quinta-feira, 16 de maio de 2019

Audiolivros? É tão mau!



Afinal não consigo escutar audiobooks. Narrados em português, os que se encontram pela internet são na maioria narrados com sotaque e jeitinho brasileiro. Os que encontrei com sotaque de Portugal parecem vir todos do Porto e deixam muito a desejar. Louvo os esforços de quem se dedica a isto, mas o resultado é muito amador para o meu gosto. Não consigo escutar, estou quase sempre a corrigir a entoação!


Dito isto, imaginei o audiolivro profissional realizado pelas mesmas pessoas que fazem dobragens de filmes. Ou até mesmo por locutores da rádio. Esses têm treino, sabem narrar uma história como ela merece. E é tudo feito num estúdio com tecnologia apropriada. Por muita boa vontade que exista de pessoas comuns como eu, rara é aquela que consegue atingir o nível de qualidade que qualquer obra merece. 

Lembro-me do primeiro "audio-book" que escutei.
Que idade podia ter? Seis? Oito anos??

Na altura era um disco de Vinil, fornecido com o livro. A obra? O gato das botas altas.


E era tão emocionante! Com sons audio de efeitos especiais como chuva e trovão, as vozes a dar a entoação certa, o grito de miau... 

A tecnologia evoluiu muito e agora chamam a isto de audio-livro. Mas tanta evolução e tanto retrocesso em simultâneo. Comprime o meu coração!

Já escutaram audio livros em português? O que acharam?

2 comentários:

  1. Opah já não me lembro bem qual a história, mas sei que adorei também a sensação, e de ouvir o plim cada vez que era para virar a página!!!

    Audibooks, ebooks e afins, nada disso é para mim!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tão boa a lembrança!
      Audiobooks enervam-me porque vejo o potencial do mercado e ninguém interessado em apanhar o filão. Serão parvos? Ebooks de vez em quando... mas também aflige-me quando os que encontro em português têm tradução brasileira. É simplesmente horrível. Os brasileiros traduzem mesmo assim?? Ontem até comecei a ler um ebook "A Cabana" supostamente um sucesso e por isso suscitou-me curiosidade. O primeiro capítulo (da primeira frase à última) está mal construída em termos de sintaxe. E nem sou rigorosa (quem sou eu?) com essas coisas, mas muito mau também não se aguenta!

      A preferencia para os não-milenares penso que ainda é o livro físico. O prazer da leitura com letras impressas no papel :)

      Obrigada pela visita 😘 :*)

      Eliminar

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!