quarta-feira, 14 de agosto de 2024

Conseguem destinguir um arbusto do outro?

Estes dois arbustos ficam no pátio de casa. 
Um deles é um loureiro. O outro não.

Conseguem destinguir um do outro?


Não fazia ideia de que tinha um loureiro em casa. Até que um dia passa na rua um senhor de alguma idade e, apoiado na sua bengala a olhar, pergunta-me se pode levar umas ramadas porque se trata de um loureiro e é "muito bom para fazer sopas".

Autorizo e fico a pensar: um loureiro??


Já faz para três anos e tenho sentido saudades desse senhor que, tempos depois, voltou a repetir a façanha. Pessoa de uma geração antiga, que sabe apreciar o que a natureza provide. Que pede sem se temer passar por uma vergonha, com naturalidade e cortesia.

Esperei pela sua passagem novamente. A que seria a sua terceira passagem. Porque queria muito lhe dizer que podia se servir à vontade, não tinha mais de pedir. Podia tirar o que quisesse as vezes que precisasse.

Só que essa terceira vez nunca chegou. E eu fiquei a sentir-me triste. 

Porque se o senhor idoso, de bengala, que passava pela rua com frequencia o deixou de fazer, só pode significar uma coisa. E não é boa.

Nunca mais regressou. Faz dois anos e, de alguma forma, ainda espero, um dia, o voltar a ver passar e pedir ramadas de loureiro.


Queria deixá-lo à vontade para se servir. O arbusto é enorme. Depois de podado então, os ramos espalhados pelo chão são tantos que daria para abastecer uma casa por um ou dois anos! 

Isto se todos forem como eu. Que usa uma ou três folhas de louro apenas para deixar algum sabor e tempero num caldo ou marinada. 

Escusado dizer que nunca mais me forneci de folha de louro noutro lugar que não... fresquinho, do meu loureiro. 😊







1 comentário:

  1. Olhando para a foto julgo ser o da esquerda. Quando aqui junto do prédio onde vivo havia uma vivenda enorme e também tinha um loureiro com um letreiro: "pode levar folhas mas não parta os galhos":) Hoje existe um prédio e adeus ao loureiro e àrvores de fruto que estas eram depenadas pela gaiatada que havia incluindo as minhas filhas
    Tal como tu via pessoas de anos e num ápice desapareceram! Agora esta zona mudou tanto e os que ficaram já são velhos tal como eu e as casas foram alugadas ou vendidas pelos emigrantes. Tudo muda na vida e como ela passa tão rápido!
    Abraços e bom feriado

    ResponderEliminar

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!