quarta-feira, 23 de agosto de 2023

Férias - a dor de cabeça

 
Desde as 2 da tarde até agora, 8 da noite, à procura de alojamento na Madeira, Funchal. Planeio uns dias de férias lá, mas como não conduzo e pretendo caminhar, tenho de escolher bem a área onde vou dormitar. Tem de estar perto de transportes e, ao mesmo tempo, ser silenciosa, agradável. Tarefa que, em seis horas, não consegui completar. 

Alguém por aí que seja muito viajado e conheça a Madeira - o Funchal em particular, pode dar umas dicas? Até encontro alojamento a rondar as 300 libras por uma semana. Inclusive pequenos estúdios de 25 m2, que me vão facultar uma outra necessidade: ser a única a usufruir de um espaço. Tudo depende das reviews. E pelo que percebi, todos os locais turísticos na madeira sofrem de um mal comum: humidade, bolor, ausência de ar condicionado, muito mosquito. 

Já sei que vou levar comigo um daqueles "mata-mosquitos" eletrónicos, uma pulseira repele-insectos, talvez até leve uma mosqueteira. Levo também uma bateria portátil para o telemóvel. Quando descobrir como o fazer, pretendo tornar o meu telemóvel rastreável a enviar sinais de PIN - caso desapareça vítima de crime e seja preciso localizar-me entre o mato. Rezo para que escolha um alojamento com boa conecção de WIFI, porque, aparentemente, por toda a ilha esta é muito pobre. 

Pretendo caminhar nas levadas. Quais, não sei. Porque presumo que nenhuma fica no centro do Funchal - ahah, e caminhar até elas é em si uma tarefa de meio-dia. A menos que haja transporte. Mas vi um site que disponibilizava transfers por 145€ e achei um roubo! Além de que, na prática, não disponibilizava nada, não estava funcional. 

Para não mencionar a deslocação do aeroporto para o alojamento e vice-versa. Preço da viagem de avião para finais de setembro está razoável, menos de 100 libras ida e volta, desde que a partida e regresso seja em Lisboa. Não dá para ir nesta aventura de Londres - os valores triplicam. Alojamento entre 300 a 500 libras - tentando diminuir esta valor, ainda assim, já faz uns 600 em gastos. Mais uns 1500 que vou gastar em Lisboa por três semanas. E os 100 que gastarei por ter mudado as datas de vôo, pois as minhas férias eram para ter começado na passada segunda-feira. 

Vontade para fazer isto, tenho. Necessidade e desejo também. Pessoas a dizer-me para não o fazer- sempre. (família). Nem está caro - embora vá regressar das férias com menos uns 2500 euros no saldo. 

Porém para visitar a ilha da Madeira estou limitada à minha incapacidade para conduzir um automóvel. Dizem-me que, para conhecer a Madeira, só mesmo de carro. Não tenho ninguém para me acompanhar, embora o alojamento que estou à procura ofereça o mesmo valor para 1 ou 2 pessoas. Então vou comprar para duas, ahaha. Pode ser que se dê algum milagre e surja uma companhia inesperada. (não). 

Para conhecer a ilha minhas pernas terão de fazer o serviço - com gosto. 

Alguém sugere algo??


3 comentários:

  1. Olá.
    A Madeira é muito bonita, mas para fazer percursos por trilhas e levadas acho perigoso, especialmente se vai sozinha. É montanhosa com precipícios ...
    Quanto ao alojamento há hotéis que têm camioneta para levar gratuitamente os hóspedes ao centro do Funchal.
    Para outros percursos há serviços de táxi,mas sai mais caro sendo só uma pessoa.
    Boas férias e pense bem nos percursos! Boa sorte!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Maria, pelo conselho. Estou com dificuldade em achar alojamento. Quero central e barato. Até 400 libras no máximo. São 5 noites. Encontro algumas ofertas para as datas que quero mas lendo as reviews... nossa, não há uma que seja perfeita. Se o espaço é bom, peca por não ter forno. Estou à procura de um ap de preferência. Quero férias, como se tivesse em casa, não apenas um quarto de hotel. E a Maria? Nada de férias? Beijos.

      Eliminar

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!