Metereologia 24 h

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2026

É incrível o que as pessoas fazem para aparecer no livro de Recordes do Guiness

 É incrível mesmo. Porque é extraordinário. 


Por exemplo, este rapaz de 12 anos, Aiden McMillan, trabalha desde os 8 numa máquina caseira de... fusão nuclear

Sim, leram bem. Fusão nuclear e 8 anos. Diz ele que se inspirou e quer bater o atual record do Guiness, que pertence a Jackson Oswalt, um outro menino que, a 19 de Janeiro de 2018, duas horas antes do seu 13º aniversário, conseguiu, em casa, com um projeto caseiro, realizar Fusão Núclear. 

Assim contado até parece algo FÁCIL e acessível para qualquer um. 
Não é.

Felizmente. 

Só para encontrar o material e produtos necessários - há que louvar estes jovens. Determinação não lhes faltará. 

Jackson Oswalt (nascido a 19 de Janeiro de 2005)

JACKSON OSWALT:

Atual detentor do record de Guiness (19.1.2018) por ser a pessoa mais jovem a realizar um procedimento de fusão nuclear. Ele fundiu dois atómos deuterios usando um fusor que ele mesmo construiu. 

Como se este feito de uma criança de quase 13 anos já não fosse extraordinário, Jackson não foi pioneiro. Ele se inspirou no adolescente Taylor Wilson, que também havia criado um fusor de átomos. 

O feito foi confirmado por entidades competentes e também pelo investigador Richard Hull, que mantém uma lista de cientistas amadores que conseguem realizar fusão nuclear em projetos caseiros. 

"Um dia tive uma epifania. Percebi que podia ser o melhor em videojogos mas que, no final, isso não significava muito. Percebi, no grande esquema das coisas, que os jogos de computador não tinham muita importância. Então mudei a forma de pensar. Imediatamente mudei meu interesse para o que mais próximo de jogos existe na vida real: A ciência. " - contou. 

"Só sabia que queria ser visto como "inteligente". Ao invés de assistir a vídeos sobre pessoas a jogar videojogos comecei a assistir a vídeos sobre física. Foi aí que descobri o Taylor Wilson, que construiu um reator nuclear aos 14 anos de idade. Ri e achei que seria uma forma bem simples de aparecer nas notícias. 

Estava bem enganado! Acabei por não resistir à tentação de construir o meu próprio reator. Com 11 anos delineei esse objectivo. A primeira etapa consistiu em criar um aparelho de fusão "demo", que gera plasma mas não fusão em si. Foi fácil encontrar quase todo o material no Ebay. 

Após umas modificações no sistema de grelha derretido de uma bomba turbo molecular, foi possível recolher a substância Tantalum e encontrar Deuterium como fonte de energia, de forma "legal". - explicou.

Um ano de experiências e tentativas, às 13.30 horas do dia do seu 13º aniversário, ele conseguiu realizar a fusão dos átomos com o aparelho construído por si. Ainda contou como sendo um feito realizado por uma criança de 12 anos porque a hora do seu nascimento dera-se às 15.38h. 

É atualmente o DETENTOR do recorde mundial da pessoa mais jovem a realizar fusão nuclear. 

Resta saber... quem terá inspirado outros antes deste e do jovem Taylor Wilson, hoje com 31 anos e criador de uma empresa de energia nuclear focada na segurança mundial. 



Sem comentários:

Enviar um comentário

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!