quinta-feira, 3 de março de 2016

Os filmes que NÃO vão aos Óscares


Fala-se muito sobre filmes na altura dos Óscares.

Surge a lista dos nomeados à estatueta dourada e começa-se a conjecturar: Qual o favorito? O melhor ator? O melhor filme?

Eu aconselho as pessoas a procurarem filmes que não tenham chegado à lista dos nomeados. É sempre uma surpresa quando se procura fora do circuito de filmes "restritos". Filmes que tenham andado em festivais ou filmes pouco divulgados.

Nos últimos tempos tive essa experiência. Após um rol de maus filmes, encontrei dois que me surpreenderam. Ambos são thrillers/suspense e são de 2015. Um chama-se "Carro de Polícia" (Cop Car) e tem Kevin Bacon como um dos protagonistas. Já saiu em blue-ray. 


Pela sinopse uma pessoa talvez não lhe ache piada, pelo começo também não. Mas assim que se percebe o que está a acontecer, o filme revela-se uma maravilha. Ora uma pessoa diverte-se, ou fica apreensiva e extremamente receosa que uma catástrofe vá ocorrer. Fica-se com o "coração na boca" grande parte das vezes. Quem é o bom e o mau? - é a dúvida. O final pode desapontar aqueles que gostam tudo preto no branco, mas recomendo: procurem ver Cop Car. Incríveis prestações, bom texto, boas viradas na trama.

O mesmo posso dizer do filme "The Gift" - O presente. Com Jason Batman como um dos atores, tem também Joel Edgerton, que é igualmente o autor e realizador do filme. 
A história às tantas é previsível - eu pelo menos cheguei lá com bastante antecedência - mas isso é fruto de ter visto muitas histórias para entender as dicas mostradas e interpretar o que significam. Em nada desmerece a realização, o ritmo como a trama é contada e nos envolve. Mas é um thriller bem feito, o que por si só é um feito, já que se torna comum usar sempre a mesma linguagem para contar uma mesma história. 

Há mais tempo vi também Coherence - que traduzo para coerência. É a história melhor realizada que vi na vida! Os movimentos da câmara com timming dos atores é de causar inveja. As atuações são totalmente credíveis, soberbas. Uma dádiva. A história também é boa. O final não é claro e para mim foi despontante. Estragou tudo. Mas recomendo.

Não recomendo - aliás, afastem-se mesmo de filmes como "San Andreas", "Paper Town" que é pior que péssimo e está «taco a taco» com "Exposed", com Keanu Reves. Estes filmes de 2015 não são maus... são piores que isso. Fujam!

E se 2016 mal começou, muitos ainda estão para vir. Um que criou expectativas, já passou pelos festivais Europeus e não sei se alguma vez já cá chegou é "As sufragistas", com Meryl Streep, terminado em 2015. 

Não sei se é bom, ainda não o vi, a academia nem o nomeou. Mas só pelo tema - que a meu ver merece mais destaque no universo de Hollywood, chama muito a atenção. A verdadeira batalha da mulher pelos direitos mais básicos tem servido para fazer piadas de mau gosto e diminuir todas as mulheres, que é o uso que hoje mais gostam de lhe dar. O tema merece ser reconhecido pela força da luta por uma igualdade, pelos nomes de algumas heroínas, pelas suas conquistas que hoje tomamos como garantidas mas que há bem pouco tempo nem existiam. Espero que valha a pena.

Muitos atores de gabarito acabam por fazer filmes que não ganham tanta projecção or parte da academia, mas têm bom conteúdo. Nem por isso estes fazem boicote aos óscares, rssss. 

Já viram algum destes? Do que viram, o que recomendam?

2 comentários:

  1. Não vi nenhum desses e olha que eu vejo muitoooos filmes.
    A verdade é que nem todos os filmes que são nomeados aos oscares valem alguma coisa. Nestas coisas do cinema, há muito jogos por trás dos panos e as nomeações são para lá de suspeitas. Normalmente não vejo os filmes nomeados a não ser que goste dos atores. Este ano só vi o Departed com o Di Caprio e o meu queridoooo Tom Hardy (mais por causa deste ultimo) e o Danish girl por curiosidade mesmo.
    Ah e filme que tenha o meu Keanu já pode contar comigo! ahahah

    ResponderEliminar
  2. A máquina por trás dos Oscar é acima de tudo uma grande máquina publicitária.
    Os cultores do cinema, os cinéfilos, procuram filmes mais puristas.
    Por isso mesmo também mais fora do circuito comercial.
    Bfds

    ResponderEliminar

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!