terça-feira, 12 de julho de 2016

Análise psicológica a Ronaldo (diploma tirado por correspondência)


Primeiro foi a cena do microfone.
Achámos piada. E desculpámos a atitude, responsabilizando a CMTV.

Mas foi ontem - só ontem, pelos pedaços que vi, que comecei a formar uma opinião sobre Cristiano Ronaldo.


Durante o direto do jogo vi Ronaldo a esbarrar contra o treinador. Não sei se foi na ocasião do golo, em que ele quase quebra o homem. Esse vídeo eu vi depois. A cena que vi acho que foi outra e pareceu intencional. O treinador avançou na frente uns passos, vagarosamente. Julgo que tinha as mãos atrás das costas. Ronaldo aparece, tem espaço para passar, mas esbarra nele intencionalmente, à bruta, avançando com o ombro para a frente.

Imagem do vídeo abaixo, a referida acima não será esta

Como não entendo de futebol, fiquei na minha. Podia ser um código. Uma ordem para fazer algo. E por isso, mais uma vez, uma atitude recriminada em qualquer outra circunstância, é desculpada. 

No dia seguinte vejo este vídeo: 


https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=1116459991759876
https://www.facebook.com/dioguinho.o.noivo.encornado/videos/1340786839269562/ (maior)

Vão ter de o abrir no facebook pois não o encontrei noutro lado. De todos, é talvez o mais enigmático ou revelador. Vi e não gostei. Mais uma vez, notei malícia, intenção. Nem pareceu existir motivo. Mas mais uma vez, desculpa-se.

Só depois vi o vídeo que coloco abaixo. Vão ter de abrir o link, que vai dar à página. Não há NADA disto no youtube por enquanto. Estranho.


São as imagens que mostram Ronaldo a saltar na coluna do treinador, vergá-la e colocar-lhe todo o peso do seu corpo cada vez mais estranhamente musculado em cima. Tudo "à bruta", porque é assim que os futebolistas agem. Porque é assim que se comemora um golo. Porque não faz mal as diferenças de idade e de musculatura... Faz o mesmo às irmãs e à mãe. Foi a euforia do momento, da felicidade. 


Ronaldo teve de ficar no banco durante a maioria do jogo. Mas ele não foi humilde o suficiente para não saltar dali para fora, quantas vezes teve vontade, e se posicionar junto à linha de campo para emitir ordens aos colegas. Quando um se lesiona e sai do jogo, Ronaldo aparece, manda-o voltar a entrar. Comporta-se como aquele que decide tudo.

Mas mais uma vez, desculpa-se. Tenta-se compreender. É a final, que vai decidir quem vai ser o campeão europeu. É um título. E títulos é o que Ronaldo mais almeja na sua vida, são a sua maior ambição. 


E que tipo de homem será aquele que quer tanto, mas tanto, ser o mais premiado? O melhor? O idolatrado? Aquele que tem um museu de si mesmo? O que é que este tipo de ambição/obsessão faz a alguém assim, principalmente quando contrariado?

É Ronaldo um doido com cara de anjo? Note-se a expressão inocente que faz, a olhar para o horizonte, após ter intencionalmente espetado no joelho do colega, à traição, algo que tem na mão, que faria sentido ser um objecto anti-stress


Ter ido para o banco fez Ronaldo saltar como um macaquinho irrequieto e ter atitudes agressivas. Foi um contratempo que não gostou. Tenho a certeza que as lágrimas derramadas não eram de dor física, tanto quanto eram de desgosto e mágoa por tudo terminar ali para ele.  


Ronaldo tem agora a bela idade de 31 anos.
Não perco o meu sono a pensar no que vai ser da sua carreira quando os relvados se fecharem. Mas ele deve perder. E ter tudo calculado. Porque na ausência de cálculo... O que ficar sem rumo faz a uma pessoa que sempre teve um objectivo, uma obsessão? Tem de encontrar outras.


Ronaldo cada vez muda mais a sua aparência. Embora as mudanças não se tornem evidentes, porque não o fazem mais atraente, estão lá. Fico a pensar o que é que ele anda a tomar para ficar com mais músculo do que nunca. Será que vem daí uma propensão para tantos saltos e agressões? Sim, porque eles tomam muita coisa. Têm controlo de dopping mas também sabem fazer das suas «Lances Amestronguices». Acho que injectou botox na testa ou já partiu para o lifting mesmo, porque as rugas que sempre ali teve que ao menos lhe conferiam um ar natural e não de boneco de cera, desapareceram. 

Não sou de endeusar ninguém. Nem de julgar sem conhecer. Mas pode-se presumir, com base em alguma coisa. Interrogo-me apenas se estas atitudes podem, de alguma forma, serem contextualizadas num quadro de normalidade, ou se são um pequeno indicativo de sérios problemas a precisar de uma séria atenção. 


Parafraseando as únicas palavras soltas por Irina Shayk após a sua separação do «craque»: "Ele não era a pessoa que eu pensava que ele era".

