segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Árvores de Natal no facebook


É comum de ocorrer nesta altura do ano: os murais do facebook enchem-se de imagens natalícias, as quais, por esta altura do início do mês, costuma ser as da montagem da árvore de Natal.

Já devo ter visto uma dúzia de árvores de Natal montadas na sala de estar de uma dúzia de famílias. E estas foram as conclusões:

- A grande maioria presta-se a cumprimentar os amigos, e como tal usam sempre a foto de uma criança pequena ao lado da árvore.

- Os membros adultos postam com tanta avidez as fotos que concluí que o ritual é mais importante para estes do que para os mais novos.  

- Daqui a poucos natais, a criança sorridente ao lado da família será já um adolescente, que provavelmente não irá sentir tanta vontade de aparecer em fotos no facebook ao lado dos pais e avós e uma árvore de Natal. E esta realidade vai devastar os adultos. Porque, sem o pretexto do Natal ser para 'os mais novos', os mais velhos vão sentir que lhes é atribuída pouca 'legitimidade' social para exibirem as suas decorações natalícias. E vão precisar de arranjar outro pretexto - que não a criancinha que não é mais pequena - para exibirem ou se exibirem em suas casas, ao lado da sua árvore de Natal. 


Nota curiosa:
Este assunto daria um excelente tema para um episódio de Seinfeld ou para um dos Gato Fedorento :D (Concorda, Pedro Coimbra?)

7 comentários:

  1. Eu estou enjoadinha de ver árvores de natal no facebook. Estou que nem posso. Ainda não montamos a nossa, mas juro que não a ponho lá.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria, as primeiras que vi achei-as bem feias. Uma então, o pinheiro artificial era MENOR do que a criança ao lado. Além de ter uns ramos raquíticos. Ou a pessoa era sovina para comprar outra, pois as há tão baratas, ou não sei... O que é que uma pessoa comenta numa situação destas? Além de pobres na decoração, não sei onde é que foram tirar o costume de colocar um pano vermelho em volta dos pés da árvore. Me perdoem quem tem o hábito mas, por foto no facebook, não gostei de ver. Fica ali uma massa volumosa do tronco até os pés com aspecto deficiente, sem forma... Apelidei-as de 'árvore de Natal menstruada', pois lembrou-me isso: sangue :P

      Seria maldade dizer estas coisas, né? Rsss.

      Não que tenha algo contra em se por a árvore no face, não tenho. Mas como ritual anual, de carácter exibicionista, não aprecio. Como diferenciar o prazer e a vontade de dividir do simples show off? Não sei, mas acho que consigo detetar a diferença.

      PS: Vi uma árvore provocadora personalizada, foi a única que achei piada. E não passada disso: partilha, uma ideia, uma mensagem.

      Eliminar
  2. Pois... a minha neta está toda feliz junto da árvore dela. Mas a catraia é doida pelo Natal. Por vontade dela, os pais faziam a árvore logo a seguir ao regresso da praia.
    E eu que sou velhota e já não tenho crianças em casa, mas gosto da árvore de Natal e do presépio, talvez porque nunca os tenha tido em menina, tenho uma pequenina, que monto não na sala, mas na ponta do móvel que tenho na entrada de casa. Árvore de Natal de um lado presépio do outro, no mesmo móvel. Cartão de visita para quem entra.
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Compreendo. Tenho na família quem goste muito de montar o presépio e decorar a árvore, porque, quem sabe, não teve muito disso no seu tempo. Então dá-lhe um gosto imenso montar o presépio.

      Eu gosto de decorar a árvores conforme o espírito que me assola, a inspiração, uma ideia... Num natal passado ao avistar aquelas maças a fingir, apeteceu-me uma árvore com efeitos verdadeiros (já que o pinheiro é artificial). Lembrei que costumava fazer um colar de pinhões no Natal... e pensei em decorar a árvore com nozes (já havia feito antes), pinhões (olha o quanto fica dispendioso!! Mas podia apanhá-los bravos, como na infância), pinhas... tudo real, autêntico, com aroma. Este ano, com criança na família, só quis brinquedos :D

      Eliminar
    2. MAs nenhuma, por gosto pessoal, tem ido parar ao facebook.

      Eliminar
  3. Concordo inteiramente, Portuguesinha.
    Ambos com a máxima extraordinária - a show about nothing!!
    Mas também podia ser um episódio dos Monty Python e o célebre "and now for something completely diferent" :)))
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!