pergunto eu? É que além de fazer mal, aquele cheiro entranha-se na roupa, no cabelo e no corpo da pessoa. Gente masoquista!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O cheiro é das piores coisas. Foi uns 15 segundos no elevador e quando entrei em casa juro que só conseguia cheirar o fumo: nas roupas, no cabelo... :P

      Eliminar
  2. Deixei de fumar há dez anos.
    E custa-me perceber como é que era capaz de sair para fumar com frio, calor, sol, chuva.
    Tudo pela porcaria de um cigarro.
    Os vícios, as drogas, não se explicam.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ia perguntar: então mas se não sabe, quem me pode explicar? Aí vi o final e tenho de concordar. Julgo que o cigarro é um vício psicológico que talvez funcione como calmante. É preciso muito trabalho mental ou então simplesmente estar no momento certo para conseguir abandonar um vício.

      Eliminar
  3. Boa tarde, bem...cada um tem o gosto e prazer que prefere, não sou fumador nem me incomoda quem fuma, por vezes penso como é possível o meu pai com 93 anos, fumar quatro ou cinco cigarros antes de tomar o pequeno almoço, fuma desde os seus 13 anos e nunca o deixou de o fazer.
    Bom fim de semana,
    AG

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Existe sempre um caso de excepção à regra. Já meu tio teu 55 anos e recebeu agora u diagnósico de cancro no pulmão. Fumou muitos anos mas dizia já ter parado...

      Eliminar

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!