quarta-feira, 20 de julho de 2016

A violência racial nos EUA - as forças policiais como vilãs

Vinha dizer muita coisa sobre este assunto que me incomoda bastante. Mas vou tentar ser sucinta. 

Cada vez que um cidadão negro é morto pela polícia no decorrer de uma acção policial, o povo americano sai às ruas e grita: racismo! Assassinos! Os media divulgam bem estas imagens, principalmente quando as mesmas suscitam dúvidas, as celebridades saem à rua a dizer frases "Stop killing US/Párem de nos matar" (pergunto-me quem é "nós".) e o rastilho é assim tão facilmente reacendido: o da tensão racial.

O problema disto tudo é que muita vez pode-se estar a cometer uma tremenda de uma injustiça para com a polícia, que tem um dever a cumprir: perseguir criminosos. Se estes são negros, brancos, hispânicos, asiáticos... tenho cá para mim que pouca diferença lhes faz. Todo o criminoso armado é perigoso. E se sentem que têm de abrir fogo por a situação escalar para "a minha vida ou a tua", decerto que não vão hesitar apontar uma arma a ninguém, seja este branco, hispânico, asiático ou negro! Que certos grupos pretendam centrarem-se somente na questão negra é, no meu entender, tendenciosamente perigoso. Isso diz-me que existem pessoas com interesse em colocar dúvidas na cabeça do povo, manipular as massas e lá meter racismo. Desculpem-me, mas não simpatizo com gente oportunista, manipuladora e racista. Que usa uma «ferida» social para tirar proveito. 

Então, porque o fazem?
Porque é que alguns que fazem parte de histórias que envolvam a polícia e a fatalidade de um criminoso/suspeito, focam-se em vitimar ao máximo o morto, insistem em descrevê-lo como uma pessoa maravilhosa, calma, trabalhadora, não fazia mal a ninguém e era um excelente pai para os seus filhos (convém sempre referir que uma pessoa deixa filhos porque isso comove muito o povo).

Desculpem-me, mas fazem-no por oportunismo.
Estão a pensar que aquilo pode render-lhes uma enorme quantia de dinheiro.
Já estão a pensar em processos, em compensações monetárias... 

Como todo o criminoso experiente ou dependente de drogas, só conseguem ter a cabeça constantemente a matutar esquemas para obter dinheiro de forma rápida e sem esforço. Daí a pegar num telemóvel e começar a narrar, com muita calma e a filmar o namorado a esvair-se em sangue sem nunca sequer esboçar palavras de conforto para o moribundo.... é rapidinho.

Lavish Reynolds que filmou os últimos suspiros do alegado namorado no dia 6 de Julho, no dia 7 já tinha activado uma conta para receber donativos monetários. Tem 58.160 dólares mas o seu objectivo é atingir os 75.000. Será que vai ficar por aí se a fonte continuar a querer jorrar? Entretanto a mãe do rapaz morto acusa-a de oportunismo, diz que está a mentir sobre a sua ligação afetiva com o filho Philando Castile(até agora não foram divulgadas ou encontradas fotos dos dois juntos como casal e diante do seu comportamento no vídeo tendo a concordar que não estava emocionalmente ligada ao rapaz). A mãe pede às pessoas para enviarem o dinheiro para a conta da irmã do falecido, que não deixa conhecida descendência. O irmão de Lavish "Diamond" Reynolds respondeu ao twitter da matriarca dizendo que se existe dinheiro, devem tudo à coragem de Lavish e apela que continuem a doar à sua irmã e sobrinha. Como se só pudesse ser uma ou outra!! Neste instante, estão ambas a «duelar» por dinheiro depositado no calor da indignação, numa conta aberta em menos de 24h do falecimento e com o corpo ainda na morgue. Que luto, hei?? Lavish foi rápida a publicar o vídeo, a fazer depoimentos para as TVs e rápida também a abrir uma conta. Tudo isto sem antes existir uma meticulosa investigação do sucedido.  Nisto, o policial que disparou os tiros fatais pode ter a vida estragada porque já foi condenado em praça pública antes mesmo de se fazerem averiguações. Tudo graças às convenientes explicações deixadas por Lavish na gravação, que muitos já vieram avançar serem falsas: além dela não ser noiva ou mesmo namorada de Castile, este também não tinha licença para porte de arma, arma essa que alegadamente terá agarrado segundos antes de receber os tiros.  A ser verdade... a verdade não é rentável, não dá 75.000 dólares, não traz fama e pode levar à prisão. O motivo pelo qual foram mandados parar ainda não foi totalmente esclarecido mas de acordo com alguns sites, existia uma correspondência com um suspeito de um assalto e os cigarros roubados terão sido encontrados no veículo. 


