sexta-feira, 7 de maio de 2021

Homenagem a artistas Nacionais- programa RTP

 Que bom de ver na RTP memoria o primeiro episodio de "Parodia a Portuguesa".

Por favor, corram para ver também!

A riqueza e qualidade deste primeiro episodio realizado pelo cineastra Lauro António nao tem par. E é impossível de recriar.

Espreitem no site da RTP.

Mas sobre o quê se trata? 

Parodia a portugueza é uma serie documental dedicada a historia de grandes figuras de renome no paronama artistico portugues, nomeadamente no teatro.

Este primeiro programa que vi e a primeira parte dedicada a atriz de teatro Laura Alves.

O que de mais rico tem é o depoimento de outros grandes artistas. Infelizmente quase todos ja no lado de la. Henrique Viana, Amelia Rey Colaço, Artur Semedo, Amalia Rodrigues,  Nicolau Breyner, Rui de Carvalho (o unico que se sabe ainda nao ter partido), o filho da actriz e a proria actriz -em depoimentos em video. Assim como muitos outros que conviveram com a artista. 

O que fascina é que todos sao unanimes na forma como a descrevem. Com muita admiracao pela sua energia, talento,  profissionalismo. Nao ha nada melhor do que ver os nossos pares e pessoas que elas mesmas sao grandes na area, elogiarem um colega. E genuinamente. Todos desejavam de verdade voltar a trabalhar no teatro com ela. Na altura dos depoimentos muitos mencionam que ela esta doente... nao se diz do que padece mas percebe-se que e grave e tem a ver com a memoria e alguma debilidade fisica. Depoimentos pelo meio falam dela no passado. Outros no presente. É confuso mas o que aconteceu é que no decorrer da producao do programa - pelos vistos demorada, a grande actriz do Teatro Monumental faleceu.  



Este episodio de 1985-87 vale a pena ver porque os depoimentos nele contidos sao PURO OURO. Supreenderam-me por serem tao genuinos, honestos. Puros e sinceros.  De facto nasci na geracao errada... (mas isto e um à parte).  

Aquele que mais gostei foi o do ex-secretario do Teatro Monumental, (Lisboa). Nao lhe sei o nome porque o programa peca pela ausencia de oráculos. Se nao fosse a memoria ainda conseguir identificar pelo rosto o nome dos artistas que fazem os seus depoimentos, nao haveria como saber quem os esta a dar. E o caso dos nao-actores que prestaram depoimento. 

Este senhor cativa-me logo pelo aspecto. Parece-me familiar, penso que o reconheço mas sei que não. Emana dele uma sensacao de ser boa pessoa. É tambem aquele que fornece mais detalhes sobre a vida quotidiana da actriz, inclusive faculta a sua morada, tal é a sua forma genuina e desprendida de relembrar momentos. Esta e uma característica muito tipica da geracao dos meus avos, uma que muito admiro e ja nao se ve por ai.  

Laura Alves pecou por ser insegura e nao acreditar em si, mesmo mostrando e sabendo o contrário. Ela viveu para o teatro e talvez nao soubesse quem era ou se ate mesmo existia - se nao fosse pela actriz.

Nunca é bom auguro viver assim mas entendo-a totalmente. Quando a saude mental começou a lhe falhar, quem era ela? O receio do fracasso, a sensacao ou constatacao de que ja nao pode fazer aquilo que gosta e no que foi boa.

As vaias do publico (que nao existiram mas sao temidas) a substituirem as ovações de pé.

Quando derrubaram o teatro Monumental - acabou a carreira. Mataram a artista. Na altura destes depoimentos, a area onde outrora se ergueu o Monumental estava um "ninho de ratos" - descreve o ex-secretario.

De facto soube ha muitos anos que este Teatro era tido como espetacular. Com uma rica decoracao de interiores, beleza e grandeza. A verdadeira casa de Laura Alves. E ela viveu o suficiente para a ver ser demolida. 

Corram a ver.

O calibre das pessoas que participaram no programa e os nomes que elas recordam sao um tesouro em si. Com esta geracao perdeu-se uma classe artistica de primeira. Hoje temos mais celebridades do que talentosos performers. Awui recorda-se Ribeirinho, Vasco Santana, Antonio Silva.

Bato aqui as minhas palmas a todos eles.







4 comentários:

  1. Não vi. Vou procurar na box ver se ainda consigo ver.
    Abraço, saúde e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  2. Ainda bem que por aqui passei...passou-me ao lado. Mas já tenho alternativa ao futebol no serão de amanhã! Boa semana!

    ResponderEliminar
  3. Sem dúvida, o desgosto de ver o Teatro vir abaixo onde tanto tempo trabalhou, terá contribuído bastante, para a saúde desta grande actriz se ressentir... e alguns desgostos amorosos, terão dado também alguma ajuda...
    Hei-de espreitar a série que sugeres!
    Estimo que tudo esteja o melhor possível, por aí!... Venho aqui espreitar muitas vezes, mas nem sempre o tempo me permite, dizer algo... desde 2019, tenho andado com bem menos tempo para acompanhar com a devida atenção alguns cantinhos da Net, de que gosto... uma insuficiência respiratória da minha mãe para resolver... mesmo a tempo do começo de uma pandemia, cujo perigo maior... é esse mesmo... provocar insuficiência respiratória...
    Enfim... 2019 não foi fácil... 2020 é para esquecer... e 2021, quero ver se o esqueço se 2022 se revelar bem melhor!... :-))
    Parece-me que em termos de pandemia as coisas estão por aí melhor... aqui continuamos com a vacinação bem atrasada... mas felizmente a minha mãe já apanhou as vacinas, ando mais descansada... embora com os cuidados de sempre... desinfectar tudo o que chega da rua a casa... pois afinal a minha mãe continua a pertencer a um grupo de alto risco... e é para onde vai canalizado muito do meu tempo livre, de há um ano e meio, para cá... rotinas de prevenção caseiras, para a ir mantendo longe de problemas...
    Estimo que todos os teus por cá, se tenham aguentado bem... sobretudo nos primeiros meses do ano... aqui em Lisboa, desconfinámos... mas com as comemorações de ontem, por toda a Lisboa... temo que daqui a 3 semanas volte tudo para casa... quando milhares se reúnem sem máscara, nem vacinas, noite dentro aos saltos, sem distancioamento algum... é quase tão certo como o que aconteceu ao pessoal que aos milhares se reuniu no Ganges há um mês e tal atrás lá pela India... mas enfim! Oxalá eu me engane!
    Beijinhos! E votos de tudo a correr pelo melhor!
    Ana

    ResponderEliminar
  4. Ana, imagino o cansaço que deves sentir. Por aqui no UK a vacinacao corre bem. Ja tive a primeira e a segunda foi logo calendarizada. Mas e um perigo. Porque induz as pessoas a erro. Pendam que a vacina as torna imunes e descuidam dos cuidados que devem ser mantidos. Aqui foi preciso o governo decretar obrigacao de uso de mascara nos supermercados para as pessoas o começarem a fazer na sua maioria. Ainda assim existiu muita resistencia. Agora que tudo abriu, as pessoas aproximam-se das outras sem mascara, falam em cima denti e tossem em.cima de ti. Tomara que sejamos todos vacinados porque e preciso somente por isso. Mas so a primeira estirpe resultou em.vacina. e as outras?

    Continua afazer o que sabes que tem de ser feito. Aconteca o que acontecer sabes que fizeste o teu melhor. Abraços

    ResponderEliminar

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!