quarta-feira, 13 de julho de 2016

Será que é desta que o IEFP terá alguma utilidade?


Novas alterações no funcionamento do IEFP estão para ser implementadas. Acabam as apresentações quinzenais, que obrigavam os desempregados a deslocarem-se ao Centro de Emprego sob sanções de perderem o direito ao subsídio e a inscrição. 

Foi algo que sempre me revoltou - essas sanções, que para mim eram mais coações. Uma autêntica ameaça, para quem já recebeu e leu uma dessas cartas convocatórias que em duas linhas indica a data e hora de um ajuntamento e noutras quatro enumera as punições: caso a pessoa não compareça, a inscrição fica imediatamente anulada e por 90 dias o desempregado não pode voltar a inscrever-se.


Esta sanção/coasão/ameaça ainda está em vigor. As mudanças vão ocorrer dia 1 de Outubro (há que dar descanso aos que vão de férias) e aplicam-se aos desempregados subsidiários.

Ora, eu nunca fui uma desempregada subsidiária, a pesar de ter trabalhado vários anos consecutivos. Era trabalhadora independente e a mudança da lei do subsídio para esse tipo de trabalhador era uma promessa e uma  miragem que, quando implementada, já chegou tarde para mim.

E talvez por estar abaixo dos baixos, o IEFP nunca me serviu para nada. Só para fazer nascer esperanças goradas. Por mais que insistisse ou demonstrasse interesse, por mais que alterasse a minha inscrição e ampliasse as áreas de interesse, por mais que lá fosse inscrever-me para realizar formações de qualquer espécie.

Tudo o que consegui realizar, fiz-lo à parte de qualquer contributo do IEFP.

(Chega sempre tudo tão tarde para mim... Até parece bruxedo).


Bom, mas qualquer mudança sempre é melhor do que deixar as coisas como estão. É ofensivo! Estas mudanças sempre são melhores do que se continuasse o fracassado sistema implementado. E todos a assobiar para cima, a fingir que não notam na sociedade, no mercado, as consequências das lacunas e inutilidades do sistema. É ofensivo para as pessoas que o procuram e nele depositam fé e repressor , por erradicar o optimismo de quem está em baixo a tentar condizir a sua situação a bom porto. Parece que estão a brincar com a vida das pessoas desempregadas. Como já disse uma vez, o IEFP não passa de um centro de estatística


Desejo mesmo que as referidas mudanças surtem efeito visível na vida dos desempregados. Mas tenho sérias dúvidas que, na prática, isso aconteça. Acabam as apresentações quinzenais, mas não as convocatórias. Acaba a estupidez sem sentido de impedir o desempregado de se manter inscrito e o punir com o impedimento de voltar a inscrever-se durante um mínimo de 3 meses! Como se ficar 3 meses com essa porta fechada não fizesse qualquer diferença no orçamento familiar, nem contribuísse com um bom empurrão para um abismo de desespero. Desempregado não é leproso, não é criminoso! Se fosse, talvez até lhe dessem uns trocos... O que o IEFP ainda faz ao desempregado - pois por enquanto tudo se mantém, é puni-lo severamente, como se não tivesse valor algum. É desumano. 

 As novas alterações vão impor um "plano personalizado". Até 15 dias após a inscrição num Centro de Emprego, é elaborado um Plano Pessoal de Emprego. 


Ora, eu tenho cá para mim que isso é apenas mudar o nome ao que já faziam aquando o acto de inscrição: actualizar a ficha de dados. Tomara que seja algo mais, mas até ver, reservo o direito, ganho a duras penas e a chapadas na cara, de manter o meu cepticismo.

Outras medidas passam por:

  • a atualização e revalidação desse plano;
  • sessões colectivas de carácter informativo;
  • sessões de procura de emprego acompanhadas;
  • programas de apoio disponibilizados pelo Instituo de Emprego e Formação Profissional (IEFP);
  • desenvolvimento de competências e “sessões regulares” de atendimento personalizado.

1 comentário:

  1. Também penso assim:
    _Ora, eu tenho cá para mim que isso é apenas mudar o nome ao que já faziam aquando o acto de inscrição: actualizar a ficha de dados. Tomara que seja algo mais, mas até ver, reservo o direito, ganho a duras penas e a chapadas na cara, de manter o meu cepticismo.

    Bj amigo

    ResponderEliminar

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!