Metereologia 24 h

quinta-feira, 22 de janeiro de 2026

Abril está mesmo ao virar da esquina

 

Isto é uma pequena amostra do que encontrei hoje ao ir às lojas pela primeira vez desde o Natal. 



OVOS da Páscoa a perder de vista, múltiplas decorações pascoalinas, desde saquinhos com orelhas, a coroas, a barris para sumos em formato de ovo, velas com orelhas de coelho.... 


E, claro muita coisa também forrada de vermelho, cor do amor, corações, roupa, brinquedos, rosas, chocolates, biscoitos... pois antes do coelhinho da páscoa, vem aí o são Valentim! E não esquecer o dia da mãe que no reino Unido deve ficar ali a competir com o coelhinho.

Até parece que estou a descrever aquele anúncio televisivo da década de 80, sobre as figuras de Natal de chocolate que vão no comboio...

"Primeiro, veio o São valentim. Depois, o coelhinho. E depois veio a mãe... Nã, não! O coelhinho vai com a mamã no carro para comprar presentes no supermercado"!



Por aí em Portugal, o comércio também já chegou a este ponto com tanta antecedência? Estou curiosa. É que aqui no Reino Unido é infalível: mal acaba uma «onda» de consumismo, começam logo a invasão de outra. Que nem um tsunami. 

Será que isto deriva de uma extrema necessidade por falta de mais para oferecer e pouca procura? Será consequência do Brexit?


Fico com a sensação de estar a presenciar um dependência desconcertante, como se um drogado desesperado tivesse no comando de todo o comércio e precisasse de arranjar formas de meter o seu consumidor sempre a consumir. Porque ao fazê-lo gastar dinheiro, está a saciar a sua gula por riqueza ao mesmo tempo que os está a tornar em consumidores viciados. O termo correto é Onimomania. 

É. Acho que todos nós de uma certa forma somos uns "drogados". Conduzidos a vícios pela sociedade consumista e gulosa por riqueza. Seja drogas, comida, jogos de computador a dinheiro ou compulsividade para compras. Apenas a substância do vício vai alternando. 



Sem comentários:

Enviar um comentário

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!