domingo, 31 de julho de 2016

Quando se sente que uma tempestade está próxima (aeroporto invadido)

Foi a semana passada, na sexta-feira.
Folheava uma revista e deparo-me com uma fotografia de uma multidão de pessoas em corrida. A imagem ilustrava um texto sobre uma corrida em Lisboa, a Global Energy Bimbo. Vai acontecer a 25 de Setembro e tem a peculiaridade de querer ficar no Guiness Book. É uma corrida que vai decorre no mesmo dia também noutras cidades e países pelo mundo. Achei interessante e fiquei a contemplar a hipótese. Mas aí...

Voltei a olhar para a imagem - gosto sempre de observar as imagens. Desta vez um pensamento bem diferente assolou-me a mente quando bati o olhar novamente na fotografia. Ao ver os corredores, centenas deles, todos coladinhos em corrida, pensei: «mas isto é ideal para um atentado terrorista!». 

Assustei-me com o pensamento e algo em mim ficou a temer este tipo de evento. Imaginem só o que seria, centenas de pessoas bem dispostas, felizes, desafiantes, porém, totalmente encurraladas num carreiro... e bombas posicionadas em lugares estratégicos. Não teriam chances. Seria uma chacina! 

Depois li no cartaz: CORRIDA PELA PAZ.

Esse detalhe só me alarmou.  
Lembrei-me depois do quão indefesas estavam as pessoas naquela Maratona de Boston...


Quase que fiz um post sobre este inesperado pensamento, que do nada me ocorreu, mas depois deixei passar. Uma semana depois, neste sábado dia 30, por volta da hora de almoço, até um pouco antes, detectei uma regularidade de sons de sirenes a passar na rua... Fui espreitar. É raro escutar muito movimento porque há pouco trânsito. Nenhuma das sirenes eram de carros de polícia, o que é mais comum. Uma pertencia a uma ambulância e outra a um carro de Inem... Passaria-se alguma coisa?

Bom, acidentes e mau-estares não escolhem dias da semana... Também podem ocorrer durante um sábado sereno, com temperaturas bem mais amenas que as dos dias anteriores. Tento convencer-me disso e não ser alarmista. 


Por volta das 13h da tarde, alguém menciona que o trânsito perto do aeroporto estava impossível. Algo devia ter acontecido ali. Uma pessoa avança com uma hipótese: Se calhar alguém sentiu-se mal...

Vou eu e digo: «Se calhar apanharam um grupo de estrangeiros terroristas com passaporte falso».

A seguir não ligo a TV, não oiço as notícias, não faço a mínima ideia do que se passa pelo mundo. Acordo domingo bem cedo, antes das galinhas, ligo o computador e no facebook surge o link para uma notícia que pelo título logo imaginei alarmista. Daquelas que dá a entender uma coisa mas é outra. 


Ainda assim, abri para entender se estavam a falar de aves, de um jogo estratégico, de uma campanha de marketing, de um filme ou, como o leitor iria deduzir, de pessoas que factualmente e por alguma razão de grau de gravidade variável, tenham de facto ido para onde não é permitido circular dentro do aeroporto. 

Bom, no momento em que escrevo este post, ainda não sei bem o que aconteceu, nem a gravidade. Não fui ainda ler as notícias. Só espreitei esta, que resume o ocorrido mais ou menos desta forma: "um grupo de 5 homens argelinos fugiu da zona de embarque por uma porta de emergência de volta à pista. Foram detidos. Isto aconteceu à noite e a pista teve de ser encerrada entre as 20-00h e 20-30h".

Na realidade, nada se sabe, esta é daquelas notícias que apresentam factos, sem os explicar, porque só isso foi comunicado aos jornalistas. Notícias que não transmitem grande sensação de alarme (feliz e oportunamente), têm um desfecho tranquilizador e não esquecem de mencionar ao de leve a eficiência das forças policiais. 

No entanto -  e talvez por isso mesmo, fiquei alarmada com o que ficou por dizer. Para já, seja o que for que tenha acontecido, talvez tenha começado bem mais cedo do que a notícia indica.

Será que se tratou de uma manobra de distração? Pretendiam estes homens de nacionalidade argelina proteger algo maior? Ou será que algo que ocorreu bem mais cedo lhes estragou os planos? Será que esperavam encontrar engenhos explosivos na sala de embarque e algo que ocorreu bem mais cedo preveniu esse desfecho?
Não faz sentido algum 5 homens sairem pela saída de emergência... para a pista.  Porque eles não iam a lado nenhum... A notícia não explica porquê, mas menciona que um dos homens foi transportado para o hospital.

