terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Influência dos filmes americanos?

Até pode ser por influência dos filmes americanos, mas gostaria de ajudar a distribuir comida para os pobres este Natal.

Aliás, a vontade surgiu à vários Natais. Pesquisei por instituições que se prestassem a este tipo de evento, mas pouco encontrei. As que encontrei, realizavam os almoços uma ou duas semanas antes do Natal e datavam o último evento de dois anos anteriores. 

Acho que pode ser mesmo influência dos filmes. Mas já que tantos se inspiram em tanta coisa por intermédio da realidade americana, eu cá não me envergonho de ser neste aspecto que uma realidade de lá me influencia.

Quem diz comida, pode ser outra coisa... 

A questão é que gostava de o fazer na quadra natalícia, sem necessariamente ter de me comprometer com nada ou alguém. Não busco me associar ou tornar voluntária. Ainda sou frágil para esse tipo de compromisso.

Será egoísmo ter vontade de ter uma participação mais ativa na erradicação da pobreza e na distribuição de bem estar em particular nesta data? 

Não creio. O Natal sempre me emocionou, desde pequena, de formas que não conseguia explicar. Angústia, tristeza, choro... sem saber exatamente porquê. Mas toda aquela alegria, risos e gargalhadas em família faziam brotar na minha cabeça pensamentos sobre aqueles que naquele instante estariam deprimidos, a contemplar o suicídio. a passar a noite de natal ao frio e à chuva, na rua. Talvez fosse a minha especial sensibilidade que captava outros estados de espírito no ar, não sei...


Até a ilustração teve de ser brasileira - porque a maioria dos resultados
de pesquisa vão dar a instituições do brasil


7 comentários:

  1. Haverá instituições de solidariedade nas quais poderá deixar o seu donativo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, existe. Já o fiz. Não é doar um valor e ir à vidinha que procuro. Era mais doar tempo e a presença. Mas não por sistema, sei que não me é possível ter esse compromisso.

      Eliminar
  2. Existem instituições em Lisboa, que todas as noites andam pela rua, levando alimentos e agasalhos. Eu não sei o nome, mas sei que existem, tenho um primo que andou muito tempo, (não sei se ainda anda), a conduzir uma carrinha de uma dessas instituições. Por exemplo a Comunidade Vida e Paz, Tem equipas que andam todos os dias na rua a distribuir alimentos.
    voluntariado@cvidaepaz.pt – 218460165 / 912340222
    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Mas há sítios onde fazem ceia de Natal, na própria noite de Natal para os sem abrigo.

    ResponderEliminar
  4. Os filmes americanos também têm que servir para alguma coisa boa e não só para violência. Eu também já pensei nisso, mas porque só pensamos nisso no Natal né?

    ResponderEliminar
  5. Obrigada a todos.
    Pois é Bella. Pensamos mais quando chega o Natal. E penso que a solidariedade organiza este tipo de almoço também só no Natal.

    Maria do Mundo: acho que vi uma reportagem em que uma família de 3 preferiu passar a consoada a ajudar os outros, por isso creio que é verdade sim. A minha família é de uns 30 e se manifestasse essa vontade, iam chamar-me de parva.

    Elvira: obrigada! Sempre com uma contribuição :) Já ouvi falar dessa instituição e fui agora espreitar. Vão realizar um almoço sim (e até é relativamente perto) mas cá está: não pedem ajuda nesse sentido. Para esse evento têm tudo organizado.

    Vou continuar a contribuir de forma esporádica e diferente da presencial. Vou enviar bens alimentares, faço a chamada que atribui dinheiro e quando chegar o IRS, dou um NIB solidário.

    ResponderEliminar
  6. Uma atitude muito nobre. Força nisso :)

    ResponderEliminar

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!