sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Eu não quero uma casa com piscina



Embora esta da imagem até me agrade, por parecer pequena e aconchegante tal como as habitações e o jardim que a rodeia, nem nos meus sonhos de consumo mais exagerados alguma vez me visualizei a morar numa casa com... Piscina.


A sério: para quê querem as pessoas uma piscina em casa?
Se ainda fosse totalmente coberta! Ao menos as despesas com a limpeza e temperatura diminuíam um pouco. Mas depois tinha a cena da humidade, uma chatice!

Uma casa com piscina só é sustentável se vier com um "rapaz da piscina". Que saiba fazer a manutenção da água, o que inclui a temperatura e a limpeza. E nisto tem de se levar com o ruído mecânico do aquecedor, uma maçada! Todos os dias ter de ir tirar insectos mortos e folhas de árvore da superfície é uma chatice! E a conta de água ao final do mês? Litros e litros dela, só para dar uma braçada ou duas...

Nunca oiço alguém sonhar com uma casa com... uma biblioteca. Faz mais o meu género. Não que seja muito erudita, conhecedora dos grandes mestres da literatura mundiais e domine a escrita com um primor que almeja chegar à poeira destes Grandes. Nada disso, ehehe. Apenas gosto de ler, conhecer e aprender. Os livros tanto são bons para entretenimento quanto para aprendizado. E o que é que realmente ia apetecer fazer neste alpendre na imagem, à sombrinha de uma espreguiçadeira, com aragem gostosa e o calorzinho da tarde, hum??

Outra coisa que a minha "casa de luxo" teria era uma sala multimédia. Estas não precisam de ser muito grandes. Uma pequena saleca com uma tela do tamanho de uma parede e um projector é o que basta. Os projectores mais baratecos andam abaixo dos 1000€ a tela é que tenho cá para mim que seria mais cara. Ou se calhar não. Mas em todo o caso, sempre existe o famoso lençol branco. Lavado com OMO, servia às mil maravilhas!


E sempre imaginei um chão personalizado, com coisinhas que cá eu sei. Com um pouco de vidro para se ver decoração no interior, com geometria formando padrões ou formas. Não preciso de piso aquecido. Tenho meias! Só a conta de eletricidade por ter cada ladrinho resguardado com uma resistência de aquecimento... até doi só de imaginar.

Ah! O que me leva a outro sonho: painéis fotovoltaicos e energia eólica. A eletricidade fabricada em casa ia saber melhor e o ambiente agradece. A água do duche reciclada para o autoclismo e demais necessidades, como limpezas. 

O luxo maior talvez fosse o facto de gostar de ter topiária no jardim. Com flores, arbustos diversos, aromas que me remetem à infância ou são simplesmente agradáveis... E árvores. Uma delas teria de ter um baloiço, daqueles de uma tábua, dois furos e uma corda, lol :) Uma pequena horta também seria necessária.... com central de compostagem. Court de ténis ou de futebol... só se fosse para correr ou andar de bicicleta :) Pronto, confesso que ténis também ia. Mas está longe de ser o essencial. Quero é o meu jardinzão, ahahah. Desse não abro mão. 


Mas piscina? Acho que é coisa de noveaux-riche, rssss. Prefiro um lago com umas figuras de pedra como fontes, a jorrar água que cai silenciosa ou quase... E uma cascata. Claro, sempre uma cascata. 

É provável que já tenha sonhado com mais. Ao longo dos anos esta casa imaginária vai-se enchendo de mobilário, de electrodomésticos, de texturas, de janelas, de vidraças, de cores, escadarias, de tecnologia... Umas coisas esquecem-se, outras ficam na memória. 

E vocês?
Sonhar, como alguém bem lembrou aqui mesmo, não custa nada. Vamos ao menos sonhar?
Como imaginam a vossa mansão milionária? 

4 comentários:

  1. As pessoas que conheço que têm piscina raramente a usam, também não é um dos meus sonhos. Também uma mansão não povoa os meus sonhos. Eu que ria era ter muito dinheiro para viajar e correr mundo , isso sim :))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eheeh, obrigada por comentar.
      Tb não tenho uma mansão a povoar os meus sonhos. O maior deslumbramento que sinto é pela eficiência. E gosto de minimalismo. Isso aliado às necessidades de reciclagem de água, luz, alimentos... Até jardins, que acho lindos, se fossem minimalistas tb seria feliz, rss.

      Viajar é um excelente sonho. Mas isso, mal ou bem, as pessoas ainda vão conseguindo fazer economizando um pouco os salários. Algumas, pelo menos (não é o meu caso).

      Um abraço

      Eliminar
  2. ahahaha parece que estava a ler uma coisa feita por mim.
    Nunca fui de desejar uma casa com piscina (até porque não sei nadar). A piscina só faz sentido se a pessoa praticar natação com frequência, como no caso dos atletas. E depois, é preciso ter em conta a localização do terreno. Se ficar numa zona fria não vale a pena mesmo! Nadar durante 3 meses (no pico do verão) e descansar os restantes, é de uma inutilidade incrível.

    Também gostava de ter uma biblioteca ou escritório. Nada de muito grande e os livros teriam de estar protegidos numa estante com vidros. Visível mas tapado da poeira!

    Quanto à sala multimédia seria obrigatório porque sou viciada em cinema!

    A minha maior loucura seria ter um jardim enorme para plantar árvores de fruto. De todos os tipos para ter frutinha boa o ano todo. Ai gostava tanto!
    Ah mas dispenso aquelas árvores que servem só para enfeitar. Ocupam espaço e não servem para nada. Se é para ficar bonito, enche-se de flores ahahaha

    Por acaso também já pensei em ter um baloiço! Assim num sitio mais escondido para não pensarem que era uma grande maluca ahahaha

    Enquanto o euromilhões não vem, resta-nos sonhar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana. Obrigada por partilhares os teus sonhos de "Luxo" :)
      Este post foi para isso mesmo: para sonhar. Com o que quer que fosse (menos uma piscina, lol).

      As árvores de fruto tb estão incluídas na minha casita imaginária. Lá, na horta. Se calhar, passarei a chamar-lhe pomar, rss. Gosto de coisas do campo, embora seja 100% citadina. (Deve vir nos genes).

      Gosto também de criar, de construir, de idealizar... É pena só ter uma vida e não poder começar de novo para tentar aproveitar ao máximo as ideias que já tive, quando as tive, ia ser uma loucura, ahaha.

      Já conheci casas de luxo, em propriedades de pessoas abastadas e na verdade, uma casa é apenas uma casa. Até se parecem entre si. O que as diferencia é quando sentes que entras num lar.

      Enquanto não vem o euromilhões os sonhos não cobram impostos e vai-se sonhando. Não é mesmo? A minha casinha de sonho até podia ser bem pequenina, com um bonsai como o dignissimo representante da desejada topiária ahaha. Mas com tudo lá dentro, que é outra das minhas paixões! Ter a mobília "escondida" nas paredes ou ser a própria parede algo que se move. A cama é um objeto tão espaçoso que até faz o meu género ter daquelas que se recolhem num armário :) à semelhança dos beliches de navio/comboio - não sei se conheces.

      Abração!

      Eliminar

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!