domingo, 21 de julho de 2019

Alguma coisa boa devo ter feito


Desde que saí do primeiro emprego em solo Inglês, no qual permaneci quase um ano, ocasionalmente sou reconhecida na rua por antigos colegas. A última ocasião em que isto aconteceu foi apenas há duas semanas. Aqui, perto de casa. Não estava nada à espera, principalmente na hora avançada da noite. E isso deixou-me contente. Alguma coisa de bom devo ter feito, para ter pessoas que me reconhecem na rua e ao invés de fingir que não me reconheceram, virem falar comigo.

Faz-me perceber que nem tudo deve ter sido mau, pois saí desse emprego a sentir-me uma párida. Foi uma saída injusta, embora eu tenha saído de cabeça erguida e tranquila com a minha prestação. A reacção das pessoas ao me encontrarem, um ano depois e agora já passados dois anos, traz-me alento. Nem todos eram ruins ou indiferentes à minha pessoa. Tive foi muitos maus momentos com quem trabalhava mais de perto e essas memórias marcaram mais, chegaram a torturar aquando as vivia. 

Hoje encontrei em ambos supermercados onde fui, duas outras pessoas com que convivi nesse emprego. A primeira uma colega da cozinha, que me reconheceu de imediato disse-me olá mas logo desviou as atenções para outra pessoa. Ainda assim é bom ser reconhecida como um rosto que um dia te disse algo. No supermercado seguinte, uma manager cumprimentou-me em português, mas também logo seguiu o seu caminho. Pela forma como me cumprimentou percebi que me avistou bastante tempo antes de eu a ver. Emiti-lhe um sorriso espontâneo e autêntico de surpresa mas antes de poder desenvolver o cumprimento que lhe devolvi de igual forma, ela logo seguiu caminho.

Já estive para vir fazer um post sobre este assunto há meses. Dos empregos que tive a seguir, algumas pessoas disseram que queriam manter o contacto, uma até disse que não queria que eu me fosse embora, queria que nos encontrássemos fora dali e manter a amizade. Mas delas não recebi mais contactos. Neste primeiro emprego onde sofri tanto, no qual tanto desejei mas não senti que dava para criar amizades, tem sido este a me devolver pessoas ao meu presente. Pessoas afáveis, que não viram o rosto e fingem não me conhecer. 


1 comentário:

  1. O que importa, é que tenhas saído sem problemas de consciência, e de cabeça erguida... se elas vêm falar contigo... é uma espécie de confirmação de que também elas reconhecem tal...
    Mas enfim!... A vida segue!... E se também elas só têm um pequeno momento de atenção, para ti... também talvez não devas pensar nelas, muito mais que um momento...
    Beijinhos
    Ana

    ResponderEliminar

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!