quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Diz-me o chão que pisas...

Quando vi isto senti um aperto no peito. 

Novo piso em Alcântara, Lisboa
Trata-se do novo piso que em Lisboa vai reformar as belas pedras da calçada. 
Cimento e pedras de lioz.

Entendo que passa-se a caminhar melhor em piso de cimento que em calçada de pedra calcária e de granito.  Mas... Não deixo de sentir um forte pesar. 

Não em particular por este piso nesta localização: uma artéria pedonal muito movimentada numa rua em Alcântara. Mas porque andam a dizer que pretendem fazê-lo em quase toda a cidade. Excepção para «zonas turísticas» com calçada artística.

Lol. A meu ver toda a calçada é bonita. Não precisa de ter uma figura geométrica para ser arte. Tanto é arte com como sem desenhos.

A zona onde sempre morei está cheia dessas pedras, em nenhum lado com desenhos. Mas se as substituírem a todas acho que fazem mal. A zona é residencial, não é turística nem tão pouco uma «artéria» da cidade. É apenas  um bairro «pacato», uma espécie de aldeia... 

Há locais onde faz sentido, outros não.
Não concordo que a escolha deva dividir-se entre "locais turísticos e não turísticos".
Se assim for deixa de existir calçada portuguesa para ser usufruída pelos que cá moram. Passa a ser um «museu», só possível de observar para quem se misturar com os autocarros de turistas de máquina fotográfica na mão e se acotovelar para vislumbrar uma réstia do que antes era arte por toda a cidade. 



A calçada é também um tesouro que está nos nossos pés. Pedra é matéria prima de muito valor. Então em grandes quantidades, deve valer ouro. Na minha zona iniciaram obras numa pequena área e removeram da via três camiões cheios de pedras. Agora imagine-se levantar toda a pedra da cidade! Ninguém quer saber para onde ela vai parar? Onde a depositam? Devem é exportá-la para fora, como por exemplo, para a China. Vendida a outros para que esses ricos possam recriar lá longe uma cópia deslavada de uma arte retirada aos pobres.  


6 comentários:

  1. Uma tristeza amiga.
    A calçada portuguesa é tão bonita.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Beleza vs segurança. Entendo que a calçada seja muito mais bonita do que o cimento mas em termos de segurança para os peões, a calçada é um perigo. Será que não haveria outra forma de resolver o problema?
    É que se a moda pega, perde-se uma arte cada vez mais rara :(

    ResponderEliminar
  3. Era o que pensava antes e ainda penso em parte (só mudei um bocadinho pelo dia de verão em que choveu, fui a escorregar pela calçada e quase caí...)

    ResponderEliminar
  4. Calçada portuguesa que vai sendo mais e mais usada aqui em Macau.
    Vá-se lá entender!!
    Bfds

    ResponderEliminar
  5. Confesso que quando leio a notícia até fico agradecida. Percebo perfeitamente o que dizes porque uma rua pavimentada com pedras da calçada é muito mais bonita que as outras mas não é mesmo nada prática!
    E depois há ruas e ruas. Se há algumas que têm um trabalho bem feito pelos calceteiros, outras há que não têm ponta por onde pegar: pedras afastadas umas das outras a fazer buracos perfeitos para prender os saltos, pedras tortas que se espetam nos pés... um terror!
    nem mais nem menos | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  6. Eu só tenho a dizer que adoro a calçada portuguesa!

    ResponderEliminar

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!