domingo, 27 de outubro de 2019

Mais uma indirecta da mais-velha


Eram quase 21h da noite. Fazia talvez 30 minutos que eu havia passado pela sala, frente ao cu sempre sentado no sofá da mais-velha, segurando um prato com comida feita no microondas: arroz seco com um bife seco. O andar de baixo estava gelado, ela tinha roupa colocada em cima de cada radiador, mas estes estavam desligados. Vi a janela da cozinha aberta e fechei-a. Percebi que, excepcionalmente, abriu a janela para ver se o intenso cheiro a comida desaparecia depressa. Assim que saí do quarto no piso superior fui agredida por esse odor. Naturalmente, ela abriu a janela para que este desaparecesse. Não sei como uma pessoa que só usa uma uma frigideira é capaz de cozinhar de forma a deixar cheiros tão intensos e duradouros. De todas as ocasiões que proporciona para que aquela janela seja aberta, é raro que a abra. Escolheu logo a pior altura: uma noite muito fria. A sala estava gelada. O cheiro? Nem por isso estava a desaparecer. Se ela ligasse o exaustor que o senhorio concertou por algum motivo (para ser usado) não teria de se preocupar tanto com o cheiro DEPOIS. O exaustor suga os odores, sendo o melhor aliado para que este não fique impregnado nos tecidos, na mobília, não permite que a gordura se agarre por todo o lado.


Então a senhora perfeição, que só faz tudo bem e nunca erra, não sabe ligar o exaustor?


Mas dizia eu, fazia cerca de 30 minutos que havia passado diante dos olhos dela com o prato de comida feita no micro-ondas - o único eletrodoméstico que uso para me alimentar.

A esta hora da noite, sabendo muito bem que eu estava acordada - podendo falar comigo se quisesse, decidiu deixar uma MENSAGEM no CHAT do grupo. Ora, eu sei bem que tudo o que ali é escrito visa somente uma pessoa: EU. E visa principalmente indicar ao senhorio que algo não está em conformidade, "sugerindo" um responsável. 

A mensagem que escreveu diz assim:

Pessoal, limpei o microondas para evitar sujidade salpicada tão má, cheiros nojentos! Por favor usem película para cobrir a comida quando cozinham/aquecem. Obrigada


Respondi: Como deves ter reparado, uso pratos duplos. Nada de salpicos aí. E lavei o prato do micro ondas ontem de noite por causa de cheiros. Mas obrigado por limpares o resto.


Resposta dela, à qual obviamente não dei mais trela:
Os pratos duplos saltam e não previnem a sujidade. O cheiro era horrível

Já estava a incutir a responsabilidade em mim. Porra! E usa adjectivos altamente exagerados como mau, nojento, horrível. Cheiro a comida depois de se usar o micro-ondas é inevitável. A comida vai de crua a cozida em cinco minutos! Mas o bom é que os odores são tão rápidos a desaparecer quanto é rápido o cozinhar. Se cheiro de duração temporária da comida no microondas é para ser apelidado com terríveis adjectivos, então o que dizer dos cheiros dos seus cozinhados? Que naquele preciso instante estava tão forte, tão intenso, tão duradouro, ainda que a janela tenha sido aberta? E que logo a seguir ficou ainda pior, porque alguém decidiu usar o forno? O cheiro cá em cima é de lascar!!

Ela cozinha ao final da tarde e tanta vez na manhã seguinte os odores ainda se fazem sentir no piso de cima. Já me aconteceu tanta vez acordar de madrugada, receber aquele odor a comida como um murro aos sentidos, e não conseguir voltar a adormecer devido a isso. Até já cheguei a espalhar ambientador, para ver se cortava ou eliminava estes odores, tão persistentes, tão invasivos. 


No microondas, com dois pratos, a maioria do odor fica selado, só é libertado quando se remove a tampa. E isso faz-se FORA do aparelho. Não que tenha problema que se liberte no interior, afinal, não dá para usar o microondas removendo o cheiro dos alimentos cozidos! É para isso que o microondas serve: para cozinhar! E cozinhar sem deixar cheiro? Opá... estes italianos são varridos da cabeça. São mesmo o tipo de gente que pensa que a merda deles é perfumada

O frigorífico está sujo nas prateleiras que não são minhas. Eles deixam alimentos abertos, como frutas e vegetais, sem os cobrir. Nunca os vi armazenados em caixas plásticas, ou sacos próprios. Ficam abertos, meio consumidos, expostos ao ar, a deitar cheiro... Algum deles escreve mensagens a dizer que o frigorífico tem um odor terrível, horrível e que fica com bactérias e pede para que tenham consideração pelo todo

Já aqui falei que tinha ovos num cantinho do frigorífico e que deixei a caixa vazia porque pretendia meter lá mais ovos. Pois nem 12h se passaram e a caixa tinha desaparecido. Aconteceu duas vezes. Agora o espaço já não está disponível, claro. Está cheio de merdinhas que uma italiana gosta de lá meter e deixar lá ficar por meses. Na realidade, agora estão lá duas metades de cebolas, mais um pedaço de uma terceira. E querem vocês saber: a cebola está coberta com película, por causa do intenso cheiro que toda a cebola deita?

