sábado, 15 de maio de 2021

Perdi o gosto pelos livros?

 O olhar apanhou o movel com livros e se fixou. Perescutei-os com a vista. Dois deles trouxe-os ontem. Alguma vez irei lê-los?

Percebi que nao leio um livro faz meses. Não sinto vontade. Esta sensacao é tao espantosa que diria que quase viola a essência de quem sempre fui, desde pequena, quando aprendi a ler.

Estarei a transformar-me nas pessoas/ambiente que me rodeia?

Ah! A escada social. Nunca dei importância a tal coisa. Para mim pessoas são pessoas venham de onde vierem. Mas a verdade é que o meio condiciona e pode alterar habitos para a vida.

Desde que cheguei ao UK quando alguem me via a ler livros espantava-se. Porque não tem esse habito. Isso diz muito sobre o tipo de pessoa que mais me cerca. Nao desmerecendo ninguem. Simplesmente vieram de um meio onde esse habito nao foi cultivado. Gostava de ser eu a inculta e mal informada num circulo de amigos. Ahaha. Ia sentir-me, talvez, à parte. Ignorante. Sem pertencer ali. Mas talvez pudesse recuperar alguma coisa do que uma vez ja foi o wue me rodeou. 

Afinal o cérebro também tem as suas necessidades de alimentação. E nem sempre palavras num livro bastam para o satisfazer. Precisa também de pessoas cuja inteligência te desafie estimule. Conhecedoras, generosas, BONDOSAS. Porque tambem existe muito snobismo e altivez entre os mais intelectuais e isso dispenso. Já tive a dose mais que certa de pessoas arrogantes. E hipocritas então, nem dá para contabilizar. Quero decência com dignidade e generosidade.

E pronto. Deu nisto! Reparar nos livros....


9 comentários:

  1. Não deixe perder em si o gosto pela leitura. Ler um livro acalma a mente, dá Paz ao coração.
    .
    Bom fim de semana …Abraço de amizade.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  2. Eu e os livros temos fases. Nos primeiros dois meses do ano li 6. Em Março 1... e em Abril e Maio ainda nada. Ler é um vício...mas tricotar também... cozinhar outro... vou fazendo o que me apetece.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que tambem seja uma fase minha. Na verdade esse habito diminuiu drasticamente quando tive aquele desgosto pessoal e estava a sofrer imenso. Tentar ler uma frase que fosse levava-me a mesma para o reviver mental das situacoes. Um nome, lembrava-me novamente. Uma palavra especifica, uma descricao de um acto. Talvez nao tenha sido isso - nao seria justo perder em dobro ahaha! Um afecto e a satisfacao pela leitura de um livro.

      A mim mensoa que tem muitas paixoes com que se entreter. É natural que sejam sazonais. É como as estacoes do ano 🤗😙

      Eliminar
  3. Eu tenho é o vicio de escrever, porém, comecei agora interessar-me pela leitura :)
    -
    Neste sossego aonde me permito esperar ...
    -
    Beijos e um excelente fim de semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola cidalia. Ja a conheco de outros blogues. Gosto que venha ao meu. Ja fui muitas vezes ao seu. Mas por favor comente assim como fez agora. Demostra que leu e entendeu o conteudo. Nao envie aquelas mensagens em serie a que eu chamo de pitching. Geralmente nao os publico. Posso deixar passar o primeiro mas descarto os restantes 199 🤗🤗

      Abraco e forca com a criatividade!

      Eliminar
  4. Gosto muito de ler mas digo-te que eu estou no mesmo patamar que o teu e aguardo nova vontade para ler porque para o fazer preciso de "disposição":)

    Beijocas e um bom domingo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Saber que nao sou a unica a sentir assim ja é muito bom. Pode ser que um dia volte. Nao e que nao consiga ler um livro. Consigo, claro. Mas a vontade de lhe pegar nao esta mais la, pelo menos como costumava estar. Tenho dois a meio cuja leitura nao tencionava abandonar. So que durante a quarentena o trabalho foi muito e o descanso pouco e muito debilitado. Com fadiga e dificil ler livros. Eles requerem boa disposicao.

      Abraço

      Eliminar
  5. Ler para mim é tão essencial como comer, mas infelizmente agora leio muito menos por causa dos olhos e porque a netinha me rouba muito tempo. Mesmo com todos esses condicionantes já li este ano 9 livros. Noutras condições leria esse número num mês.

    Estou de volta depois de três dias de cama, com febre, dores no corpo todo, vómitos e inchaço nos pés e mãos. E como toda a gente me diz que o pior é a segunda dose, estou bem arranjada. Bom mas o que interessa é que hoje já estou bem.
    Abraço, saúde e bom domingo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já irei visita-la no seu cantinho, Elvira. Que mau devebter sido para si ter essas reacções! Mas pode ser que a segunda dose NAO lhe cause sintomas alguns. A saude e mesmo algo que temos de preservar. O nosso tesouro mais precioso!

      Nao me supreende agora que tenha os problemas de visao que tem vindo a relatar ao longo dos anos. 9 livros por mes?? Andou a esfoecar demasiado a sua vista! Mas olhe... eu faco o mesmo. Entao agora que existem smartphones e computadores....

      Na minha geracao era a TV que tinha ma reputacao. Dizia-se que uma crianca ia precisar de oculos e ficava com ma postura devido ao excesso de ver tv. Agora andamos todos marrecos, com o pescoco desalinhado do eixo e a cocar as vistas... e que nao largamos o teclado. Estamos sempre a mexer no tm!

      Abraços e muita saude.

      Eliminar

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!