Quereriam eles ser detidos para ficarem em solo nacional? Ou perceberam que iam e tentaram fugir? Eram terroristas ou pessoas em fuga?
Ah, teorias da conspiração...


Todos os dias a actividade de um aeroporto está repleta de ameaças. Nós, povinho, não temos noção disso. Temos de ser mantidos um pouco na ignorância. E para dizer a verdade, se não fosse assim, provavelmente andariamos em estado de guerra, cheios de receios, medos, a querer andar armados, a bater em todos e a olhar para cada estrangeiro com ar desconfiado...

Seriamos a América!

12 comentários:

  1. Como diria o outro: "não acredito em bruxas, mas que as há, lá isso há". Portanto, vamos estando atentos, exageradamente ou não, e conspirando...

    Agradecendo e retribuindo a visita ao meu blogue.

    Tudo de bom!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade!
      Ao mesmo tempo que não nos podemos deixar influenciar pelos alarmes, estes servem de aviso, certo?

      Boa semana!

      Eliminar
  2. Mais um acontecimento que tresanda a mal contado.
    Na realidade, quatro e não 5 argelinos,fugiram da zona de desembarque em direcção à pista, através de um acesso restrito. Até agora, desconhecem-se pormenores, a não ser que os argelinos queriam entrar em Portugal sem vistos.
    As operações estiveram encerradas durante 34 minutos e alguns voos foram divergidos para Faro e para o Porto.
    De acordo com um passageiro de um dos voos desviados para o Porto, o comandante comunicou aos passageiros que não ia aterrar em Lisboa "por se encontrarem na pista pessoas não identificadas que obrigaram a suspender o movimento dos aviões".

    A minha questão é mais abrangente: como conseguiram estes homens entrar num avião, na origem, sem vistos?
    E acrescento: será que a intenção era só essa ou outra(s) a que não puderam dar seguimento?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Todas essas hipóteses têm de ser investigadas. Quatro homens? Eu cheguei a ler que eram seis. Um conseguiu fugir, saltando a vedação do aeroporto. Outro está no hospital. Transportava uma lâmina consigo usou-a para se mutilar, de forma a ter de ser transportado para o hospital e não recambiado para a argélia. Se um homem está disposto a fazer isto a si mesmo... O que mais poderá fazer? Se foi uma fuga da pobreza, em me compadeço. Mas ainda assim... Há muito que averiguar, como bem observou.

      Eliminar
  3. Antes de alarmar as pessoas têm de as proteger e perceber o que se passa. Segundo ouvi os argelinos só queriam entrar no país, ilegalmente, claro. Melhor assim.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi o que depois entendi. Esperemos que tenha sido só isso. Mas esta notícia trouxe outra: a semana passada aconteceu o mesmo com marroquinos. Dá que pensar: tanto na frequência, como no facto do público desconhecer estes eventos. Embora entenda e concorde que é melhor manter a discrição.

      Eliminar
  4. Sem dúvida que o clima de desconfiança se apoderou de nós. Com o tudo o que temos lido nas notícias assusta. A mim também me assusta, não sabemos onde e quando algum louco avança...
    Também li a notícia do que se passou no aeroporto e... Concordo quando dizes que muito ficou por dizer... Notícia vaga... Sem grande entendimento para quem está deste lado a tentar entender o que faziam aqueles homens na pista. Portugal tem sido um país seguro e espero que assim continue.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Seria uma tragédia se este país perdesse o que de melhor tem e o que o nos faz adorá-lo.

      Eliminar
  5. Não podemos andar em permanente alvoroço.
    A nossa vida seria um inferno se assim fosse.
    Cautelas, vigilância, atenção.
    Mas não vale a pena viver obcecado com o que poderá acontecer.
    Boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo. Sei que o post passa essa ideia. Mas nem sou muito de entrar em pânico. Por isso mesmo surpreendeu-me estes pensamentos.
      Boa semana

      Eliminar
  6. É a loucura total..começa a ser difícil manter o discernimento!

    ResponderEliminar
  7. Pois, argelinos no meio da pista, foram para lá quando não deviam lá estar... O que vale é que, tanto quanto se sabe, não são terroristas, mas sim gente que quer asilo (nunca pedem asilo para países que não sejam do Ocidente, já se sabe como é, que isso das terras dos "infiéis" sempre são melhores que a dos muçulmanos, até porque estas não precisam de ser islamizadas). Sendo assim, conseguiram aquilo que procuravam, que os portugueses estão sempre muito prontos e dispostos a ajudar. Resta é saber se daqui a uns tempos já vão começar a exigir ir para o Reino Unido, a Alemanha ou a Suécia...

    ResponderEliminar

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!