domingo, 17 de março de 2019

Para combater a INSÓNIA (novo remédio)


Têm dificuldade em cair no sono? Acordam com facilidade?

Há quem use tampões nos ouvidos. Há quem tome soníferos. Há quem beba leite morno... Tentei todos esses, sem grandes eficiência (para que saibam o mais eficaz ainda é o «famoso» leite morno*)

Há quem adormeça todas as noites com a TV ligada. Costumava sentir algum incómodo com esse método. 

Hoje dou por mim a usar o computador para esse fim. Sim, adormeço com muita parnafenalha electrónica ao meu redor. Descobri que não é o som de qualquer programa televisivo que pode funcionar. Usar o youtube é diferente de usar a TV, que nos intervalos publicitários brinda os nossos ouvidos com decibéis mais altos.

Ora, por incrível que pareça, costumam ser vozes a relatar casos de investigação criminal as que me "caem" melhor. Lendo os comentários deixados nesses programas, percebe-se que esta prática é muito comum. Existe até consenso: a MELHOR voz (e tenho de concordar a 200%) off que alguma vez existiu foi a do locutor americano Peter Thomas


Aqui está um exemplo do seu trabalho. Ele foi o locutor da série Forensic Files e a sua voz a relatar coisas desagradáveis soa ao mesmo que escutar uma história infantil contada a crianças. Agradável, serena, perfeita. Ao mesmo tempo, não deixa de ser perfeita também para a função que está a cumprir. Esta voz costuma ser aquela com que vou entrando no sono. Já vi todos os episódios repetidamente, mas a percepção de familiaridade não se sobrepõe ao prazer da sonoridade. 


Porém, este método de deixar o Youtube ligado também pode causar um efeito contrário. Por vezes as vozes entram dentro do cérebro já adormecido e interferem com o descanso. Acaba-se por acordar. E no cérebro, parece que estão a "martelar" as mesmas frases, com a sensação de "já ouvi isto antes".

Mas hoje vim aqui revelar que encontrei um novo remédio dentro da mesma linha, muito mais eficiente. Apareceu ao acaso, pois adormeci com scketchs de comédia do SNL e fui acordando com vozes serenas que me puseram novamente a dormir. Sabem o que foi? Uma discussão do Comité Judicial no Senado Americano! Ora oiçam lá:

Vou passar a usar este video para adormecer. Como falam todos com calma, serenidade, respeito... o assunto ia entrando, mas o sono também. Coisa estranha!



 * (Leite gordo. Água disfarçada de leite não resulta)

5 comentários:

  1. Bom eu é raríssimo ter insónias. Durmo poucas horas, entre quatro a cinco e levei mais de 20 anos a dormir três, mas quando adormeço, só uma dor muito intensa me acorda.
    Abraço e boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tenho isso tudo, Elvira. No fundo, são padrões irregulares de sono. E tudo o que sai fora da norma estipulada por algum perito (8h seguidas) é considerado a-normal. Mas será? Faz sentido dormir horas consecutivas no tempo em que não havia electricidade para desregular os horários. Hoje em dia com tanta invasão electrónica, toda electricidade-dependente, como podem os nossos organismos regerem-se por padrões de ancestralidade? Se calhar deviamos todos apagar as luzes cedo ehehe.

      Exemplo: hoje acordei cedo (antes das 6), fiquei desperta, andei na limpeza da casa, fiquei cansada e pelas 18h nem conseguia ler um livro, por isso adormeci. Saltemos para as 21.30h, quando acordo para ir ao WC (tive alarmes anteriores mas ignorei-os). Liguei a net no TM, fiquei uma hora a surfar nos emails de alerta de emprego, a tirar notas, a fazer cálculos... Depois um pouco de net-working (responder a mensagens, etc) e pela primeira vez em dois dias, liguei o computador (record absoluto) para espreitar o blogue. Quando volto a adormecer? Não sei. Mas quero ler um pouco mais o livro :)

      Saúde e folgo em percebe-la mais capaz para retornar à sua rotina de blogueira.

