sábado, 4 de maio de 2019

Pelo UK: falta a ASAE

Tenho pena que no Reino Unido não exista uma ASAE à portuguesa.
Faz-me confusão que vendam o pão e todos os produtos de pastelaria em expositores desprotegidos contra germes. Estas imagens foram tiradas dentro de um supermercado que ainda tinha esperança que fosse a excepção à regra: LIDL. Mas estando em Roma, sê romano.... Neste caso, sê inglês.


Podiam fazer à boa moda antiga: e cobrir os pães quentes com um pano em algodão ou os bolos cremosos com papel manteiga. Mas isso não é atractivo para a vista. Então, deixam-nos assim, à mercê dos espirros e da manipulação humana. 


Posso até sentir-me tentada em levar uns. Mas há sempre algo no momento que me relembra o perigo. Mesmo em frente da tentação de pastelaria, um homem espirra, uma mulher tosse e as crianças tocam com as mãos em tudo o que for deixado ao seu alcance  nas prateleiras mais baixas. 

A cena que presenciei e não me sai da cabeça foi a de uma menina que pegou num bolo, levou-o à boca, passou-lhe a língua e depois voltou a colocá-lo junto aos outros. Lambido foi, lambido ficou. 


Sinto falta de ver bolos em expositores protegidos por vidro/PVC. A ASAE é uma entidade que devemos agradecer por existir em Portugal, nos parâmetros que existe. 


Nota: Enquanto contemplava os pasteis de nata, uma empregada aproximou-se e meteu uma nova remessa em cima dos anteriores. Consegui registar com o olhar quais os que ainda não tinham sido tocados por ninguém. Comprei dois. Mas o sabor deixou muito a desejar. Aqui estão eles.



8 comentários:

  1. Incrível. Que desleixo.
    Um abraço e bom Domingo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Demorei muito tempo a ajustar-me a esta realidade, Elvira. É muito retrograda comparada à nossa nas últimas décadas. Não sei se é assim no geral mas aqui nesta terrinha é.

      Eliminar
  2. Assustador, lambido?. Mas também cabe a cada um ter um pouco de cuidado e bom senso e quanto a isso há pessoas para tudo em todo o lado... eu tiro sempre o pão que está mais ao fundo na prateleira, mas quem me garante que lá dentro não pegaram nele de pois de ir ao wc e sem lavar as mãos? MEDO

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim. E fiquei com a sensação que os pais perceberam que ela tocou no bolo e o devolveu. Se a viram a lamber não posso dizer. Mas aqui não é como em Portugal, em que um pai se vê a criança a tocar num bolo sabe que tem de o comprar e não o pode devolver junto aos outros, porque foi tocado/mordido/levado aos lábios.

      Eu tb procuro tirar o pão debaixo de todos os outros pães mas além do manuseamento que possam ter tido no interior do armazém (por vezes são apenas despejados) um espirro bem dado faz os germes cair no lote inteiro. Não se safa nenhum.

      Eliminar
  3. Conheço alguns dirigentes da ASAE.
    Tão criticados, tão incompreendidos, são absolutamente necessários.
    Boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo. Faço parte dos que apreciam e agradecem que existam.

      Eliminar
  4. Caramba está na altura de comprares uma maquina do pão, eu também não conseguiria comprar assim... mãos, espirros e afins...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rendi-me ao pão de forma. Compro pao polaco, que é de longe o único que vale alguma coisa.

      Eliminar

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!