segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

Felicidade de emigrante


Começo a entender peculiaridades da vida de emigrante.

Quando vais viver para fora do país, ao regressares todos querem saber como estás. E tu respondes:
-"Estou bem".

Todos assumem que tens uma vida melhor lá fora e, por isso, talvez até sintam um tanto de inveja. 
Não vêm os sacrifícios, vêm o salário - que imaginam melhor que o deles. 


O que não vêm são as preocupações que não são reveladas. Não vêm as peculiaridades da vida de emigrante - o não ter casa própria, por exemplo. Quando apareces no teu país "fora de horas" pensam sempre que tens uma vida facilitada. Enquanto "eles" têm de trabalhar todos os dias. E tu, estás de "visita". Como consegues estar de visita? Deves ter um excelente emprego! E dinheiro para viajar... 

Não vêm a solidão. E quando fazes um amigo e o descobrem, parece que também isso os incomoda. Será por ser um sinal de ajustamento ou de felicidade? 

Algumas pessoas entram dentro do seu automóvel e, enquanto dirigem até as suas casas, ficam a pensar na vida sacrificada que levam. Um carro a pagar a prestações, uma renda de casa... e tanto trabalho. Ficam a pensar nisso enquanto tranquilamente adormecem nas suas camas, nas suas casas, com aquela sensação tão boa que é sentir que estás no teu cantinho.Vêm um emigrante e pensam que a vida deste não é tão sacrificada. 

Não vêm que não dá para ter automóvel a prestações, que a casa e o quarto onde vão adormecer não é só deles, é partilhada e não lhes pertence. Que tudo é provisório e incerto. E que o trabalho também é duro.  O dinheiro não lhes cai do céu. E o que têm de fazer para o obter, por vezes, é muito exigente. 

4 comentários:

  1. Em tempos pesquisei a vida dos emigrantes em França, os bidonville franceses, especialmente nos anos 50/60. Suponho que a emigração de hoje seja melhor que nesse tempo, mas de uma coisa tenho a certeza, não é vida de sonho, nem nada que eu quisesse para o meu filho.
    Um abraço e uma boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foram realidade muito duras e qualquer conquista foi conseguida com muito sacrifício.
      Abraços

      Eliminar
  2. Nem todos vêem a situação dessa forma. Muitos têm consciência das dificuldades de adaptação que alguns imigrantes/emigrantes têm, mesmo que tenham alguém que os oriente de início. E conseguem ver uma paisagem sem árvores de dinheiro. :))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, também tenho consciencia disso.
      Mas acho que no geral ainda se alimenta um pouco um estigma de ilusão. Os próprios emigrantes, há uns anos, contribuiram para esse conceito enraizar. Alguns chegavam a Portugal nas férias todos sorrisos (por obvias razões) a alugar casas de férias e a dizer que a vida lhes corria bem - mesmo que não fosse tão verdade. Criou-se uma ilusão superficial de que bastar ir para fora e os problemas se solucionam. Claro que, no fundo, sabem que não é assim.

      Mas é uma ilusão na qual ainda se gosta de acreditar.

      Eliminar

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!