      Eliminar
  2. Portuguesinha
    começo por dizer que ADORO os seus comentários, a sério!

    Muito agradecida pela sua presença nos meus blogues.

    Vamos ao seu tema:
    Têm dificuldade em cair no sono?
    Acordam com facilidade?
    Ora pois...
    por vários motivos eu caio à cama e apago em segundos...99% dos dias, lá acontece 1 dia no ano que estou mais eufórica e aí o sono não chega, mas...é com muita facilidade que adormeço.

    Acordo várias x por noite devido à minha bexiga, se não fosse isso...dormiria mais horas seguidas.

    Vamos agora a um dos seus comentários...
    é só elogios e isso faz tão bem ao meu Ego,
    fico-lhe muito grata, pois ando muito "em baixo" e isso dá-me um pouco mais de alegria!

    SIM na realidade eu gosto de fazer dessa forma...tudo com detalhes que explicam bem o processo.
    Seja para onde for, vou em busca de informação para MIM e também para todos aqueles que seguem os meus posts, porque colocar fotos SEM EXPLICAÇÃO...ODEIO

    O que é que não entendeu?
    SIM fui de avião para o Dubai e lá apanhei o barco no cruzeiro por 7 dias e se quisesse um pacote de acesso à net tinha que pagar 60€ e tinha 2,5MB
    e no alto mar era difícil o acesso por satélite
    daí que não paguei os 60€ e com esse dinheiro comprei uma excursão

    Está muito bem informada sobre os A380...
    pois não sabia disso que diz
    só sei que viajei apenas 1 x num A380 e aquilo mete respeito...é um monstro!!!

    Boa semana para si
    bjs da Tulipa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tulipa, quero que saiba que, noutro dia, fui parar a um site de um TURISTA PROFISSIONAL. O tipo é pago para escrever textos sobre viagens. Como o JAPÃO é um destino que muito me atrai (por acaso é um dos seus?) lá fui eu ler o que ele tinha para contar. Ele também explicava o roteiro da viagem etc. Mas sabe uma coisa? Não fiquei a saber coisa alguma! Aquilo que procurava NÃO ESTAVA LÁ. Fiquei seriamente a pensar porque será que não pagam a alguém como a Tulipa, porque o seu relato como viajante é bastante particular, único, genuíno. Aquele era formulático e deixava de fora emoções, percepções e muitos detalhes importantes também.

      Por isso quero que saiba que, para mim, a Tulipa tem capacidade para ser paga para viajar, eehe. Relatando do seu jeito, jeito esse que certamente ia atrair outro tipo de leitor. Você podia ser uma Cristina Ferreira das viagens! Os media que buscam jovens encantadores com muito seguidores como colaboradores é que ainda não descobriram este simples facto de que as aptidões para agradar as massas não têm idade. São uns imbecis, não têm visão, precisam de golpes de sorte ou de roubar ideias a terceiros. :))

      Ainda me roubam esta, se cá vierem parar :)

      Viajou "só uma vez" num A380? É quanto basta. Pessoalmente acho que nunca vou passar por essa experiência. Não tem importância não é algo que por agora ambicione, mas ainda assim, é bom quando podemos passar por todas as experiências agradáveis que estão ao nosso alcance.

      Entristeceu-me a sua confidência. Puxe-se para cima! E não permita que a empurrem para baixo. Centre-se nas boas coisas que tem. E faça ouvidos moucos a quem possa enviar energia negativa. Falar é fácil, bem sei, comigo é uma batalha diária. Mas acho que me recuperei um pouco nos últimos tempos... e só torço para que não me perca novamente. Difícil para pessoas com um elevado grau de resistência mas também de sensibilidade.

      Vou ficar expectante quanto ao seu próximo relato de viagem. Apareça, eu vou dando umas espreitadelas nas suas aventuras :)

      Parabéns por ser tão corajosa - não é todo o mundo que se aventura sozinho em descobertas. Já sabe... a maioria são "viajantes" do sofá ;)

      Excelente semana de volta para si.
      Bjs

      Eliminar

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!