sexta-feira, 19 de maio de 2017

Mas quem é que limpa a casa, afinal?


A "nova" inquilina cá de casa já chegou faz um mês. Ainda não pagou um penny pela eletricidade, água e gás que consome e ainda não limpou a casa. A vez que lhe cabe já chegou e já se foi. Ela, inclusive, esteve em casa três ou quatro dias durante esse periodo. Não entendo porquê não limpou a casa de banho, a cozinha, aspirou os corredores, tirou o lixo dos cestos, etc, etc. 


Será que quem lhe explicou o funcionamento da casa deixou de parte este detalhe??
Seja como for, a rota (horário de limpeza) está afixada numa folha gigante no armário da cozinha. E lá surge as datas e o nome da pessoa a quem compete fazer a limpeza geral à casa, em determinada semana. 


Eu fiz a limpeza, um pouco zangada, porque sempre que eu sinto vontade de a fazer, faz apenas um ou dois dias que a pessoa anterior a fez. Logo, se quiser fazer a limpeza quando a casa estiver mais necessitada, tenho de esperar até o final da semana. E isso quase sempre significa que estou a trabalhar e mal tenho tempo. Para além de estar exausta. Mas as pessoas antes de mim só limpam mesmo no final ou já depois do dia... 

A rapariga que me segue nas limpezas, fez a parte dela 4 dias depois de mim. Achei bem. Até porque em 12h vi o chão tão porco que nem parecia que eu havia feito a limpeza que fiz. No momento já se passaram 15 dias desde a última limpeza e, por alguma razão (acho que sei qual), a casa parece mais suja e porca do que o habitual. É que o colega anda a fazer limpezas a arrumaçoes no seu quarto. E isso nota-se pela quantidade de «porcaria» que ele vai deixando cair pelo chão da casa.

A «nova» inquilina é que... parece estar convenientemente despreocupada com estes factos que, a mim me preocupariam. Quando cheguei a esta casa fiz imensas perguntas sobre o funcionamento da mesma. Queria saber como pagavam as contas, como tudo funcionava, se podia usar um tacho em particular, que utensílios eram da casa, quais eram de uso pessoal das pessoas que cá moravam... Acho normal. Não me parece tão normal é só usufruir e não querer saber quem paga e limpa.


5 comentários:

  1. Isso é que é galho, amiga. Parece que a nova inquilina, não é boa "rês"
    Um abraço e bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ela parece muito simpática. Tem sempre um sorriso solto no rosto. Ainda só a vi 2 vezes, não mais que uns segundos de conversa circunstâncial. Como não fui eu que lhe apresentei a casa e lhe falei sobre o funcionamento da mesma, agora não posso dizer nada...

      É esperar mais um pouco para ver.

      Eliminar
  2. Bom dia, nem todas as pessoas querem saber do colectivo, ou simplesmente ignoram, quando assim é, as mesmas pensam da seguinte maneira, "trabalho chega-te para lá" sabem que alguém mais responsável fará o trabalho por elas, em todo o lado é assim, o que escreve no texto, é de simples solução, num abrir e fechar de olhos fica resolvido, é só querer.
    Feliz fim de semana,
    AG

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que preciso dos conselhos dos mais experientes. Resolve-se num fechar de olhos, como? Chegando e dizendo: limpa ou parto-te a cara??? (KKkkk - estou a ironizar)

      Eliminar
  3. Nada como lembrar as tarefas a quem se esquece delas, voluntariamente ou não. É que algumas pessoas precisam de uma chamada de atenção senão não se mexem!
    Beijos

    ResponderEliminar

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!