12 comentários:

  1. Olha por acaso fartei-me de rir quando ele deu um murro no joelho do Adrien porque não me pareceu intencional e o outro jogador até riu-se ahaha
    Agora na parte em que ele salta para cima do treinador e pior, quando fica na linha lateral a dar ordens aos colegas, achei mal. Se ele quer se armar em treinador, espere que a carreira acabe. Não é o que a maioria faz?

    Parece-me que os tratamentos de beleza têm surtido algum efeito porque a pele e o cabelo estão melhores do que quando começou. Claro que bonito nunca vai ficar mas ao menos fica mais apresentável.

    Dizem que quer ser actor e se o talento para representar for igual ao da irmã a cantar, oh god! Vou ter de prestar atenção a todos os filmes que ele entrar (só a ideia aterroriza-me) para evitá-los e não ter surpresas desagradáveis.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podem ser situações de brincadeiras entre eles que assim ficam descontextualizadas. Mas serão? Fica a dúvida.

      Actor????
      Surpreenderia-me muito. Deve ser uma daquelas notícias falsas da CMTV Kkkkk

      Eliminar
    2. Pois isso se é brincadeira ou não, não sei.

      Quanto à noticia dele ser actor, não é boato da cmtv infelizmente. Diz ele aqui neste site que já teve convites (tremo só de pensar em tal coisa) mas que não tem tempo. Um dia quem sabe?

      "I am sure that sooner or later I will be in a cast for a film, no doubt. But to play a small role to start, to pick up experience. Then to shine more in the future." - diz ele.


      http://www.espnfc.com/blog/the-toe-poke/65/post/2813438/cristiano-ronaldo-wants-to-be-an-actor-after-he-retires

      Eliminar
    3. Ahaha! Nunca, nem num milhão de anos ele conseguirá ser ator. Teria sido mais difícil que ser o melhor jogador de futebol do mundo! :D

      Ele pode até trabalhar como ator, mas jamais será um. Mais depressa seria capaz de virar JORNALISTA - coisa que abomina, ou COMENTADOR DESPORTIVO no canal CMTV; Kkkkk

      Eliminar
    4. Ou pior: Pode virar POLÍTICO!!!!
      E ser o próximo "Jardim" da Madeira...

      A sério, espero que "ele" não leia isto porque acho que ia agradar-lhe bastante e ia perseguir a política com a mesma desmesurada sede do futebol. E o que é ainda PIOR e assustador: saberia comportar-se em polícia, para parecer uma coisa e ser outra, para mentir e fingir... caramba, para usar de recursos pouco éticos... Nossa. Até agora não tinha tido uma visão tão assustadora quanto esta dele ingressar na política!!

      Eliminar
    5. Shiuuu não lhe dês ideias! Se ele ouve é capaz de candidatar-se e sabes o pior? ia ganhar de certeza!

      Eliminar
    6. A sério que a ideia surtiu calafrios pela espinha e uma alarmante inquietação... Shiuuu! Ele que vá para actor, usar a sua fama para participar em pequenos papéis e anúncios... É melhor, é melhor :D

      Com a personalidade dele se se apanha na política vai adorar. Pelo desafio e pela simples razão que na política continua a ser o centro das atenções e seria só ele a mandar. E mantinha a corja de fiéis cegos... Ia proporcionar-lhe aquilo que almeja mais do que o dinheiro: o poder.

      E lá vinha mais uma estátua...

      A representar jamais obterá isso, porque, se for a sério, vai encontrar um mundo complexo, feito de esperas e sacrifícios, em que muitos mandam e não costuma ser o ator o todo-poderoso Kkkk

      Ele que faça comerciais a margarina ou a shampoo anti-caspa. Está óptimo e sobra-lhe tempo para os amigos :D

      Eliminar
  2. Sinceramente não acho que tenham sido coisas feitas com o intuito de ferir ou magoar alguém tirando aquela do microfone da CmTv. Não o estou a defender, mas qual a pessoa que festejando ou reagindo com emoção a qq coisa já n teve atitudes semelhantes? Bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É a minha dúvida. Sou ingénua mas não quero ser tanto assim. Será que se pode incutir todas as atitudes aqui demonstradas como algo inocente típico do mundo do futebol ou algumas são maliciosas? Afinal, é do mundo do futebol chocar com o adversário e dar-lhe uma canelada... nada é assim tão inocente.

      Eliminar
  3. O murro no joelho de Adrien foi pacífico. Já os empurrões a Fernando Santos têm outra leitura. 1/3 como que a 'acordá-lo', 2/3 chamada de atenção dispensável.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois... gestos de "camaaradagem" do universo futebolístico. Mas o murro no joelho pacífico? Porquê? Brincadeira entre os dois? Não foi um murro com a mão, segurava um objecto que ele espetou no joelho do colega.

      Eliminar
  4. Futebolisticamente falando, prefiro o Lionel Messi ao Cristiano Ronaldo.

    Como pessoas, nem um nem outro.

    Depois das cirurgias feitas, o Ronaldo é a prova provada de que não existem bonitos e feios: existem é ricos e pobres.

    ResponderEliminar

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!