segunda-feira, 3 de abril de 2017


Despertei tarde. E o meu pensamento imediatamente «voou» para o que decidi ontem e o que é viver nesta casa.

Primeiro as actualizações: Dois dias depois de ter ficado triste por ter perdido um bom quarto, barato, numa casa agradável mas menos bem localizada, soube por um email da senhoria que o indivíduo vai sair desta casa. 



A minha necessidade de mudar o quanto antes ficou assim alterada. Se ele vai sair, daqui a sensivelmente 15 dias, então eu poderei ficar. Como havia perdido o tal quarto e mais nada estava a aparecer, comecei a ponderar permanecer aqui, onde, pelo menos, já sei com o que contar.

É então que o telefone toca.
É o senhorio da tal casa. Disse-me que tem um outro quarto a ficar livre. Ainda não o havia publicitado, preferiu dar-me a possibilidade de escolha. Então ontem lá fui, visitar novamente a casa, para conhecer o «outro» quarto. Gostei. Quarto tão amplo quanto aquele que tenho agora. Mas ainda mais aconchegante. 




Mais uma vez só o senhorio pareceu estar em casa. Um Domingo e não dei conta da presença de mais ninguém. A rapariga que ficou com o quarto sobre o qual supostamente eu tinha prioridade, fiquei a saber que se muda hoje e é espanhola. Pareceu-me possível viver numa casa harmoniosa, com inquilinos que começam, quase todos, ao mesmo tempo a habitar o espaço. Assim nenhum se acha com «mais direitos» que outros. Tudo pareceu bom. Com excepções. 

Para lá chegar demorei sensivelmente 17 minutos a mais do tempo que imaginei. A «curta» caminhada senti-a longa. Cansei-me um pouco, devido à rua ser a subir e o sol estar forte. Se o meu trabalho não exigisse de mim um esforço físico que me cansa o corpo, tudo bem. Mas imaginei-me exausta a tentar chegar a casa o quanto antes e ter pela frente aquela caminhada. 

As lojas locais - das quais não detectei nenhuma útil, estavam fechadas. E a caminhada da paragem de autocarro até casa, mais longa e cansativa que a caminhada pelo atalho que vai dar ao centro da cidade. Ora, no centro já vivo eu. Se tiver que caminhar do centro para a casa pelo atalho todos os dias, o que implica ainda atravessar uma passagem aérea, se calhar mais vale ficar onde estou. Quando faço noites e saio de madrugada, como foi o caso de ontem/hoje, será seguro aquele percurso nocturno? 

Optei então por dizer que não queria ficar com o quarto. 

A localização é a principal razão de me querer manter onde estou. Ou se calhar a segunda, porque o facto de já estar acomodada pode ser a primeira. 


Eram cerca de 9.30 am quando acordei. Com barulhos do indivíduo que vai sair e todos os dias anda a tirar objectos aos poucos. A claridade imensa que entra pelas frechas dos estores e cortinados também tornam difícil o regresso ao sono. Por isso o meu primeiro despertar foi matinal, não tardio. É então que oiço um bater à porta. Como por vezes é na porta ao lado que se dá o toque, fiquei na dúvida. Levantei-me e espreitei à janela, mas nada vi. Porque as janelas de baía e o alpendre tiram a visibilidade e omitem a presença de qualquer um. Ao invés das pessoas darem a volta e sairem pelo portão, passam de alpendre em alpendre.

Bateram então nesta porta. Voltei a levantar-me para ir abrir mas a rapariga que dorme no quarto de baixo chegou lá primeiro. Fiquei a tentar perceber se a encomenda era para mim. Quando fecham a porta ao carteiro e vejo que ela deixa a encomenda, como é hábito, no móvel da entrada. Se fosse para mim, geralmente ela poderia dizer: "É para ti". Mas ao invés disso apressou-se a entrar no quarto, evitando qualquer contacto ou interacção.

E voltei a lembrar-me da outra casa.
Fiz uma opção. Que espero ter sido a correta. Tenho uma intuição que me diz que sim, fiz a melhor escolha. Foi então que decidi vir aqui contar as novidades e deparo-me com o comentário da Tuga em Londres - um blogue interessante que me fez uma visitinha. E diz ela: 

«De qq forma, devo dizer que isso de não teres ficado com esse quarto parece do melhor. Não confio nada em casas onde é o senhorio a mostrar a casa em vez dos flatmates porque isso significa que vais estar num ambiente em que cada um arrenda o seu quarto e passa a maior parte do tempo no quarto fechado evitando viver em comunidade com os outros flatmates. Esse é um ambiente muito estranho e totalmente desaconselho-o». 
Ora, a minha realidade é mesmo essa. Vivo numa casa onde os outros inquilinos passam a maior parte do tempo fechados no quarto evitando viver em comunidade com os outros flatmates. Se não era isso que pretendia ou imaginei ao vir visitar a casa - que me foi mostrada pelos flatmates por insistência da senhoria - essa tornou-se a realidade pouco depois de começar a morar aqui. Eu mesma praticamente fui forçada a agir assim após o que aconteceu antes do Natal. Estava nos meus planos sugerir fazermos um jantar colectivo. Até me enviaram o bacalhau de Portugal... Comprei decorações natalícias com o intuito de trazer para o lar um pouco da harmonia e espírito natalício. A realidade é que as decorações foram ignoradas assim como o email personalizado com desejos de feliz natal. 

A partir daí segui as «regras da casa».


Mas lamento que assim seja com a rapariga do andar de baixo. Porque com ela consegui ter conversas sem estarem relacionadas com a casa em si e falamos por muito tempo, naturalmente. Mas ela lá tomou a decisão de que não querer mais envolver-se com nenhum outro flatmate, sensação decerto reforçada pelo apreço que tem em viver na parte de baixo da casa. Diz ela que gosta muito mais, por não estar no meio da «confusão» (dos outros dois rapazes) e por ter mais liberdade de entrar, sair, trazer pessoas para casa, sem que isso dê muito nas vistas - já que todos costumam estar no andar de cima, nos quartos. 


3 comentários:

  1. Que tenha tomado a melhor decisão, e que tudo corra melhor daqui para a frente. Ninguém merece viver em mau ambiente
    Um abraço e uma boa semana.

    ResponderEliminar
  2. As experiências que tenho de dividir casa adquiri-as na faculdade e foram sempre muito divertidas. Numa casa morávamos 12 mulheres. ERa muito divertido! Boa sorte.

    ResponderEliminar
  3. Isso surpreende-me mas também me agrada. Por vezes são só 3 ou 4 e não se dão bem. É muito raro escutar que era divertido. Menos ainda com 12 pessoas numa cas so! :) Existiam quantas wcs? Tomavam banhos juntas para poupar tempo? :D
    Obg

    ResponderEliminar

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!