sexta-feira, 21 de maio de 2021

Maldizer a policia Portuguesa

 Vi um documentario sobre um crime de homicidio decorrido na Costa Portuguesa em 2006. Onde? Pelos algarves, claro....

Tanto a vitima como os dois assassinos tinham nacionalidade francesa. 

Meses depois, uma outra investigacao policial lancou Portugal e a policia de investigacao portuguesa na boca do escrutinio international: O desaparecimento de maddie makan.   

Aqui os envolvidos eram de nacionalidade inglesa. Aparentemente a vila na Praia da Luz e fortemente constituida por estrangeiros, que Ali tem mansoes e pequenos negocios. 

O principal suspeito - um criminoso que violou uma mulher de mais de 70 (acho ediondo!) tambem ele e Ingles... ou de outra nacionalidade qualquer. Nao e e portugues.

E ao que parece, pose existiu uma rede pedofila a circular pela regiao- tambem ela trazida pelos estrangeiros. 

Se ainda existirem Algarvios no algarve digam-me la que culpa tem Estes, se a sua presenca consiste somente em serem os empregados que servem esta gente toda?

Mas nao e sobre isso que vi falar. No documentario os alegados assassinos gritam em plenos pulmoes que sao inocentes e a policia esta a mentir ou fez mal o seu trabalho.    

E EU me pergunto o que e que faz esta estrangeirada achar que a policia portuguesa pode ser facilmente enxovalhada desta maneira.

Nao tive quaisquer, na minha vida, necessidade de ter a policia envolvida em algo meu, muito menos em algo Tao grave quanto homicidio. E espero nunca vir a ter! Acredito que nao sera perfeita. Mas poncho em causa que nao seja eficiente e atinja bons resultados por um trabalho de investigacao bem executado. 

Ha uns dias, no curso, um colega disse-me que queria visitar Portugal mas que o "Caso Maddie" deixou-o assustado.

Os franceses que em 2006 leram nas manchetes dos jornais e viram na TV o apelo de inocencia destes dois franceses, decerto se conovenceram que eram mesmo inocentes e ficaram com raiva e sentimentos de hostilidade para com a policia de investigacao portuguesa. 

Nao me parece justo.

Nunca quererei vir a descobrir por conta propria se e ou nao e. Mas sinto que nao. Vejo muitos documentarios sobre crimes pelo mundo. No UK FICO com a sensacao que a policia so resolve crimes que tenham o testemunho da CCTV. Os restantes.... ficam por resolver. 

Posso estar enganada. Mas vejam so a diferenca de comportamento. A policia portuguesa e mais vitara para si mesma e faz o seu trabalho senior fazer alaridos para a imprensa. Aqui no Reino Unido faz apenas umas horas sairem noticias por toda a comunicacao social de que existiu um grande avanco no caso Maddie. 

Mais um entre uns 200 ha anunciados...

E qual é? Nem sei! Ouvi mas nada de relevante foi acrescentado. Pareceu-me apenas mais um golpe publicitario para manter as rodanas do dinheiro e da "investigacao" sempre em movimento.

Ja agora, o caso que vi foi sobre um catamara que virou na Costa portuguesa e dois sobreviventes, que se diziam irmaos, foram resgatados. Depois de chegarem ao hospital comecaram a contar que havia uma terceira pessoa a bordo. Que tentou violar a mulher e por isso foi imobilizado e sedado. Essa terceira pessoa - dona do barco, foi encontrada cadaver debaixo dos escombros. Encontrava-se atada nos dedos das maos com fita adesiva, e com cordas nos pes, maos e cintura. Colocaram-lhe um cinto de chumbo a volta e outras coisas pesadas presas so corpo, que por sua vez estava dentro de dois sacos cama. Esta pessoa nao se afogou- como os sobreviventes afirmaram. Foi estrangulado e estava ja cadaver por altura da tempestade que causou o naufragio. E como e obvio, a sua "imobilizacao" foi inventada de improviso para justificar o estado em que o corpo poderia vir a ser encontrado, caso nao tivesse afundado.

Clamar por inocencia nestas circunstancias e no minimo ridiculo. Mas para muitos franceses que acompanharam o caso pela TV e jornais e depois se desligarem do assunto, se calhar lancou uma ma imagem da policia portuguesa. 

A inocencia continuou a ser proclamada pelos dois irmaos ate ao fim quando lhe leram a sentenca. Gritavam em plenos pulmoes que a culpa foi da policia. Estavam a ser injusticados.

Haja Costas largas!


3 comentários:

  1. O caso Maddie Maccan é um mistério que não sei se alguma vez será esclarecido.
    Bfds

    ResponderEliminar
  2. A polícia portuguesa e sobretudo a Polícia Judiciária é uma das melhores do mundo.

    Quanto ao caso da miúda inglesa foi demasiado mediática e com contornos obscuros porque a polícia daí meteu-se com altas "esferas" e quiseram tirar os pais o mais rápido possível para não levarem com as medidas em vigor: prisão preventiva poe "exposição e abandono de menores" etc.
    A polícia inglesa o que andou a fazer por cá quando chegou às mesmas conclusões da portuguesa? Mostrar que tinham mais meios de investigação? Denegrir? Pois é...
    Já agora porque é que os vários investigadores e advogados ingleses continuam a insistir - Todos os meses em que faz anos que desapareceu a garotinha? Porque são uns sorvedores de dinheiros mas o terrível é alimentar a esperança nos ou dos pais.
    Agora, mais uma vez em Maio mete a polícia alemã que desde o início diz que infelizmente está morta e mantêm um "tipo" preso.
    O tempo e dinheiro gasto nesta investigação faz-me levar à fúria porque há crianças em Portugal que se evaporaram e lamento ter de dizer que a maioria foi esquecida. Todas são terríveis mas até hoje, com todas as mazelas marcadas no corpo e alma, os pais do Rui Pedro não tiveram metade da ajuda no caso de Maddy.

    Que Deus me guarde e acabo como comecei, temos uma polícia EXCELENTE!!!!

    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo. A inglesa enche o peito e afirma wue vai conseguir descobrir tudo. A portuguesa nao e presunçosa e deixa sea sea o curso da investigacao a sitar o sucesso ou fracasso
      Ate la, a investigacao e secreta. Concordo com esta postura resguardada. Pode ser menos euforica e exibicionista que outras policias, porem é eficiente. E nao e GABAROLAS.

      Nem tira proveito. Mais um aniversario, mais um "avanco". Se formos reunir todos os cabecalhos durante Estes anos que garantiram esse avanco eminente... percebe-se a prepotencia e o fracasso.

      Essas afirmacoes que se sabem mentirosas nem deviam ser pronunciadas. Se o fazem e porque tem interesses proprios. Existe um agenda oculta.

      Infelizmente desaparecem pessoas por todo o mundo algumas em perigo que podia ser restadas com vida. E nao recebem grande alarido. Prefiro acreditar que policia como a nossa esta silenciosmente a tratar do caso de cada uma. Dando a conhecer os progressos quando de direito, nao antecipando-OS por desejo e ir a correr aos media para assim o declarar.


      Bj

      Eliminar

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!