sábado, 12 de outubro de 2019

Italienísse


Estava na paragem de autocarro a aguardar o mesmo. A espera foi longa. Quando cheguei já lá estava uma mulher na casa dos seus 50 anos. Loura, olhos azuis. Após perceber que eu estava a exasperar com a espera, virou-se para mim e começou a falar.


Em italiano!

Disse-me que tinha perdido o autocarro número cinco por apenas uns segundos, que fez sinal ao motorista para que ele esperasse mas ele arrancou sabendo muito bem que ela estava perto e sem se incomodar. Falou que os três autocarros estavam atrasados, mais valia ter ido a pé até casa para trocar de roupa e seguir para o seu segundo emprego... falou, falou, falou... sempre em ITALIANO.


Uma loura de olhos azuis... 
Podia esperar romeno, até mesmo inglês. Estava longe de imaginar que era italiana. 
É como uma praga. Sério.

Não deixa de me espantar como estes italianos expressam-se na sua língua e esperam que os outros os entendam. Existe algo deveras arrogante nesta presunção. De que a língua italiana é tão falada no mundo quanto a inglesa... Ela não parou de falar em italiano e nem pareceu espantada ou grata por compreender o que me dizia. Para lhe responder, não consegui elaborar uma única palavra decente. Apenas "si" e complementos do que me dizia. Para o final lá me lembrei de dizer "ai arrivato" - mencionando a chegada do veículo que ambas esperávamos. 

O meu italiano falado é para lá de medíocre. É inexistente!
Mas a compreensão... 

Viver nesta casa cheia de italianos e percebê-los a falar mal de mim comigo presente vem sempre à lembrança. 
Italianos!!

2 comentários:

  1. Porque não lhe respondeu em inglês, ou até em português?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria. De início nem percebi que me falou noutra língua e respondi-lhe em inglês. Ela não reagiu. Acho que não entende ingles. O que não a impediu de falar em italiano. Não pareceu grata ou surpreendida por a entender.

      Eliminar

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!