domingo, 11 de fevereiro de 2018

Ainda sofro

Os olhos ficam com água, quando me lembro de como fui demitida.
Ainda me surpreende e sinto-o como um ferrão de injustiça vil.

As circunstâncias já as contei aqui, back then.
Mas quando percebo as implicações e as intenções dos envolvidos, sinto asco. Bílis devia sair do meu estômago, só de lembrar.


Calhou encontrar na internet sites a explicar quais os motivos que legitimam os empregadores a demitir pessoal com efeito imediato. Numa lista com uma série de motivos, não encaixei em nenhum! Mas muitos colegas que conheci pareciam encaixar na lista como uma luva.


"Ser capaz de fazer o trabalho mas voluntariamente recusar a fazê-lo" - eram logo todas as inglesas. Pelo menos duas dúzias de pessoas.
"Não ser capaz de fazer o trabalho" - mais umas duas dúzias de inglesas part-time estudantes.
"Ter um comportamento agressivo, de bulling e assédio" - eram logo uns tantos managers e team leaders.
"Roubar" - umas tantas colegas que "punham" ao bolso.
"Usar drogas ou aparecer bêbado" - mais uma vez, uns tantos team liders e pessoal de cozinha

E sou eu a que acaba demitida de forma tão vil? Opá. Sinto-me como Cristo. INJUSTIÇADO! 

É que este país tem leis para tudo.
Diz estar tão bem estruturado socialmente que seria de esperar que, com tanta lei, injustiça fosse algo que dificilmente seria recorrente na sociedade laboral. Mas passa-se exatamente o contrário! 


E são aqueles mais sacanas, que a "sabem toda", que se vão safando, sem fazer nada de muito bom, apoiando-se no esforço de outras pessoas, que dão o couro e o cabelo, para depois serem atropeladas por um comboio sem qualquer aviso. Ainda estou estupefacta por constatar o quanto este país e as suas leis são tão pouco eficientes para proteger os direitos dos menos favorecidos e das pessoas de bem.

Chego à conclusão de que, quanto mais "politicamente correto" for o país, mais injustiça acontece com os justos. E não é só por mim que falo. É a forma como sinto que as coisas estão legalmente estruturadas. O pretexto é sempre "a lei" mas essas leis parecem estar sempre a prejudicar aquele que se esforça e faz por as seguir. 

É um contra censo tremendo. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!