sexta-feira, 18 de março de 2016

Cartomância, videncia e afins

Fui parar a um site de cartomancia gratuita. Por curiosidade e pesando bem as coisas, decidi preencher o formulário, de modo a obter a dita-cuja. Concluída a tarefa surge de seguida a informação: "confirme já no seu email o link que lhe enviamos" e surgem os logotipos de três serviços de email - certamente para facilitar o acesso.


Vai que já tinha o email aberto pelo que não carreguei no supostamente inofensivo link. Não recebi qualquer contacto. Acho que isso só acontecia se carregasse naquele link. Hoje em dia sabe-se lá o no que nos podemos meter com um simples pressionar de um botão.

Alguma coisa aquele site precisava ganhar com aquilo - e não eram apenas os dados. Julgo que algo ia acontecer ao carregar no link. Provavelmente me conduziria a uma "página não encontrada" ou até mesmo ao próprio login do email. Mas o que viria junto é que não se sabe! Spyware, virus...

Aquele site era bogus. Era treta.
Mas muita vez me interrogo onde andarão as pessoas que realmente têm uma sensibilidade maior para sentir as energias dos outros. 


Esqueço isto e saio do google crome para outro servidor de internet. Entro no facebook. Subitamente reparo, no separador ao lado, uma publicidade a um «espaço holístico» que promete tudo e mais alguma coisa.

E fico a pensar no quanto as palavras-chave inseridas nos motores de busca, o próprio percurso de links que seguimos na internet vai informar à velocidade relâmpago todos os «parceiros» na internet. É que estava noutro servidor... fui para outro e a pesquisa que fiz num, surge em publicidade no outro.

Por vezes sei o que outras pessoas pesquisaram na minha ausência, porque reparo nas publicidades e sei que são temas de seu interesse.

A internet tem pouco de privado. Ainda bem que ainda se pode ter alguma ilusão de privacidade. 

1 comentário:

  1. Enquanto vivemos nessa ilusão estamos bem. A verdade é que tudo o que fazemos na net é analisado e usado contra nós lol. Acontece-me muito estar num site a ver um produto e depois esse mesmo produto aparece nas sugestões de publicidade no facebook. Está tudo ligado!!!

    ResponderEliminar

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!