sábado, 20 de julho de 2019

10 ou 40 anos?



Logo de cara, não gostei dela. Em que ano foi? 2001?
Com o tempo, fui-me habituando e tentando remeter a sensação de deslike injustificado para o sítio onde acredito que todas devem ir: para o nada.




Falo de uma actriz americana, adolescente na altura, que fez parte da série de TV Smallville - A história do "super-homem". "Cloé" - o nome da personagem da atriz Allison Mack foi um "deslike" imediato. Não pela personagem, mas pela atriz que lhe dava vida e não sei explicar porquê. Ela reunia uma quantidade absurda de fãs. Colegas também a elogiavam por todos os ângulos: a sua postura no trabalho, a sua pontualidade e disponibilidade, a sua boa disposição e como era "parecida" com a personagem que encarnava: uma mulher independente e inteligente, a lutar por um bom lugar no mundo, para si mas também por todas as outras mulheres.

Acho que foi até eleita como a mais amiga do elenco. 
Mas ao vê-la tive aquela sensação de "não és o que aparentas". Como se dois personagens vivessem ali e as pessoas só vissem um. Tive a mesma sensação de deslike instantâneo com Bill Cosby quando o vi actuar na sua sitcom. 

A actriz está agora a aguardar sentença por tráfico sexual de mulheres, pois recrutava-as dizendo que iam aderir a um grupo feminino para melhorarem de vida. Na realidade, tratava-se de um culto e práticas muito crueis, de humilhação e desumanas foram executadas, incluindo pelas mãos da "atriz".

Em Setembro vai saber quanto tempo de cadeia vai levar. Pode ir até 40 anos.

Fiquei surpreendida e ao mesmo tempo, não. Foi um choque, mas de certa forma veio a recordar e a validar aquele "deslike" sem motivo. Contudo, lamento. É sempre triste quando qualquer pessoa se deixa levar por um "guru" de um culto qualquer. Ela fez mais que isso - não se entende bem quando se iniciou no Nxivm mas remete aos tempos da série.

Percebo que mesmo nos dias que correm e com tanta informação continua a ser muito fácil recrutar pessoas e sujeitá-las a ingressar num culto. O facto destas mulheres terem de se sujeitar a ter sexo com o "guru", o "mestre", o "Vanguarda" devia servir de pista, mas por essa altura já têm os cérebros baralhados.

Nenhum de nós está imune de um dia seguir um "Charles Manson". Mas existe um denominador comum: extrema juventude. A maioria destas mulheres entrou no culto na casa dos 20 ou ainda mais novas. A própria Allison devia andar pelos 24 anos. Tem agora 36. Só mais tarde, nos 40, algumas destas mulheres "abrem os olhos". Isto não se dá por acaso. Por muito sucesso que se obtenha aos 20 e poucos ou mesmo antes, por mais independente e bem resolvida que se pense ser e se ande a somar diferentes experiências de vida - a matemática está toda ali: ainda não se viveu o suficiente.

Ver canal Crime&Investigation, série Crenças Extremas, episódio 1, que foi para o ar hoje, dia 20 de Julho


ver aos 2 minutos e 20 segundos

ao 1 minuto e 38 segundos

Os que têm filhos lembrem-se disto:  o espírito de muitos jovens busca algo indefinido que os pode conduzir a más escolhas. É sempre preciso andar alerta, estar disponível para acompanhar o desenvolvimento das suas vidas, mesmo quando a prole, na ânsia de começarem sozinhos, preferem não interagir a certos níveis com as figuras máximas de autoridade que um dia os pais foram.

1 comentário:

  1. Fiquei surpreendida, lembrei-me da série e da personagem, no início, gostava dela, depois começou a cansar-me

    ResponderEliminar

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!