segunda-feira, 3 de junho de 2013

Como chegou até o Facebook?

Fui apresentada ao facebook pelo jogo farmville. E fui introduzida ao farmville por intermédio de uma pessoa que foi de férias e precisou que alguém lhe tomasse conta da "quinta". E assim foi o meu começo a lidar com aquela aplicação que só de vista não achava mesmo piada alguma! O jogo ia colocando desafios e o facto de perceber que fazendo as coisas de uma certa forma resultaria em melhores resultados e ter de explicar esses objectivos à pessoa que estava tão preocupada com as suas plantações virtuais e outras coisas tais, descobri um estimulo e fiquei "viciada".

Talvez por isso o facebook continua a ser uma aplicação que uso em "segundo plano". Não é de todo um recurso ao qual recorra para fazer auto-propaganda, como vejo tantas pessoas fazerem. Na aplicação colocam frases inspiradoras quase sempre com um propósito oculto, vão contando detalhes da vida que de outra forma não o fariam, afagam o ego e a vaidade "pescando" comentários e gostos através das fotografias que publicam e vão promovendo o seu negócio ou a elas mesmas. O facebook é uma espécie de portal de MARKETING. A pessoa pode promover-se, ou à empresa, ou a um serviço e ainda encontra publicidade a muitas outras pessoas/serviços que fazem o mesmo. Os passatempos deixaram de ser tão publicitados nos meios da imprensa escrita, para transitarem para o meio virtual do facebook. O meio permite chegar a muitas pessoas, por menores custos logísticos.

A vantagem que encontro no Facebook é tão somente a de permitir o contacto com pessoas de outros países, com diferentes formas de viver social e culturalmente. É verdade que também acarreta perigos, mas esses não são diferentes dos mesmos perigos a que qualquer pessoa está exposta no seu dia-a-dia lidando com as pessoas cara a cara. Nunca se sabe bem que género de indivíduo está do outro lado do monitor mas o mesmo muitas vezes acontece também nas nossas relações presenciais.

Mas o facebook não é já assim tão jovem e outras aplicações inteligentes surgem aos poucos no mercado, conquistando cada vez mais um público sempre receptivo. A moda actual é o uso do instagram, assim como pelo meio surgiu o Twitter e o Tumblr. A criançada de hoje anda quase toda com um Tabblet debaixo do braço e quem é que não tem telemóvel com câmara de fotografia e vídeo incorporado?

São as mudanças proporcionadas pela tecnologia actualmente, assim como no passado esta também desempenhou um papel activo e presente no quotidiano das pessoas. A passagem do tempo acompanha-se melhor quando se analisa as mudanças trazidas pela evolução tecnológica.








Sem comentários:

Enviar um comentário

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!