sábado, 27 de fevereiro de 2016

Perfis Falsos no Facebook

Ia começar a ler as notícias online quando deparei com isto aqui.

Chamou-me a atenção o comentário. Porquê haveria uma pessoa de escrever sobre política numa notícia sobre o tempo? Depois olhei para a «pessoa». E entendi: é um perfil falso. 

Para confirmar, fui consultá-lo. Tal como imaginei: está em branco. Não tem nada a não ser textos propagandistas repetidamente replicados, que tiveram início às 15.46h do dia 31 de Janeiro - provavelmente o dia em que alguém se fazendo passar por uma Rute Fernandes decidiu criar o perfil.

Quando vejo uma coisa destas e quando noto que o autor tem um «alvo» em particular como uma figura do governo, imagino que se trata de um rival raivoso que encontra na cobardia do teclado mais uma forma de destabilizar o adversário. E assim se gera a contra-informação. Não existindo já muita informação que se preze, ajudam a aumentar intrigas e a espalhar ódios. Mas adiante... 

PERFIS FALSOS NO FACEBOOK... 
Qual é a vossa opinião?

Apesar do que escrevi acima, sou a favor de perfis falsos. Mas atenção! O que quero dizer é que sou a favor de uma identidade salvaguardada, de um pseudónimo. Não de um perfil como o de cima, que me repulsa e o meu impulso é fazer uma denúncia. Ou seja, o que defendo é: eu, portuguesinha, tenha à escolha no facebook a opção de usar o meu nome verdadeiro OU NÃO. Como aliás se faz nos blogues. Não deixamos de ser quem somos e em nenhum momento nos fazemos passar por outra pessoa só por recorrermos a isso. 


Nós, os portuguesinhas do mundo do blogguer, as gatas de salto alto, os observadores etc... Somos se calhar mais fieis àquilo que somos do que provavelmente o são muitos dos perfis de facebook autênticos que se encontram identificados com nome real e muitas fotografias. Quantas e quantas vezes não observamos que tudo (ou quase tudo) o que por ali vai é distorcido? É uma realidade fabricada, uma distorção... afinal, são todos felizes no facebook, todos adoram as mães, têm os melhores filhos do mundo e nunca erram... Vi este dizer algures. 

Sabiam que não é ilegal usar outro nome no facebook? Li uma matéria que explica que se pode usar nomes falsos no facebook. O que é ilegal e punível por lei é apropriar-se da identidade de outra pessoa, fazendo-se passar por ela. 


Não me interpretem apenas por um lado. Também me agrada quem se assume como é. Gosto de honestidade, pronto. Venha ela sobre um pseudónimo ou não. Mas tendo a oportunidade de optar por um pseudónimo - oportunidade que alguns que já atingiram notoriedade não têm - essa seria sem dúvida a opção. Aqui gosto de ser portuguesinha. Dá-se segurança e gosto do anonimato. Mesmo se fosse conhecida do grande público- que não sou, ia preferir sê-lo por pseudónimo. Assumo aquilo que digo, sou fiel à minha identidade e jamais pretendo agir com malícia por detrás de um nome de pseudónimo. O psedónimo é apenas um resguardo de privacidade e/ou um lado do que somos de verdade. Acho que Fernando Pessoa faz todo o sentido como Álvaro de Campos, Ricardo Reis, Alberto Caeiro, Bernardo Soares e quantos outros mais heterónimos lhe apetecesse ser. Não deixava de ser um só - ele mesmo. 

Agora o perfil mentiroso acima, criado só para destilar fel.. blhac! Dispenso. 

6 comentários:

  1. Sempre usei o meu verdadeiro nome em tudo onde entro e não me arrependo. Meu irmão que agora está afastado do Face, também sempre usou nome e foto real. Aliás toda a minha família o faz excepto duas pessoas. A mana e um primo que usam o nome real, mas não mostram a cara. Meu primo tem o espaço de fotografia como esse, a minha irmã usa uma imagem de um animal.
    Um abraço e bom domingo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São opções pessoais que dependem muito da finalidade com que as pessoas usam a rede e também, por vezes, depende das ligações e da geração a que pertencem.
      Na minha e nas mais jovens é habitual as pessoas irem cuscar os perfis alheios só para gozar e bisbilhotar. Não existe respeito à privacidade nem à imagem. Bom domingo.

      Eliminar
  2. Quando li o título pensei que se referisse àqueles que criam perfis de famosos para tentar seduzir e enganar, como a notícia sobre existirem vários Cristianos Ronaldos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem me tinha ocorrido. Os piores são mesmo os perfis dos hatters. (os que odeiam). Mas quem faz isso está a cometer um crime - a menos que se assuma como página de fãs, e não como se fossem o próprio.

      Eliminar
  3. Lobos a tentar passar por cordeiros...
    Saudações minhas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Seja bem vindo!
      É mais cão com rabo de fora, rsss.
      Bom domingo.

      Eliminar

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!