quarta-feira, 16 de março de 2016

Como incluir entes que já partiram na tua cerimónia de casamento


Pode parecer uma ideia algo funesta, mas está longe disso. Afinal, quando é que mais nos recordamos daqueles que partiram, se não nos momentos mais importantes das nossas vidas? Quando se trata de uma cerimónia de casamento, a dor da ausência faz-se sentir mais. Deseja-se que o pai, a mãe, a tia, a avó, o irmão, a irmã estivessem ali, em carne e osso, para poder partilhar o momento.

Em algumas partes do mundo ocidental desenvolvido, começou-se a adoptar novos hábitos para incluir os que partiram na cerimónia de casamento. Aqui ficam umas ideias. 

O velho medalhão com fotografias

Nunca sai de moda. E se não lhe apetecer carregá-lo ao pescoço, existe sempre o alfinete. Se ainda assim tal não agradar, que tal adoptar o medalhão a uma pulseira?

Algo novo, algo emprestado, algo azul...

Aqui tudo é possível. Se o falecido for homem e tiver botões de punho, que tal usá-los? Uma mola para gravata, uns brincos, um adorno... Se o falecido tinha algo azul, fica sempre bem incluir um pedaço de tecido dessa cor na indumentária da cerimónia. 

Palavras com significado cozido às roupas

Tanto serve para o noivo quanto para a noiva. Se existe uma frase importante entre a pessoa que faleceu e a que vai casar, que tal cozê-la algures no interior ou exterior da roupa cerimonial, para que a saiba sempre ali, junto de si? Um retalho de tecido de uma peça igualmente apreciada também faz o mesmo efeito. 

Deixe o bouquet falar

Medalhões bem criativos, um pequeno adorno ao ramo de flores

O quadro da memória

Recorra a fotos e reserve um espaço para a presença e lembrança dos que estão ausentes.

O lugar reservado

Seja para uma só pessoa ou para mais que uma, uma cadeira, uma mesa ou qualquer outro espaço simbólico com flores, representa os ausentes de corpo, presentes em espírito. 

A música favorita

Tem de passar, aquela(s) música(s) especiais.
Explique aos convidados a razão do momento.

De corpo e voz

Tem imagens em vídeo? Reserve um momento para as recordar. No copo d'água, antes da refeição e no momento do discurso, mencione a importância dessas pessoas e deixe passar numa tela um minuto de imagens dos saudosos. Depois retorne à normalidade da cerimónia. 

2 comentários:

  1. Por vezes, no lugar de coisas estão os animais, como os gatos. O dono, que é pai ou avô, parte, mas fica o seu gato que é depois visto como os seus entes queridos como a continuação da sua estadia na terra.

    ResponderEliminar

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!