O problema é que estes vídeos tornam-se virais, o povo julga primeiro e fica de mentalidade fechada para conhecer os factos, que geralmente são divulgados depois de algumas investigações. O povo escuta as palavras insufladas de um grupo organizado, que tem como único objectivo destabilizar e gerar o caos. Engole o que lhes é dito, contenta-se com essa versão, fecha-se a outras e deixa-se manipular. A mim custa-me a acreditar, já o disse, que a polícia seja o que apregoam. Não que seja ingénua e não acredite na existência de maus e abusivos policiais. Muito pelo contrário. Acredito e muito. Mas é nos próprios policiais em que temos de depositar a nossa confiança para que investiguem e apanhem esses casos. E olhem que acontece mais vezes do que se julga. Porque até eles não gostam de descobrir que um «deles» está a desonrar o uniforme e levam isso a sério. 


De domingo para segunda voltaram a disparar tiros contra policiais que se deslocavam numa autoestrada, numa alegada emboscada. Aconteceu em Baton Rouge, localidade onde semanas antes a polícia havia morto um cidadão negro, supostamente por ter resistido à detenção e recusado identificar-se. O video tornou-se viral. Foi também avançado que o homem tinha uma arma no bolso das calças, que tentou agarrar, mesmo quando imobilizado no chão. Testemunhas no local confirmaram-no, pelo que sugerir que a arma foi plantada pelos policiais tem assim poucas chances de vingar.


Antes destes disparos às forças policiais no dia 17, a polícia tinha apanhado 3 adolescentes por roubo de armas de fogo. Os três disseram que roubaram as armas porque planeavam matar polícias.

É este tipo de pessoas que todo o mediatismo sensacionalista está a gerar! Ora bolas. A polícia já tem tanto crime para combater, tanto criminoso para apanhar, cada vez mais a lei protege tanto os criminosos e agora tem ainda de se preocupar com o povo ignorante e facilmente manipulável que se arma em milícia para os matar?? Mas estas pessoas não PENSAM nos actos que pretendem cometer? Não sabem o que é ser um assassino? 

E depois temos os media e algumas poucas figuras mediáticas sem grande juízo que dizem coisas destas:
TODOS temos força para transformar
a nossa raiva e frustração em acção. 
Neste contexto de tensão racial, apelar à "acção" é ou não é um incentivo ao crime?
O que é que um bando de revoltados pouco inteligentes, "alimentados" com preconceitos, vai concluir ao ler este incentivo à vingança pelas próprias mãos? Se matarem pensam que lhes vai acontecer o quê? Vão ser acolhidos como heróis na mansão da Beyoncé?? Mas vieram de que buraco??

Sinceramente não sei onde a américa vai parar.
Mas pode não ser nada bonito.
E entristece-me muito.
A ignorância, os factos parciais, distorcidos, a imprensa omissa, conivente... o fogo para os olhos de todos... É tudo repugnante.


1 comentário:

  1. As estatísticas da criminalidade nos EUA não favorecem nada os negros: eles são os responsáveis pela maior parte dos homicídios no país e mesmo entre eles próprios. A suposta falta de oportunidades, a discriminação ou a exclusão social não servem como argumentos para a criminalidade.

    Os racistas na verdadeira acepção da palavra fazem uso do seu notório complexo de inferioridade para conseguirem sentir que são "gente". Ora, se, como já ficou provado, muitos desses negros abatidos pela polícia são tipos armados, com antecedentes criminais e que, na altura em que foram abatidos, esboçaram tentativas de resistir e retaliar fisicamente às autoridades, do que é que se espera? Que os polícias fiquem de braços cruzados e de preferência com um sorriso na cara para serem eles os abatidos pelos criminosos? Então para que é que servem os polícias??

    E que dizer dos polícias negros que também foram mortos... pelos criminosos negros? Racismo? Ah, não, talvez auto-genocídio...

    O que vale é que uma boa parte dos negros é consciente e não quer nada com estas coisas como o Black Lives Matter que, longe de ser pró-raça negra, está simplesmente a trair a própria raça negra.

    Seja como for, isto da tensão racial nos EUA curiosa e ironicamente adensou-se durante a presidência de um mulato, o Barack Hussein Obama. Não era suposto a eleição dele como presidente dos EUA ter sido um sinal de mudança para melhor, de harmonia, etc. etc.?? "Yes, we can" e tal? Ah, pois...

    A solução para os EUA? Mão de ferro. Mais autoridade para os polícias. Criminalizar esses grupelhos verdadeiramente racistas como o Black Lives Matter. Acho que o Donald Trump sabe o que fazer. Resta saber se os americanos também sabem ou não o que fazer, em breve, no dia das eleições.

    ResponderEliminar

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!