NÃO!!!


Faz para aí umas três semanas que a primeira metade de cebola foi ali deixada. Agora apareceu outra. É que ainda por cima, não vão usar aquilo. Se usassem, teriam usado a que já estava aberta, não iam abrir outra e juntar a metade à metade que já lá estava.


Esta italiana que mencionei - a mais nova, foi embora deixando uma lata aberta de coca-cola na sua prateleira, com a curiosidade de ter um pedaço de guardanapo dentro. Será que pensa que evita que perca o gás? E por quanto tempo era suposto fazer isso? É que a lata ainda lá está. Agora sem o papel. Também deixou uma caneca e lembrei-me de espreitar: ou melhor, de fotografar/filmar. Registar a realidade que, por alguma razão fantástica, escapa aos olhos desta máfia. Dentro da caneca estava um restinho de café. A sério??

Ela ficou uma semana sem aparecer e no retorno vai beber aquele restinho de café? De coca-cola? Usar a cebola?

Mas quando chega a altura de fazer queixinhas no grupo sobre limpeza ou hábitos na casa - este tipo de mensagens nunca aparece. Porque será?? A porcaria e a desarrumação está por todo o lado, só é preciso olhar. A bancada da cozinha quase que não se vê. Cada qual tem um armário, mas gosta de espalhar tudo ali. Menos eu. 

A mais-velha tem todos os cantos da cozinha ocupados com merdas dela. Tem especiarias e garrafas VAZIAS espalhadas por toda a parte. A sério... ainda hoje, no WC, verifiquei que existiam 3 novos frascos quase ao pé da sanita. Quando lhes toquei, a leveza logo denunciou que estavam VAZIOS.



Ela colecciona frascos vazios! A sério... deve ter uns seis ou dez no WC, debaixo do lavatório da cozinha tem outros três ou quatro, perto das especiarias tem duas garrafas, uma de vidro outra em plástico com um pouco de água que já deve estar tépida e azeda, e em cima do tampo da máquina de lavar roupa, quatro embalagens vazias.

É coleccionadora!
Mas não vê isto como um hábito mau que pode ser incomodativo numa casa partilhada.


Só eu estou sobre escrutínio.
E sabem o que já não faço há coisa de seis meses?
Não uso o fogão. Parei de o fazer. Muito por causa do escrutínio a que me estavam a sujeitar - sempre à espreita, a ver se me viam aproximar para depois eles sujarem e eu ser responsabilizada. Mas também por eu só gostar de cozinhar quando me sinto livre para o fazer e sentir prazer. Até mesmo cozinhar em quantidade e partilhar - coisa que nesta casa é alvo de desprezo. Eles tornaram a experiência em algo indesejável. Só uso o micro-ondas, e isso, mais tarde ou mais cedo, tinha de se tornar no novo alvo. Até demorou.

Não sou a única a usá-lo em exclusivo. Mas eles podem alegar que sou. A mais-nova, que o usa amiúde e não é de limpezas, foi quem o usou agora depois de mim. E como a outra viu-me a usá-lo por 5 minutos...  Dois contra um. Começa o filme.

Eu também não gosto quando é ela a usá-lo! Principalmente quando deixou queimar algo ou deixou a tampa da porta toda salpicada. Mas vou escrever mensagens sobre isto no chat? Não. 

E se tiver que mencioná-lo por achar necessário, sou o tipo de pessoa que aguarda que a outra chegue a casa, espera o momento certo e fala-lhe na cara, numa conversa que se quer amigável e não conflictuosa.


Tenho muita falta de sorte com o tipo de pessoas que atraio.
Ou então, sou eu que despoleto nas pessoas a vontade de mostrar o seu lado mais perverso.
Acho que o problema está em mim. Mas não consigo concertá-lo.

É que o problema pode ser a forma como sou... Aparento ser séria, zangada, quando não estou a sorrir. Mas sou «boazinha». Tolerante.

E não vejo problema nisso!!

Porém sofro tanto, chiça.
Gostava que todo este tipo de gente se afastasse de mim e gostava de atrair somente gente boa. Boa, no âmago, não nas aparências.


PS: Mas não quero que os meus posts sejam só sobre isto. Programei um para amanhã, que é dos "parvinhos" ehehe! Porém, oculta e deixa exposto muita coisa. Só eu saberei, claro. Tenham uma boa semana e façam o favor de ser caridosos! 

1 comentário:

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!